Ampliando a visão para novas conquistas


Gênesis 13.14 NTLH – “Depois que Ló foi embora, o Senhor Deus disse a Abrão: – De onde você está, olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo.

 

01 – O QUE VEM A SER VISÃO?

O maior dom que Deus entregou a humanidade não foi a vista, mas a visão. A vista é a função dos olhos, mas a visão é a função do coração: “Olhos que enxergam são comuns, mas olhos que têm visão são raros”.

A visão é o fundamento da coragem e o combustível da persistência.

 

Em qual dessas categorias você se encaixa?

1º.   Sonhador não realizado. Tem visão, mas as situações em que vive te impede de saber o que fazer;

2º.   Desistente. Tem visão, mas a abandonou por causa de fracassos e frustrações;

3º.   Perseverantes. Tem visão e como Paulo afirma: “eu não desobedeci à visão que veio do céu” – Atos 26.19 NTLH

 

A grande verdade que o diabo não quer que você saiba:

1º.   Cada pessoa foi criada por Deus para ser única e distinta. Portanto, os planos de Deus para a tua vida ninguém mais pode realizar. Outras pessoas poderão fazer coisas que você faria, mas nunca serão você, porque você é único aos olhos de Deus.

2º.   Deus colocou em cada ser humano uma visão e um chamado singulares que são projetados para dar propósito e significado para a vida. A pessoa mais pobre no mundo é a pessoa sem um sonho. Salomão sabia bem o que isso significava, por isso declarou que – “Onde não há visão, o povo perece.” Provérbios 29.18 (KJV)

3º.   Nenhum governo humano ou pessoa fará proezas se não tiver visão.  Portanto, a pessoa mais frustrada no mundo é alguém que tem um sonho, mas não sabe como realizá-lo.

4º.   Nenhuma pessoa pode dar a visão a você. Ela é dada por Deus. Cada ser humano foi criado para realizar algo que ninguém mais pode realizar.

5º.   Cada pessoa foi criada para ser conhecida por alguma coisa especial que realizou.

Para verdadeiros visionários, o mundo imaginário das suas visões é mais real do que a realidade concreta ao redor deles. Na verdade, uma visão visionária é a sua realidade. Conta-se que quando a Disney World foi inaugurada havia apenas um aparelho de diversão, Walt Disney estava sentado em um banco, olhando fixamente para cima. Um dos trabalhadores, que estava cuidando do gramado, passou por ele e disse:

— Como está, senhor?

— Bem, obrigado — respondeu Disney, sem olhar para o homem, e continuou olhando para cima. Então o homem disse:

— Sr. Disney, o que o senhor está fazendo?

— Estou olhando para minha montanha. Vejo a montanha bem ali — ele respondeu.

Walt contou aos seus arquitetos a respeito dessa montanha. Enquanto a descrevia, eles escreveram o que ele falava, e, em seguida, elaboraram os projetos. Walt morreu antes que a Space Mountain (Montanha Espacial) fosse construída, portanto não chegou a vê-la edificada. Quando a Space Mountain foi inaugurada, o governador e o prefeito estavam presentes, e a viúva de Walt também estava lá. Um jovem levantou-se para apresentá-la e disse:

— É uma pena que o sr. Walt Disney não esteja aqui hoje para ver esta montanha, mas estamos felizes pelo fato de sua esposa estar aqui.

A sra. Disney foi até o pódio, olhou para a multidão e disse:

— Devo corrigir este jovem. Walt já viu a montanha. É você que a está vendo apenas agora.

 

01 – A FORÇA MAIS PODEROSA NA VIDA É A FORÇA DA VISÃO.

 

A visão é a chave para realizar o propósito de sua vida.

Uma pessoa com visão é maior que a força passiva de centenas de pessoas que não sonham.

Não espere que os outros motivem você quanto a visão. Você é responsável pelo despertamento do dom que está em você.

 

Você sabe por que você existe?

A maioria das pessoas não sabem o que responder. Não conseguem explicar o seu propósito no mundo. Não têm nenhuma visão para a vida. Se você não sabes aonde ir, não espere alcançar o que não projetou, suas chances de chegar lá são remotas. Sem uma visão do futuro, a vida perde o seu significado. E a ausência de significado leva à falta de esperança.

