QUAL É O TEU PROPÓSITO E A TUA MOTIVAÇÃO?


Sempre ouvimos as pessoas dizerem que tem propósitos a ser alcançados, mas às vezes falta motivação, outros dizem que tem muita motivação mas não possuem um propósito definido. E você, qual o teu propósito? Já pensou o que fará nos proximos meses ou anos. E como anda a tua motivação para alcançá-lo? O teu propósito é algo bom e está de acordo com a vontade de Deus?

Isaias 26.3 (RA) “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz AQUELE CUJO PROPÓSITO É FIRME; porque ele confia em ti.”

Isaias 26.3 (NTLH) “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade, AS PESSOAS QUE TÊM UMA FÉ FIRME, às pessoas que confiam em ti.”

Propósito: sm (lat propositu) – 1 Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa. 2 Desígnio, intento, projeto. 3 Objeto que se tem em vista; fim, mira.

Motivação: 1 Ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento.

  1. Propósitos para o mal
  2. Propósitos para o bem
  3. Propósitos alcançados
  4. Propósitos não alcançados

1. PROPÓSITOS PARA O MAL – NÃO ALCANÇADO

                Propósito: Saul intenta matar Davi (I Sm 18.6-16; 19.1)

                Motivação – inveja por causa das proezas de Davi

                Aprendizado: OS MAUS PROPÓSITOS NÂO PREVALECEM CONTRA OS UNGIDOS DO SENHOR! É do coração que procede o bem e o mal (Pv 4.23; Mt 15.18-20). Embora Saul tivesse um objetivo que aparentemente era “politicamente correto” no seu coração havia maldade e inveja, por isso Deus guardou a Davi.

 

2. PROPÓSITO PARA O MAL – ALCANÇADO

                Propósito: Acabe deseja comprar a vinha de Nabote

                Motivação: Possuir a vinha de Nabote

                Aprendizado: “HÁ CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS O SEU FIM SÃO OS CAMINHOS DA MORTE” (Pv 14.12). O rei Acabe tinha outras vinhas, talvez melhores que a de Nabote, mas o desejo de possuir o que era do outro, fez sua mulher Jezabel contratar falsos acusadores contra Nabote levando-o a morte. O resultado foi a destruição de toda a casa de Acabe e Jezabel.

3. PROPÓSITO PARA O BEM – NÃO ALCANÇADO

                Propósito: Moisés deseja conduzir o povo até a terra prometida – (Ex 6.8,9; Dt 3.23-38)

                Motivação – Livrar o povo da escravidão do Egito e construir uma nova Nação, conforme promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó.

                Aprendizado: ÀS VEZES DEIXAMOS DE ALCANÇAR NOSSOS PROPÓSITOS PORQUE NOS DEIXAMOS SER LEVADOS POR TERCEIROS. Moisés desejava cumprir sua missão e conduzir o povo até a terra da promessa, mas a incredulidade, rebeldia e murmuração do povo o fez passar 40 anos circulando pelo deserto (Nm 14.1-38). Quando ele avista a terra da promessa já não tinha forças e idade para conquista-la. Os responsáveis são o povo, como Moisés afirma “Mas por causa de vocês o Senhor estava irado comigo e não atendeu o meu pedido.” (Dt 3.26). Não espere para tomar decisões tarde demais, o tempo passa e quando menos esperamos a nossa vida se esvai (Jó 14.2) “O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece.”

 

4. PROPÓSITOS PARA O BEM – ALCANÇADO

                Propósito: A mulher que tinha um fluxo de sangue havia 12 anos, tinha esgotado seus recursos com os médicos, decide tocar em Jesus para ser curada (Lc 8.43,44)

                Motivação:  buscar um milagre impossível do ponto de vista humano

                Lição: Nunca é tarde para alcançar as promessas de Deus para nossa vida quando confiamos nele e temos claro quais são os nossos propósitos. Os recursos daquela mulher se esgotaram, mas a sua esperança fez permanecer vivo o desejo de ser curada.

                QUEM TEM PROPÓSITO ESTÃO SEMPRE ATENTO ÀS OPORTUNIDADES E LUTA PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. Quando tudo parecia perdido surge a boa notícia, o homem chamado Jesus estava por perto, era a chance da mulher ser curada e ela não perdeu a oportunidade.  Pv 20.4 “O lavrador preguiçoso, que não ara as suas terras no tempo certo, não terá nada para colher.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s