OBSTÁCULOS DE INVALIDAM A ORAÇÃO


Dois momentos na vida do cristão:

  1. Você ora e imediatamente recebe uma resposta – “… de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao Senhor, e por eles foi achado” (II Cr 15.15 RA);
  2. Você ora, mas parece que o céu é de bronze, a resposta não chega, é como se Deus não o tivesse ouvido. Você planta e nada nasce; você avança, mas é como se estivesse sempre no mesmo lugar; você sente um vazio quando está orando – “os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao Senhor; por isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos” (Jr 10.21 RA).

Nestes dias o Senhor quer trazer sobre seu povo um avivamento que vai além das emoções ou arrepios. Deus deseja atrair pessoas que tem sede e fome espiritual à Ele.

Tudo em nossa vida é uma questão de escolha – Dt 28.1-15,23:

As bênçãos sobre nossas vidas estão condicionadas a obedecer a voz do Senhor (Dt 28.2). Quando obedecemos a Deus, suas bênçãos vêm naturalmente sobre nós. A obediência à Deus traz promessas de bênçãos.

Quando, porém, não ouvimos e não obedecemos a voz do Senhor, maldições virão e nos alcançarão (Dt 28.15). A desobediência fecha os céus de Deus para nós –“os teus céus sobre a tua cabeça serão de bronze; e a terra debaixo de ti será de ferro” (Dt 28.23).

Deus trata conosco como igreja de forma coletiva e também de modo individual. O céu pode estar aberto para uma determinada pessoa e fechado para outra, na mesma igreja.

A ordem de Jesus é para orarmos. Quando você não ora o inimigo não se preocupa com você, mas quando se prosta diante de Deus, coisas inusitadas acontecem.

A pergunta que não se cala: Porque algumas pessoas plantam e nada floresce? O sonho, o currículo (não consegue bom emprego), a família (o cônjuge que se recusa mudar o comportamento), a oração que parece não passar do teto.

Porque o céu é de bronze e o chão de ferro para você? A única maneira de mudar esse quadro é ouvir a voz de Deus e orar.

Você quer um céu límpido, aberto, jorrando bênçãos sobre tua vida? Quer pisar em solo fértil? Então ore…

Alguns obstáculos que podem impedir sua oração:

  1. Falta de perdão – A oração que quebra o céu de bronze não irá fluir num coração magoado, que não perdoa – Mateus 5.23,24 “deixa a tua oferta no altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão”. O dinheiro, o louvor, a oração são ofertas – Mateus 6.12,15 “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores … se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas” – Marcos 11.25 “e quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso pai celestial perdoe as vossas ofensas” – II Corintios 2.10,11 “A quem perdoais alguma coisa, também eu perdôo; porque, de fato, o que tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”. Enquanto você não escolher perdoar, não levar em conta, o céu continuará de bronze e o chão de ferro para tua vida.
  2. Iniqüidade – o pecado destrói o poder da oração. O exemplo de Eli que tinha filhos iníquos. Ele se zangava com eles, mas tolerava suas constantes falhas, não os disciplinava como devia. Ele é o exemplo do pai que faz tudo que não deve. A função do pai é trazer a disciplina e não cobrir erros dos filhos – Salmos 66.18 “se eu no meu coração atentar a iniqüidade, o Senhor não me ouvirá”.
  3. Preconceito – Exemplos de preconceitos na igreja conforme Gálatas 3.28-29 “desta forma, não pode haver judeu nem grego, nem escravo nem liberto, nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
  4. Julgar as pessoas – Mateus 7.1-5 “não julgueis para que não sejais julgados … tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente o ‘cisco’ do olho do teu irmão”. João 7.24 “não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” – Devemos evitar comparações baseadas em bens materiais, igreja, etc. I Corintios 11.28-31 “examine-se, pois, o homem a si mesmo…”; João 8.1-11 “aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”
  5. Ignorar os pobres – Provérbios 21.12 “o que tapa os ouvidos ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” – Provérbios 28.27 “o que dá ao pobre não terá falta” – Mateus 19.21 “dá aos pobres e terás um tesouro no céu”.
  6. Mandamento dos homens – Mateus 15.8-9 “este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Devemos ter o cuidado com aqueles que desprezam a simplicidade da Palavra de Deus, anulam o sobrenatural e os dons espirituais.
  7. Auto condenação – Não perca sua identidade de filho. O pródigo ao retornar queria ser apenas um empregado, mas o pai lhe devolveu sua identidade de filho. Não se alimente das condenações do diabo. I João 3.19-22 “… se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas”. Você é a justiça de Deus em Cristo; você é nova criatura; você foi criado à imagem de Deus para o seu bom propósito. Você é um filho de Deus e um herdeiro de todas as promessas em Jesus Cristo. Nenhuma condenação há sobre tua vida se estiverdes em Cristo.
  8. Desrespeito ao conjuge – casamentos se destroem pela falta de respeito, desprezo, tratamento rude entre cônjuges. I Pedro 3.7 “maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento;… para que não se interrompam as vossas orações”. Não adianta você que é casado orar, orar e orar, porque suas lágrimas não irão romper os céus de bronze se não houver respeito em seu lar.

Deus trata com sua igreja porque a ama e deseja responder-lhe as orações, mas para que isso ocorra é necessário que Ele ocupe o centro de nossas vidas e que os obstáculos que impedem as orações sejam removidos “se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos” (Dt 28.1,2).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s