Entre três caminhos. Qual deles devo seguir?


JOÃO 14.4-6 NTLH

NTLH – “E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.

Então Tomé perguntou: – Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

 Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”

 

RA E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Em uma conversa pastoral, o Espírito me levou a uma mensagem sobre três caminhos que se colocam diante de nós. Cabe a nós escolhermos qual o caminho que iremos trilhar.

A nossa vida terrena se compara a uma estrada que inicia no nascimento e termina na morte. Essa estrada dá acesso a outras vias e atalhos que nos levam a direção escolhida. Em alguns momentos precisamos decidir qual o caminho seguir, a escolha pode ser fatal.

A Bíblia cita muitos caminhos que podem ser reduzidos a três:

1º.   O caminho do mundo;

2º.   O caminho do coração;

3º.   O caminho de Deus.

 

CAMINHO DO MUNDO

O Caminho do mundo se relaciona a alma da pessoa dominada pela natureza pecaminosa. É o mais cruel de todos os caminhos, repleto de armadilhas que destroem a alma das pessoas e seu fim é a condenação eterna.

É um caminho cruel, cheio de mentiras, enganos, etc. O mundo “jaz no maligno”, por isso esse caminho é também conhecido como o caminho da separação entre Deus e o homem – I João 5.19 NTLH – “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.

O caminho do mundo seduz as pessoas. Ele parece perfeito, porém, por trás de sua beleza está o veneno da morte, Provérbios 14. 12 – caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”

O caminho do mundo conduz a inveja, ganância e insubmissão – Judas 1.11 NTLH – “Ai deles! Seguem o mesmo caminho de Caim. Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão. E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos.”

Ele é comandado pelo príncipe deste mundo, que cegou a mente dos homens para não conhecerem a verdade – II Coríntios 4.4 NTLH – Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.”

Com sua aparência de piedade pode enganar com facilidade, II Coríntios 11.14,15 NTLH E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz.

 Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.”

Esse é o caminho da perdição, do erro, da perdição. Quem escolhe esse caminho terá em algum momento decepção e se não mudar sua rota irá para a destruição eterna.

 

CAMINHO DO CORAÇÃO

O Caminho do coração se relaciona ao corpo e seus desejos, busca prazeres e emoções. É um caminho difícil de trilhar, porém menos perigoso. Esse caminho pode determinar o nosso destino nessa vida e na eternidade. A nossa vida pessoal, familiar e profissional é determinada pelo coração.

O caminho do coração, assim como o caminho do mundo, também pode enganar. O mundo conquista através de interesses obscuros da velha natureza adâmica. O coração é puramente emoção, busca sempre a satisfação pessoal.

O homem não consegue compreender o seu coração. Os sentimentos podem enganá-lo acerca de Deus, pessoas, etc. – Jeremias 17.9 NTLH “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado”

O coração do homem foi contaminado pelo pecado, por isso age contra Deus, Romanos 7.8 – “Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta.”

O coração entregue ao pecado inclina o corpo a praticar coisas desagradáveis aos olhos de Deus. Romanos 7.18-20 NTLH – Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.

Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.

 Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.”

Qual o destino do caminho do coração? O engano, Jeremias 17.9 NTLH “Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado”.

Se você deseja viver dentro dos padrões da vontade de Deus, certamente o os caminhos do mundo e coração não são os ideais para tua vida. Mas, existe outro caminho que oferece uma vida plena.

 

CAMINHO DE DEUS

O Caminho de Deus se relaciona ao espírito da pessoa que deseja viver em conformidade com a vontade divina.

Ele é a contramão dos outros dois caminhos. Sua direção está acima da compreensão humana, geralmente é rejeitado pelas pessoas que buscam satisfação somente nessa vida. É um caminho de risos e lágrimas, tristezas e alegrias, mas seu fim traz uma recompensa incomparável – vida eterna com Deus.

O caminho de Deus é o caminho da verdade que liberta, o jovem somente encontrará pureza se procurar seguir por esse caminho – Salmos 119.9 NTLH Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.”

Quem é sábio procura seguir por esse caminho – Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6). Provérbios 15.24 NTLH – A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.”

Devemos desejar esse caminho. Quem anda por ele clama pela presença de Deus em sua vida. Salmos 139.23,24 NTLH –“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos.

 Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.”

Quem decide andar por esse caminho, abre mão de ser dominado pelo coração para viver a vontade de Deus. Provérbios 16.9 RA – O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Esse caminho aumenta os nossos dias na terra. I Reis 3.14 NTLH “Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.”

Os caminhos do Senhor garantem sucesso. II Crônicas 27.6 NTLH – “Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus. Veja ainda: Salmos 16.10 NTLHTu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.”

Infelizmente muitas pessoas não ouvem a voz do Senhor e rejeitam o seu caminho: Salmos 81.13 – “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!”

Ande pelo caminho do Senhor e descubra o sobrenatural em sua vida: Isaias 55.8,9 NTLH – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s