Amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês


“Josué disse ao povo: – Purifiquem-se porque amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês.” (Josué 3.5)

Como será o teu amanhã? “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.” Tg 4.14

Não podemos prever o nosso amanhã – Pv 27.1 – “…  você não sabe o que vai acontecer amanhã.”; Ec 7.14 – “… a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.

Ninguém pode garantir o nosso amanhã – Ec 8.7 – “é que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e não há ninguém que possa nos contar.”; Ec 10.14– “. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, nem pode dizer o que acontecerá depois da sua morte.”

A ordem de Deus para Josué “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem.” Josué 1.2,3.

a.        – Moisés (líder, guia) estava morto. Como saber a direção certa?

b.        – A conquista estava próxima, só precisavam atravessar o Jordão. O Rio Jordão forma a fronteira entre Israel e a Jordânia, tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros.
– O povo tinha uma promessa. A terra que Deus lhes daria. O tamanho da possessão dependia exclusivamente da vontade do povo em conquistar “toda a terra que pisarem”. Nós podemos limitar ou expandir as bênçãos de Deus sobre a nossa vida.

c.        – A vida de Josué era de constantes batalhas, porém, ele nunca desistiu. No cap. 1 por 4 vezes o senhor o prepara dizendo “seja forte e corajoso” (6,7,9,18) NTLH – Suas dúvidas momentâneas estavam relacionadas a tarefa que Deus lhe deu – substituir Moisés.

– O que nos leva a ter dúvidas e perda da confiança em Deus?

1- Comparação com outras pessoas (II Co 10.12) pode nos levar ao desencorajamento (achar que os outros são melhores) ou a soberba (julgar-se superior aos outros);

2. Falhas passadas: Os líderes citados na Bíblia não tiveram um passado maravilhoso (Abraão, Moisés, Davi, Paulo, Pedro, etc). Não importa seu passado, mas a direção em que você está indo agora.

Deus faz promessas a Josué:

1. Vitória (v. 5) – “Você nunca será derrotado”. “O que quer que eu chame você para fazer, eu darei a você o poder para fazê-lo”. Onde Deus guia, Ele provê. Deus começou o mundo do nada. Deus começou a grande nação judaica do nada. Deus começou o cristianismo com um grupo de homens pobres, sem instrução e que revolucionaram o mundo inteiro com uma mensagem e com suas vidas.

2. Sucesso (v. 7) – “você terá sucesso em qualquer lugar para onde for”. Deus deseja que você seja bem sucedido na vida. Não em tudo o que você deseja ser bem sucedido, mas naquilo que for vontade dele: “Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for” – Ethel Waters diz: “Deus nunca patrocina um fracasso”.

3. Apoio (v. 9) – “estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” O trabalho de Deus feito da maneira de Deus, nunca terá falta de recursos de Deus. Deus irá apoiar você no que você fizer.

O segredo para a vitória esta na Palavra de Deus – Ponha esta palavra em sua boca, em sua mente, em sua vida. Se você sabe como se preocupar, você sabe como meditar. Meditar é apanhar um verso bíblico e ficar pensando nele. Se você gastasse todo o tempo no qual você fica se preocupando com meditação, você não teria nada com que se preocupar.

O amanhã exige que você tome uma decisão pela fé

Tem momento na vida que temos que tomar uma decisão e seguir em frente. Deus estava dizendo que faria um milagre, mas para isso, os líderes deveriam colocar os pés nas águas. Diferente da travessia do mar vermelho, onde o mar se abriu e depois o povo atravessou. “Quando os sacerdotes que estão carregando a arca da aliança do Senhor Deus, o Senhor de toda a terra, puserem os pés dentro da água, o Jordão vai parar de correr, e as águas da parte de cima ficarão amontoadas num lugar.” (3.13)

O primeiro passo é sempre o mais difícil – Imagine a situação dos sacerdotes em colocar os pés nas águas. E se o rio não secasse? Se você deseja andar sobre as águas, tem que sair do barco. Ec 11.4 “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.”

Suas dúvidas impedem o melhor de Deus para tua vida – Tg 1.6 “pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.”

As grandes conquistas começam com o primeiro passo. Você não precisa começar algo grandioso, apenas comece, a conquista será natural. Depende de você fazer alguma coisa.

 

A santificação precede o milagre do amanhã

Santificar = separar-se das coisas profanas, afastar-se de impureza moral e espiritual. A santificação é obtida através da Palavra de Deus “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

Quando o milagre precede a santificação. O povo de Israel presenciou todos os milagres que Deus fez no Egito, mas não foi suficiente, pois quando chegaram próximo ao Mar Vermelho, havia medo em vez de confiança. Quando o milagre vem antes não funciona. Pois o povo presenciou inúmeras maravilhas, mas continuaram teimosos (Ex 32.9; Dt 9.13), rebelde (Dt 31.27), infiel e descrente, de forma que Deus destruiu aquela geração (Jd 5), só restaram os de idade de vinte anos para baixo (Nm 32.11), com exceção de Josué e Calebe (Nm 14.30).

Quando a santificação precede o milagre. Agora o povo teria que passar o Rio Jordão, (proporcionalmente menor que o Mar Vermelho), mas Deus preparou um dia especial, pois eram os dias da sega, era primavera, e a neve desgelava das montanhas do Líbano, deixando o rio transbordante (Js 3.15), impossível de se atravessar para o outro lado. Todavia, para que Deus mostrasse o seu poder, Josué manda o povo se santificar, pois o milagre iria acontecer no meio deles (Js 3.5).

Devemos viver por fé. Primeiro acreditamos e depois vemos o milagre acontecer. Cabe a nós crer e esperar a manifestação do poder de Deus, pois “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11.1). Em 2Co 5.7 diz que “andamos por fé e não por vista”

Amanhã será um dia de milagre para tua vida “amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês.” Js 3.5

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s