A verdadeira riqueza está na visão dos que sonham e avançam, a Bíblia nos encoraja ao revelas os planos de Deus para seu povo: Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jeremias 29,11 NTLH)

 

Qual é o chamado de Deus para você?

Deus ama sonhadores. Ele dá visões e é atraído por pessoas que amam em sonhar grande

Você nasceu para ser conhecido por algo importante.  Cada ser humano foi criado para realizar alguma coisa específica que ninguém mais pode realizar. Você foi criado para fazer alguma coisa que o tornará inesquecível. Você nasceu para fazer algo que o mundo não será capaz de ignorar.

Não importa quão pequeno seja o ato, se você investe sua vida integralmente nisso, isso não será esquecido.

Muitas pessoas acabam enterrando seus sonhos e se conformando com uma vida inferior, tornando-se um cemitério do precioso tesouro de Deus. Alguns passam uma vida inteira se distanciando daquilo que Deus planejou que fossem porque nunca reconheceram quem são em primeiro lugar.

Você já descobriu a sua visão? A sua visão te dará um propósito. O teu propósito será o antídoto para vencer a depressão, opressão, oposição, porque saberás que Deus te deu um propósito para cumprir, que não poderá ser impedido por ninguém. Contanto que uma pessoa consiga ficar focado na sua visão, sempre haverá uma chance de sair das suas circunstâncias presentes adversas e cumprir o seu propósito.

 

 

03 – SUPERANDO OBSTÁCULOS PARA A VISÃO

A mediocridade é uma região que faz fronteira com a acomodação ao norte, com a indecisão ao sul, com o pensamento no passado ao leste e com a falta de visão ao oeste. John Mason

Não basta entender que a fonte da visão procede de Deus. É preciso estar ciente dos obstáculos em potencial em sua vida que podem impedir a sua visão. Veja alguns obstáculos que atrapalham no cumprimento da visão:

 

1º.   OBSTÁCULO: NÃO ENTENDER A NATUREZA DA VISÃO.

O aspecto principal a respeito da visão é que ela é específica. Uma das maiores causas de fracasso entre pessoas que estão buscando cumprir sua visão é que não identificam seus objetivos de sucesso. Isso pode parecer simples, mas é muito real: as pessoas fracassam porque não sabem onde querem ser bem-sucedidas.

Imagine o seguinte diáologo envolvendo duas pessoas que precisam se encontrar:

1ª pessoa —Olá irmão, precisamos nos reunir para tratarmos sobre um assunto, que tal?

2º pessoa — Para mim tudo bem. Onde você quer se reunir?

1ª pessoa — Ah, pode ser em um lugar qualquer, o que acha?

2ª pessoa— Tudo bem. Mas, qual o melhor horário para você?

1ª pessoa — Pode ser a qualquer hora.

Quais são as chances dessas pessoas se encontrarem? Praticamente nulas. A visão precisa ser específica em vez de geral ou vaga.

 

2º.   OBSTÁCULO: NÃO COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE VISÃO E MISSÃO

Quando perguntamos a pastores sobre suas visões, eles respondem: “Minha visão é ganhar minha cidade para Cristo; minha visão é pregar o evangelho a toda criatura; nossa visão como igreja é conhecê-lo e fazê-lo conhecido; nossa visão é equipar as pessoas para a obra do ministério; etc”

Nenhuma das respostas acima é uma visão. Elas são missões. Por quê? Elas são gerais demais para serem visões. Visão e missão se relacionam, mas não são a mesma coisa: Uma missão é uma declaração geral de propósito que revela a idéia geral daquilo que desejo realizar.

A sua visão é semelhante às suas impressões digitais, visa distingui-lo de todas as outras pessoas do mundo. A missão da igreja conforme Marcos 16.15 – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15) —chamada de a Grande Comissão.

Se uma igreja entende que sua visão específica é pregar o evangelho, ela tem uma idéia equivocada de visão. Ela conhece a sua missão, mas não definiu ainda a sua verdadeira visão, este aspecto específico que a distingue de todas as outras.

Uma igreja não é designada a fazer o que outra igreja já foi designada a fazer. É por isso que uma igreja não deveria se comparar com outras igrejas em sua cidade ou nação ou usar uma igreja específica como medida para o seu sucesso. Deus quer que cada igreja execute a missão geral da Grande Comissão de uma maneira singular. Cada igreja deve cumprir a sua parte da missão por meio da ênfase ou abordagem específica que Deus deu a ela.

