Caminhos para uma vida bem-sucedida


Salmos 1.1-3 (RA)

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido

 

Afinal de contas, o que é ser bem sucedido (sucesso)?

Alcançar a realização dos seus sonhos. Êxito em suas conquistas. Resultado esperado alcançado. É ter felicidade, saúde, prosperidade, segurança, ter amigos, paz de espírito, bons relacionamentos, crença em dias melhores, ser feliz.

95% das pessoas nunca colocaram seus objetivos de vida no papel. Por isso não foram bem sucedidos.

1. BEM SUCEDIDO DEPENDE DE UMA BOA RELAÇÃO COM O SENHOR

Todos nós viemos ao mundo com uma missão. Para cada pessoa Deus estabeleceu um propósito que deverá ser cumprido. Infelizmente, o pecado desvirtua a pessoa dos objetivos traçados por Deus para sua vida e isso resulta na falta de conhecimento da vontade do Senhor.

Ser bem sucedido é resultado de uma vida que anda segundo os propósitos de Deus: Rm 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Josué foi bem sucedido porque seu relacionamento estava atrelado a obediência à Deus:  7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado (prudência) e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.

8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Js 1.7,8)

2. SER BEM SUCEDIDO DEPENDE DA COMPREENSÃO DO PLANO DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

Abraão ouviu a voz do Senhor – “Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: – Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo Gn 12.1-3 NTLH

Que promessa maravilhosa para Abraão: Ele se tornaria uma pessoa bem sucedida e famosa em todo o mundo. Mas, qual o motivo para Deus tornar Abraão famoso? Ele seria uma benção para pessoas em todo o mundo e o nome do Senhor Deus se tornaria conhecido através de Abraão. Você já imaginou quantas pessoas no mundo já ouviram falar da fé de Abraão? Todas as obras realizadas por Jesus sempre objetivaram glorificar a Deus: Marcos 2.12 “Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!”

A promessa para ‘ser uma benção’ na vida de Abraão era para o futuro. Porém, ele deveria iniciar o primeiro passo em obediência a voz do Senhor para que a promessa se cumprisse em sua vida.

O inicio para construção de uma carreira vitoriosa é hoje. Não espere para ser aquele grande pastor quando você tiver aquela grande igreja, seja um grande pastor hoje. Se dedique se empenhe, viva como se tivesse uma grande igreja. Não espere ter uma grande empresa para ser um grande empresário, seja hoje um grande empresário e sua empresa crescerá. Não queira ser um grande líder quando tiver um grande grupo para liderar, seja hoje um grande líder.

A fidelidade e responsabilidade nas coisas pequenas nos dará o sucesso merecido: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25.21 RA

No filme ‘A guerra dos tronos’ um dos personagens se prepara para ser soldado nas muralhas, quando chega o momento de assumirem seus postos, o jovem soldado é designado para ser camareiro do comandante geral das muralhas. Ele fica indignado porque seu sonho era ser um soldado, mas o seu colega lhe chama a atenção e fala sobre as possibilidades que ele teria sendo camareiro do comandante. Ele teria acesso a lugares, pessoas, documentos e informações privilegiadas e certamente seria treinado para comandar. No final, o jovem soldado entende a importância em servir como camareiro, pois lhe daria condições para futuramente comandar todo o exército.

3. O PROPÓSITO DE DEUS DEVE CONDUZIR O PROPÓSITO DE NOSSA VIDA

Qualquer propósito que almeje produzir benefícios às pessoas, provém de Deus. Filipenses 2.13 “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. O Senhor coloca o desejo em nosso coração para fazer algo e também nos dá a capacidade para realizar.

Toda pessoa que tem grandes propósitos no coração deve ter o cuidado para não compartilhar com alguém que não tenha visão. A inveja no coração dos irmãos de José foi motivada pela incompreensão que tinham acerca de Deus e de seu modo para realizar sua vontade. Se tiver que falar, faça-o com quem tenha condições de ajuda-lo realizar seu propósito.

4. CAIR NO FUNDO DO POÇO PODE SER O INÍCIO DE UMA GRANDE VIRADA EM SUA VIDA

Você tem promessas de Deus sobre tua vida. Seu coração está firmado num propósito, mas quando menos espera uma noticia desagradável muda totalmente a sua vida. José estava feliz, convicto que seu sonho se realizaria, quando os seus irmãos o lançou num poço, vendendo-o em seguida como escravo. O que fazer diante de uma situação inesperada? Veja o que diz Salmos 46.10,11 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Quando você estiver em meio a crise, apenas descanse em Deus.

5. SERVIR. UM EXCELENTE CAMINHO PARA UMA VIDA BEM SUCEDIDA

Quando José esteve na prisão, acusado injustamente pela esposa de Potifar. Deus não somente o guardou, mas lhe deu oportunidade para servir e mostrar seu potencial. Genesis 39.20-23 “E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão. 21 O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; 22 o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali. 23E nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.”

6. EIS A DIFERENÇA. SÓ ENTENDE A VISÃO QUEM TEM VISÃO

Permita-me perguntar: O que as pessoas têm falado com você? Por que elas te procuram? As pessoas falam com você o que elas vêem em você. Se elas te procuram para falar de fofocas, é porque vêem em você um fofoqueiro. Isso é mal, mas vamos continuar. Se elas falam sobre futebol, é por que acreditam que essa é sua prioridade. Se elas te procuram para falar de problemas que estão passando é por que acreditam que você pode ajudar. Preste atenção para o quê às pessoas te procura talvez você esteja transmitindo uma imagem que não reflete sua real identidade.

Se você for visionário, os visionários te procurarão, se for uma pessoa organizada, os organizados te procurarão, se for um idealizador os sonhadores te buscarão. Permita que as pessoas enxerguem em você suas potencialidades.

Os servos de faraó foram levados por Deus até José porque José possuía os atributos que eles precisavam. Quando você compartilha com alguém os seus conhecimentos, habilidades, capacidade e pretensões, no momento certo Deus coloca na mente da pessoa que você pode exercer o tal trabalho.

7. QUAL O MELHOR CAMINHO? O CAMINHO DO CORAÇÃO OU O CAMINHO DE DEUS?

Quando José está diante de Faraó, eis a oportunidade para fazer o seu marketing pessoal e sair da prisão. Mas, José não pede nada, apenas mostra seu potencial revelando o sonho de Faraó. Ele oferece a solução para a crise que estava para vir, mas prefere confiar nos propósitos de Senhor. Gênesis 41.30-34 “Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito. 34 Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. 35 Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. 36 Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome.

O momento do sucesso para José chegou porque ele soube esperar no Senhor. Gênesis 41.38-40 “38 Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? 39 Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. 40 Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.

Deus pode te levar por caminhos estranhos, diferentes do que você planejou. Apenas confie no Senhor. Lembre-se:

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido

2 Respostas para “Caminhos para uma vida bem-sucedida

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s