A caminho da honra!


Tiago 4.10 NTLH – “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.”

Leia também João 21.1-11, 15-17

Qual o siginificado de ‘honra’?

  • Dignidade; pureza; castidade; grandiosidade; honestidade; hombridade. Tem honra aquele que é merecedor de privilégios e destaque em seu sentido mais amplo.

Exemplo de honra

Exemplo de desonra

  • Adão e Eva após a queda.

O cristão honrado está sempre em comunhão com Cristo, ao perde-la ele perde sua posição e deixa de desfrutar dos privilégios que a Honra Cristã pode trazer.

Como é que o cristão perde sua posição de honra?

Quando sai da posição que o Senhor determinou, João 21.3 “…vou pescar…”, disse Pedro deixando de lado a determinação de Cristo. Desse modo alguns discípulos resolveram seguir Pedro saindo também de suas posições. O inimigo estrategicamente tem levado muitos Cristãos a deixaram suas posições para se aventurarem e se desonrarem, a palavra de Deus para todos é: “Não temais; aquietai-vos (fiquem na posição) e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios (obstáculos), que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.”

Perde a honra o cristão que peca e erra o alvo de sua caminhada – “Ora, os servos e os guardas estavam ali, tendo acendido um braseiro, por causa do frio, e aquentavam-se. Pedro estava no meio deles, aquentando-se também” (Jo 21.18). A ordem de Jesus era pra ficarem em Jerusalém, mas Pedro preferiu aquentar-se numa roda de escarnecedores.

Não há honra quando negamos a nossa fé por força das circunstâncias estava Simão Pedro, aquentando-se. Perguntaram-lhe, pois: És tu, porventura, um dos discípulos dele? Ele negou e disse: Não sou. Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha decepado a orelha, perguntou: Não te vi eu no jardim com ele? De novo, Pedro o negou,…” (Jo 21.25-27).

Jesus venceu o diabo, expondo-o ao desprezo e a vergonha que estavam reservados para o homem após sua queda, portanto o que o diabo deseja é justamente expor o homem temente a Deus a mesma posição de desonra que recebeu após o triunfo de Jesus na cruz. “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Cl 2.13-15).

Perde-se a honra quando fracassamos diante de situações considerados normais e obstáculos fáceis de transpor (Jo 21.5). Os discípulos eram pescadores profissionais e não deveriam enfrentar qualquer dificuldade na pesca, mas ocorreu o inesperado e o fracasso foi inevitável. Muitas pessoas tem fracassado em razão do fracasso inesperado. O cristão verdadeiro confia na palavra de Jesus e lhe obedece, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis ele continua acreditando e a honra é conseqüência dessa obediência e submissão a Cristo.

Como o cristão pode reconquistar sua posição de honra?

 Reconhecendo o erro e pedindo perdão ao Senhor. “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaias 59.1,2” – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I Jo 1.9. A honra do cristão diante de Deus depende da sua comunhão com o filho. O filho pródigo reconheceu seu erro, pediu perdão ao pai e teve sua posição restituída, “glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas” (Rm 2.9,10)

Reconhecendo sua posição como Filho de Deus, “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5). Em Cristo estamos acima de qualquer principado e potestade, “o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,…” (Ef 1.20,22). Aquele que se assenta a mesa da comunhão com Cristo Jesus, tem honra …

Vencendo o fracasso através da obediência a palavra de Jesus. “Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. (Jo 21.6)”. Aleluias! Quando obedecemos a voz do mestre somos honrados, é tempo de entender que não podemos basear-se nos fracassos passados, onde havia vergonha e desonra, mas avançar olhando
sempre a frente onde Cristo está, ali há honra e vitórias com certeza. “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.13,14)

Uma resposta para “A caminho da honra!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s