“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida.”- Pv 4.23
Qual o significado do coração?
Anatomia (sm) – órgão torácico, oco e muscular, de forma ovóide, que é o elemento motor central da circulação de sangue.
Figurativo – caráter, índole; memória; afetividade; insensibilidade; coragem; emoção; bondade; confidencialidade; constrangimento; sinceridade; centro da vida; sede das emoções.
O que a bíblia diz sobre o coração:
O coração do homem é enganoso – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jr 17.9).
No coração do habita maus desígnios – “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfémias.” (Mt 15.19); “No seu coração há perversidade, todo o tempo maquina o mal.” (Pv 6.14).
O pecado nasce no coração – Isaías 14.13 fala da queda do rei da babilónia e metaforicamente diz respeito a queda de Lúcifer e sua expulsão da presença do Senhor: “TU DIZIAS NO TEU CORAÇÃO: eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte, subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” A origem do pecado é o coração! Todo o pecado nasce do coração!
Por que Deus pede para guardarmos o coração? Porque:
A Palavra de Deus deve ocupar nosso coração – “Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração” (Pv 7.3).
A Palavra de Deus alegra ao coração – “Os ensinos do SENHOR são certos e alegram o coração” (Sl 19.8)
O seu amor é derramado no coração –”… Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Rm 5.5)
O que representa o nosso coração?
O coração representa a pessoa em si – “Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é” (Pv 27.19).
Se meu coração me representa. Então, quem sou eu?
Eu sou um ser constituído de corpo, alma e espírito – “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e o vosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23), compare com Gn 2.7 “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra (corpo) e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida (espírito), e o homem passou a ser alma vivente”.
A nossa verdadeira identidade foi criada à imagem de Deus. Deus deu-me algo que ele tem: um coração, ou seja, a coexistência entre o espírito e a alma. Para comprovar isso, a bíblia diz:
a. Deus tem um coração – “ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado,” (Gn 6.5,6);
b. Deus tem alma e espírito – “Disse Deus: Aqui está o meu servo que escolhi, aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração” (Mt 12.18).
O verdadeiro Eu está escondido em nosso interior. O coração é a nossa alma e espírito escondidos em nosso interior: “porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porem, o Senhor, o coração” (I Sm 16.7).
Deus nos conhece através do coração – “E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito” (Rm 8.27).
Por que Deus deseja que guardemos o nosso coração?
Ele quer que eu proteja a plenitude de quem eu sou (a minha consciência, ações, palavras, vontades, ambições, paixões, pensamentos, etc).
Não basta ter conhecimento de Deus, é preciso tê-lo no coração. “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados” (Ef 4.23).
Obras e sacrifícios não garantem a presença de Deus no coração. “Isso é um símbolo para hoje. Quer dizer que as ofertas e os sacrifícios de animais oferecidos a Deus não tornam perfeito o coração das pessoas que o adoram” (Hb 9.9).
Ele quer que o aceitemos no coração. “Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos” (Rm 10.9,10). O processo de salvação tem início no coração.
Deus deseja que o nosso coração esteja ligado ao seu coração.
O nosso coração estará limpo se a Palavra de Deus estiver nele. Caso contrário o mal crescerá em nossos corações e produzirá o pecado. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8).
O desejo de Deus revelado nas palavras de Paulo. “Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração” (Cl 3.16).