A IGREJA DE CRISTO–Atos 4.29-31


igreja_entrada e saidaI – A Igreja deve ser entendida sob dois aspectos distintos:

1) Pessoa Jurídica – A Igreja é uma entidade sem fins lucrativos, administrada por homens sob a égide da legislação nacional;

2) Organismo Espiritual – A Igreja representa o corpo místico de Cristo, composto por pessoas fiéis ao evangelho, regida pela Bíblia Sagrada e guiada pelo Espírito Santo. Nesse aspecto seus propósitos são unicamente espirituais e está dividido em duas partes:

2.1) Cabeça que representa Cristo

2.2) Corpo espiritual onde todos os membros são importantes e necessários. O corpo não deve ter divisões, pois seus membros dependentes uns dos outros – “Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo.” Atos 4.32

II – Lições importantes sobre a Igreja de Cristo:

1) Cooperação mútua entre os diversos membros, I Co 12.26 “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.” – Gl 6.2 “Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.”

2) Cuidado semelhante ao nosso corpo físico, Ef 5.29,30 “Porque ninguém odeia o seu próprio corpo. Pelo contrário, cada um alimenta e cuida do seu corpo,…” – II Co 11.2 “O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo.”

3) A escolha dos Obreiros é divina, espiritual e visa seu crescimento, At 13.2 “Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse:

3.1) – Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.”

4) Os Dons espirituais servem para valorizar seus membros, I Pd 4.10,11 “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!”

5) Todos os Dons são manifestados com propósitos, I Co 14.12 “Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente…”

6) O reconhecimento e respeito dos seus membros se dão através do exercício da boa mordomia, I Co 4.1 “Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo, que foram encarregados de administrar a realização dos planos secretos de Deus. O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.”

7) Se servimos bem ao Senhor receberemos a recompensa do Senhor na eternidade, II Tm 4.7,8 (RA) “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”

III – A missão da Igreja conforme I Co 3.6-9 é plantar e regar, o crescimento vem de Deus.

Plantar significa evangelizar e fazer missões:

1) Os cristãos primitivos pregavam com poder e serviam ao Senhor com alegria e espírito voluntarioso, At 4.33 “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.”

2) Quando surgiam adversidades os cristãos eram espalhados, mas não deixam de anunciar o evangelho, At 8.4 “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.”

3) Havia um senso de responsabilidade, I Co 9.16, “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”

Regar representa o ensino da palavra e promoção do discipulado

1) A determinação bíblica é crescer na graça e no conhecimento, II Pd 3.18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

2) O ensino estava presente em todos os momentos da igreja primitiva, nos templos ou nas casas os cristãos estavam sempre aprendendo, At 5.42 “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.”

3) Os ministérios existentes na Igreja nos conduzem ao conhecimento de Cristo, Ef 4.11-15 “…Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”

4) A nossa visão sobre o campo missionário determina nossa missão enquanto Igreja, alguns plantam e outros colhem, mas ambos se alegram com os frutos colhidos, Jo 4.34-38 “Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.”

5) Somos cooperados de Deus, devemos utilizar todos os recursos disponíveis para evangelizar o mundo, I Co 9.22,23 “Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”

6) Uma Igreja bem doutrinada quanta a mordomia está sempre pronta para atender o ide de Jesus, At 4.29,31 “agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s