Marcas de uma igreja vitoriosa


NTLH – Atos 9.31 “Em toda a região da Judéia, Galiléia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus.”

RA – Atos 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

Sua História. A história de uma igreja revela o seu perfil. Exemplo do pastor Billy Joe: Reuniões em casas de pessoas pobres e carentes, um crescimento gradativo através do ensino da Palavra de Deus.

Prioridades. Quais são as prioridades de uma Igreja autenticamente bíblica?

• Educação das pessoas – A construção de uma igreja não se baseia em suas edificações, mas no quanto ela investe em pessoas, treinando, apoiando e discipulando.

Lucas 5:17 (RA) – “Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.”

Atos 15:35 (RA) – “Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.”

Atos 18:11 (RA), Paulo, Silas e Timóteo na Macedônia“E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.”

Exemplo: São necessários anos de preparação para a formação de líderes capacitados para servir ao Reino de Deus.

• Ações humanitáriasComo uma fonte que serve água para os sedentos, a Igreja deve atentar para as necessidades das pessoas que a procuram.

Mateus 25:35 (RA) “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes

João 7:37 (RA) “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

• Missões – A Igreja existe para uma missão específica, Pregar o Evangelho.

Marcos 16:15 (RA) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

Quanto nossa Igreja está investindo em Missões? A Igreja deve olhar para o mundo como um campo pronto para a ceifa, onde pessoas estão morrendo sem ter a oportunidade de aceitar a Jesus.

Planejamento – Não existe modelo de igreja sustentável sem planejamento.

Nossos projetos são tangíveis? Lucas 14:28 (RA) – “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?”

O que estamos fazendo? Porque estamos fazendo? Qual o objetivo dessas ações?

O que eu faço está promovendo o Reino de Deus nos corações das pessoas? Colossenses 3:17 “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Investimento – São necessários para que haja crescimento. Se não estivermos dispostos a dedicar parte de nosso tempo para investir no Reino de Deus em favor das pessoas, perdemos nosso tempo como cristãos.

Os heróis da Fé investiram mais que tempo ou recurso, deram suas vidas para que a promessa de Deus chegasse a nós. Hebreus 11. 33-40 “33 os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”

Todo investimento traz retorno, algumas vezes demoram, mas todo investimento deve trazer resultado. O terreno onde estamos investindo nosso tempo e recursos são férteis? Salmos 126:6 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”

Com que frequência eu contribuo para as ações de minha Igreja? A generosidade é uma marca de todo cristão. I Timóteo 6. 17-19 “17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; 19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.”

Liderança comprometida com a visão. Características de um bom líder de acordo com as escrituras:

Obediência ao chamado de Deus: Hebreus 11:8 (RA) Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”

Obediência aos líderes: Hebreus 13:17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

Respeito e Honra entre os irmãos: Romanos 12:10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. – Romanos 13:7 “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”

Oração – Não é possível exercer uma boa liderança no Reino de Deus sem oração

• Os apóstolos receberam o Espírito Santo quando oravam, conforme Atos 1.14 “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”

• Paulo aprendeu a orar desde o dia que teve encontro com Cristo, Atos 09.11 “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando.”

Servir é uma qualidade do bom líder

• Atos 13:36 (RA) “Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.”

• Atos 20:19 (RA) servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,”

• Efésios 6:6, 7 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s