A ação de um cristão pode alcançar milhares


João 4.6,7,39

O texto bíblico não faz referência ao nome da mulher samaritana, demonstrando que sua identidade não era tão importante.

Os judeus não falavam com os samaritanos, portanto ao falar com aquela mulher Jesus estava quebrando um paradigma cultural de várias gerações.

Aquela mulher fazia parte de um povo discriminado, tratado com preconceito pelos judeus. Ela se surpreende quando Jesus dirige palavras à ela.

Quais são as lições que aprendemos?

1º.    Jesus tomou a iniciativa para estabelecer um contato verbal com aquela mulher. O modo de Jesus agir difere de muitas igrejas que esperam que o pecador venha até ela, ao invés de dirigir à eles.

2º.    Jesus buscou estabelecer uma conversa sobre algo comum. Ele pediu água.

3º.    Jesus permitiu que a mulher falasse. Ela, naturalmente, considerou uma ousadia o fato de Jesus falar com ela e ainda pedir que se ocupasse em servi-lo, dando-lhe água.

4º.    Jesus despertou o interesse naquela mulher. Ele não levou em conta a sua indignação, mas ofereceu algo mais. Daquela simples conversa, Jesus transforma a sua sede numa ponte verbal para oferecer a mulher mais do que água.

5º.    Jesus disse o suficiente para que a mulher sentisse o desejo de receber mais. Ele falou sobre sua vida pessoal e moveu o coração dela em sua direção.

6º.    Jesus a aceitou como era e não a condenou por ter se casado inúmeras vezes. Ele sabia perfeitamente a vida que aquela mulher levava e mostrou que a conhecia.

7º.    Jesus tocou no ponto principal. O fato de a mulher tentar desviar-se do assunto sobre sua vida conjugal mostra seu intento em sair do foco central da conversa. Mas, Jesus aproveita aquele momento para falar sobre o mais importante, o Reino de Deus.

8º.    Jesus comunicou a verdade de modo direto e objetivo. Ele revelou quem era de modo simples: “Eu sou o que falo contigo”.

9º.    A mulher compreendeu a mensagem e a comunicou para outras pessoas.

10º.Os samaritanos conheceram Jesus através daquela mulher que testemunhou a todos sobre o que Jesus disse para ela. Note que não houve grandes manifestações, barulho, platéia. A conversa simples entre Jesus e a Mulher trouxe um resultado surpreendente. Toda a cidade ouviu falar de Jesus.

O que me chama atenção nesse texto foi a forma como Jesus ignora uma tradição cultural ao se dirigir a mulher e a forma tão simples que ele utiliza para comunicar a maior de todas as verdades. A mensagem do Seu Reino.

Outro detalhe importante é que a mulher creu com base no que ouviu de Jesus. Uma revelação simples foi o suficiente para que ela cresse e comunicasse a outros o seu testemunho.

Uma pessoa apenas alcança uma cidade. Eu creio que se cada cristão, convicto, agisse como aquela mulher, nós alcançaríamos milhares apenas com o nosso testemunho. A maior prova de quem Jesus é está no seu testemunho de vida.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s