CORAÇÃO DE QUEM SERVE


Servindo ao próximo“e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. – Marcos 10.44,45

Vivemos uma era em que as pessoas gostam de ser servidas. Ser servo para alguns significa ser idiota, burro, alguém que gosta de ser passado para trás. As pessoas aspiram grandeza porque querem ser servidas.

SIGNIFICADO DA PALAVRA SERVO – Pertencer a um Senhor e não a sim mesmo; não tem liberdade própria, embora tenha vontade e pensamentos próprios; serviçal, cuidar, exercer, oferecer, fornecer. Servir é um ato muito mais ligado ao qualitativo do que ao quantitativo; muito mais ao emocional do que ao racional; muito mais ao satisfazer-me do que ao satisfazer-te.

Porque é difícil viver sendo servo? É difícil porque vai contra a natureza pecaminosa da carne, dos olhos e a soberba (I Jo 2.26). O mundo ensina que devemos cultivar o egoísmo, mentira, orgulho, ambição desenfreada, etc, e fazer tudo que nos agrada.

Muitos que servem, desejam ser vistos, reconhecidos e remunerados pelas suas ‘boas ações’, quando isso não ocorre desistem e reclamam a falta de reconhecimento. O reconhecimento do servo vem de Deus “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

A função do servo é servir“Quem não vive para servir, não serve para viver” – Abraham Lincoln

O servo na maioria das vezes atua no anonimato, humildade e silêncio – procure praticar o ‘ato de servir’ e assim irá controlar suas paixões de querer ser importante e reconhecido.

Ser servo vem antes do ter um ministério, recompensa, reconhecimento – Gl 5.13 “que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.”

A Bíblia diz que o servo é aquele que se faz escravo, não reivindica nada, não exige os seus direitos. O que reivindica e exige seus direitos não é servo, é empregado. Podemos servir com um sorriso, abraço, uma palavra, atenção à alguém, carona, etc… “porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.” (1 Co 9.19).

Se você almeja alguma posição, como cristão, torne-se primeiro um servo. Existem pessoas que possuem sonhos e metas, mas não alcançam seus objetivos porque não aprenderam servir. Temos que ser servos em qualquer posição em que estamos servindo.

Faça-se servo para ganhar milhares – “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar.” (Hebreus 3:5). Quando você se fizer servo, entenderá que terá de fazer o que Deus mandou e não o que você quer (Hb 3.5). Servir é uma dedicação, devemos ser dedicado para fazer o que Deus mandou e não o que você quer.

QUALIDADES DO SERVO:

Ele é altruísta, faz seu serviço, nem sempre pensando em si mesmo “mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24) – “Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á” (Mc 8.35);

Ele é incansável “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”( Gl 6.9);

Ele não discrimina“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos,…” (Gl 6.10);

Ele cultiva a prática zelosa de toda boa obra – Seu serviço não é uma  obrigação nem um código, mas uma resposta de sua própria pessoa que sai de dentro de si como o resultado do relacionamento com Cristo, que é um hábito constante de dar – “Fiz o meu trabalho como servo do Senhor, com toda a humildade e com lágrimas. E isso apesar dos tempos difíceis que tive, por causa dos judeus que se juntavam contra mim” (Atos 20.19);

Ele é perseverante – mantém-se firme em um propósito. O exemplo de Calebe em Josué 14.6-10 mostra que o bom servo persevera naquilo que crê e não é vencido pelo tempo. Foram 45 anos esperando o cumprimento de uma promessa. Atualmente, muitos que se dizem ‘servos’ querem fazer hoje e receber ainda hoje sua recompensa.
Ele é obediente – (Js 14.11) Calebe estava com 85 anos e se apresenta à Josué disposto a servir e expulsar os inimigos da terra prometida. O bom servo obedece ao Senhor e não inventa desculpas, se precisar está sempre pronto. Gandhi disse: “Se alguém afirma crer em algo e não vive de acordo com esta crença, é desonesto e mentiroso”. Dissemos que estamos prontos para servir, mas ignoramos os apelos do Senhor.

QUAL É O TEU CORAÇÃO? SERVO OU SENHOR.

No reino de Deus para ser Senhor tem que primeiro ser Servo. Filipenses 1:29 “Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele.”

Tiago e João agiram como a maioria das pessoas que se propõem servir – Eles queriam reconhecimento “Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.” (Mc 10.38);

Eles estavam dispostos pagar um alto preço (renúncia), beber o cálice e serem batizados como Jesus. Muitas pessoas se sujeitam as diretrizes de uma determinada igreja, fazem qualquer coisa, desde que tenham a garantia que será recompensada (Mc 10.38-39). São bons obreiros, estão sempre presentes, desde que o pastor não esqueça de indica-los ao ministério;

A resposta de Jesus foi sábia “Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser” (Mc 10.40). Não existe pagamento adiantado no Reino de Deus;

No Reino de Deus as coisas caminham na contra mão, elas acontece diferente do mundo: “Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” (Mc 10.41-45);

Na igreja não pode haver disputas, rixas e discussões por ofícios. Quem tem coração de servo apenas cumpre seu papel que é servir e gastar sua própria vida para salvar muitas gentes;

Nossa oração é para que o Senhor nos perdoe e nos ensine a sermos servos, pois a nossa recompensa será de acordo com o que tivermos feito no Reino de Deus – “pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez” (Rm 2.6); – Ef 6.8 – “Lembrem que cada pessoa, seja escrava ou livre, será recompensada pelo Senhor de acordo com o que fizer”; – 2 João 1.8 – “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s