A Tentação não é desculpa para o pecado


Eu já ouvi muitas histórias de jovens que disseram: “eu cai porque fui tentado (a) e não resisti…”Imagem

Será que você já passou por alguma situação onde foi tentado fazer algo que não gostaria e teve que resistir seus impulsos para evitar uma conseqüência ruim? Eu penso que todos nós, já enfrentamos situações semelhantes. Isso nos leva a compreender que nenhum impulso de nossa natureza pode agir sozinho, sem o controle e direção do Espírito Santo.

O Espírito Santo funciona como um sinal de alerta que acende e toca todas as vezes que entramos na zona de perigo. Porém, ele não nos impede de agir por nossos impulsos, apenas aciona nossa consciência para alertar-nos do perigo.

Independente do brilho de sua luz espiritual, do seu grau de comunhão com Deus, de seu conhecimento bíblico, freqüência nas reuniões de sua igreja ou do quanto você é abençoado, a verdade é que satanás sempre irá te perturbar, tentar, oferecer alguma coisa interessante, colocar pessoas no seu caminho e de algum modo agir contra você para que caia no erro. O diabo sabe que o pecado separa a pessoa de Deus, e, o seu papel é exatamente levar a pessoa a cometer erros e afastá-la para distante de Deus.

O apóstolo João escreveu em sua carta universal aos jovens cristãos, dizendo: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (I Jo 5.14 RA). Ele sabia que os jovens podiam vencer as tentações lançadas pelo diabo e nessa palavra ele os fortalece, lembrando que se a Palavra de Deus estiver em nós o inimigo será vencido.

Não existe outro meio para derrotar as tentações, senão resistindo. A única forma para resistir às tentações é se enchendo da Palavra de Deus: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11 NTLH)

Por outro lado, a velha desculpa de Adão (“a mulher que tu me deste”) não funciona para Deus. Geralmente as pessoas transferem para os outros a causa do seu erro: eu errei porque fulano me provocou; eu cometi o ato porque ela me seduziu; eu acreditei nele; ele falou que iria me assumir; a galera disse que era legal; todo mundo usa; etc. As desculpas são inúmeras, mas a Bíblia é clara nesse assunto: “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14.12 RA).

Imagem

Viver em Cristo é perder sua vida para o sistema mundano, significa dizer ‘não’ a muitas coisas que a maioria acha comum, mas que levam a separação de Deus. O mundo diz que a mentira, cobiça, inveja, ódio, orgulho, desonra, promiscuidade, drogas, lascívia, luxuria, adultério, fornicação e coisas semelhantes a essas são comuns. Mas, quem vive para Cristo não cede as tentações de ser igual ao mundo, para ser semelhante a Jesus e então todos saberão que você é Filho de Deus, porque sua natureza será diferente do sistema mundano e igual o padrão divino “Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.” (João 13.35 NTLH) – “Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando; O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros”  (João 15.14,17 NTLH).

Muitos homens e mulheres que viveram para Deus passaram por situações complicadas, foram tentadas. Alguns desses personagens cederam e sofreram conseqüências terríveis, mas a Bíblia conta a história de José no Egito. Ele foi tentado e resistiu bravamente as investidas contra sua honra, no final o Senhor Deus o colocou como Príncipe naquele País. Esse é um exemplo de recompensa na vida de alguém que resistiu à tentação.

Por maior que seja a pressão exercida sobre a alma, a transgressão é o nosso próprio ato. Não está no poder da Terra nem do inferno compelir alguém a fazer o mal. Satanás ataca-nos em nossos pontos fracos, mas não é o caso de sermos vencidos. Por mais severo ou inesperado que seja o ataque, Deus nos proveu auxílio e em Sua força podemos vencer. “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.” (Tiago 4.7,8 NTLH)

uma canção no hinário das Assembléias de Deus (HC 75) que eu gosto de cantar que diz:

Tentado, não cedas, ceder é pecar,
Melhor e mais nobre, será triunfar,
Coragem, ó crente, domina o teu mal.
Deus pode livrar-te de queda fatal.

Em Jesus tens a palma
Da vitória, minh’alma;
E também doce calma
Pelo sangue da cruz!

Evita o pecado, procura agradar
A Deus, a quem deves no corpo exaltar;
Não manches teus lábios com impura voz;
Defende tua alma do vicio atroz.

Sê manso e benigno, qual morto até.
Na rocha eterna, firma tua fé;
Veraz é teu dito: de Deus é teu ser?
T’espera a coroa, tu podes vencer

 

Artigo publicado também no blog http://adolescentes.independenciacomcristo.com/mensagens/a-tentacao-nao-e-desculpa-para-o-pecado/

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s