LIVRA-TE, SALVA A TUA VIDA; NÃO OLHES PARA TRÁS


“LIVRA-TE, SALVA A TUA VIDA; NÃO OLHES PARA TRÁS” – Gn 19.17

1. A decisão em hospedar o Senhor em casa (coração) é pessoal:

Ló convida os 2 anjos do Senhor para hospedarem em sua casa. Ele insiste até que eles aceitam o convite, entram em sua casa e ceiam com sua família (Gn 19.1-3) – “Senhores, estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa”;

Zaqueu ouviu o convite e recebeu Jesus em sua casa (Lc 19.2-9) – “Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido”;

O Senhor deseja entrar em nossa casa (Ap 3.20) – “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos”;

2. O adversário vai tentar tirar a presença de Deus de sua casa:

Os homens de Sodoma tentam tirar os anjos de dentro da casa de Ló, eles queriam destruí-los. Ló sai em defesa dos anjos e quase é morto. Os anjos intervêm e garantem o livramento de todos na casa (Gn 19.4-11);

A presença de Jesus garante conforto e paz. Mas o adversário vem com a missão de roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Mt 13.25 fala do joio semeado pelo inimigo durante a noite com uma finalidade: destruir toda a plantação;

Se não vigiarmos, corremos sério risco de perder a salvação (Mc 14.38; Lc 22.31);

Temos que ter convicção da presença de Deus em nós – “porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (II Tm 1.12).

A nossa posição deve ser firme, não ceder às investidas dos adversários (I Co 15.2, 58) – “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7);

O inimigo não descansa, ele sempre irá tentar novas investidas contra tua vida “Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes”. (Lc 11.24-26).

3. A igreja de Cristo é quem mantém ordem no sistema mundial. Com o arrebatamento o mundo se transformará num caos.

Os anjos anunciam que aquelas cidades seriam destruídas por causa do pecado, mas Ló, a sua família e outros parentes poderiam salvar-se. Os genros e parentes não acreditam no alerta de Ló, pensam que ele estava brincando (Gn 4.12-15). Ló estava demorando em sair e os anjos insistem com ele, porque o Senhor teve compaixão de Ló (Gn 19.16);

A salvação veio para a família de Ló que recebeu os anjos, porém foi estendida para seus parentes que recusarem o convite. Do mesmo a Bíblia garante que a presença de Cristo ‘pode’ trazer salvação a outros membros da família (At 16.29-31);

A mensagem do evangelho tem sido ignorada pela geração atual. Muitas pessoas não acreditam no arrebatamento, ignoram os apelos da igreja para que se salvem – II Pedro 2.3,4 Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo”;

Jesus alertou sobre alguns sinais dos fins do tempo: falsos Cristos; rumores de guerras; nação contra nação; fome; terremotos; sinais do céu; cristãos perseguidos, presos e mortos; ódio e traição contra a fé cristã; falsos profetas; ausência do amor; intrigas familiares; etc (Mt 24.4-44);

Quando o Evangelho for anunciado em toda a terra, para testemunho das nações, então virá o fim (Mt 4.14). Entendo que não se trata de anunciar o evangelho a cada pessoa, mas as nações.

4. Porque Jesus advertiu os discípulos sobre essa passagem (Lc 17.32) “Lembrai-vos da mulher de Ló”:

Os anjos deram uma ordem para Ló e sua família. Ela deveria ser obedecida integralmente para garantir suas vidas. A mensagem dos anjos: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina” (Gn 19.17);

A família de Ló estava no caminho da salvação, só teriam que obedecer à ordem dos anjos. Deus também nos deus uma ordem – “Pois esta é a ordem que o Senhor Deus deu a nós, o seu povo: Eu coloquei você como luz para os outros povos, a fim de que você leve a salvação ao mundo inteiro” (At 13.47);

Não devemos voltar nossos olhos para as coisas que deixamos para trás: “mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13,14);

Ló e sua família deveriam correr para se salvarem. Do mesmo, a igreja corre em direção à Cristo, nossa salvação “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus” Hb 12.1-2;

Errar é humano, mas a mulher de Ló não perseverou na hora certa, na reta final. Mais um pouco e ela estaria salvo com sua família. Você não pode desistir – “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um ‘pouquinho’ de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele Hb 10.35-38.

A salvação depende da escolha pessoal de cada individuo: João 3:15 – “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Deus queria salvar toda a família de Ló, mas os genros e parentes não acreditaram, sua mulher não perseverou. Enfim, só quem não olha para trás alcança o prêmio da salvação. “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” – Lucas 9.62 RA.

A mensagem dos anjos ecoa aos ouvidos da Igreja de Cristo ainda hoje: “LIVRA-TE, SALVA A TUA VIDA; NÃO OLHES PARA TRÁS” – Gn 19.17

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s