Missão: O que temos que fazer?

Visão: O que iremos fazer para cumprir a missão?

Quando você descobrir a sua visão, não precisará ter inveja de ninguém porque não há necessidade de ficar competindo. Devemos ser transparentes com a nossa própria visão e medir o sucesso dela pela tarefa que Deus nos deu. Devemos nos fazer a seguinte pergunta: “Estou fazendo o que Deus me disse para fazer?”

 

3º.   OBSTÁCULO: FALTA DE DETERMINAÇÃO E VONTADE

O sonho de algumas pessoas não passa de idéias vagas do que gostariam de fazer “algum dia”. No entanto, sonhar é apenas o início da visão. Deveríamos ter determinação e vontade em vez de meros desejos. Em outras palavras: em vez de desejar que as coisas melhorem, deveríamos apresentar propostas concretas. Precisamos dizer: “As coisas precisam melhorar e é isso especificamente que vou fazer a esse respeito.”

 

4º.   OBSTÁCULO: INDECISÃO PROLONGADA QUE DESTRÓI A VISÃO

A visão de muitas pessoas nunca se define porque elas não conseguem decidir o que gostariam de fazer. A única decisão que tomam é não decidir. Uma indecisão prolongada destrói a visão e drena a alegria da nossa vida. A Bíblia expressa bem a situação dessas pessoas  (Tiago 1.8 NTLH): “pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.”

Muitas pessoas fazem listas de compras antes de ir ao supermercado mas poucas fazem listas do que querem para sua vida. Quando você é indeciso, a vida continua passando por cima de você.

 

5º.   OBSTÁCULO: AS DESCULPAS DE SEMPRE

Às vezes, sabemos o que deveríamos fazer, mas hesitamos em dar o primeiro passo. Achamos desculpas, tais como: “Quando minha vida estiver menos complicada; quando me sentir mais confiante; depois de ter orado mais a esse respeito.”

 

Dois pescadores estavam perdidos em uma tempestade no lago. A tempestade estava agitando a água furiosamente, a ponto de não conseguirem enxergar nada. Um dos pescadores disse ao seu colega:

— Temos duas escolhas. Podemos orar ou remar. O que deveríamos fazer?

—Vamos fazer as duas coisas! — respondeu o colega.

É assim que você deve viver. Em vez de ficar ponderando acerca do que deveria fazer, apenas diga: “Vamos remar.” Embora esteja com medo, continue remando. Fixe um destino enquanto está orando e Deus vai guiá-lo para o seu destino.

 

6º.   OBSTÁCULO: FALTA DA ESTABILIDADE.

Algumas pessoas não querem focalizar um alvo específico porque temem que a sua vida possa não ser estabilizada. Alguns dizem: “se ficar concentrado demais em alguma coisa, sou capaz de perder a oportunidade de fazer o que realmente gostaria de fazer na vida.” O problema é que muitas pessoas dizem coisas semelhantes a estas por 40 anos ou mais e acabam fazendo coisa alguma! O que elas chamam de buscar um equilíbrio é realmente uma desculpa para não tomar decisão alguma. Elas acabam sendo apenas pessoas medíocres.

Você está comprometido com uma visão que é maior do que a sua vida?

A verdadeira estabilidade é manter o equilíbrio enquanto nos dirigimos a um destino. Algumas pessoas vivem 65, 75,90 anos, apenas se estabilizando. No entanto, a estabilidade não é um fim em si mesma; é um meio para um fim. Precisamos ter um destino enquanto mantemos a estabilidade em nossa vida.

 

7º.   OBSTÁCULO: TENTAR FAZER TUDO

Um motivo comum de as pessoas não serem específicas quanto à sua visão e que tentam fazer muitas coisas e acabam não concluindo nada.

Por que isso acontece? Porque muita gente comete o erro de crer que o alvo principal na vida é estar muito ocupado.

Você não foi criado para fazer tudo.

a)      Todas as necessidades que você vê em sua nação não podem ser supridas por você.

b)      Todas as dificuldades que vê em sua comunidade não podem ser resolvidas por você.

c)      Todos os problemas que vê em sua rua não podem ser solucionados por você.

Você foi criado para suprir certas necessidades, não todas as necessidades. Deus o criou com um propósito, e esse propósito deve ser o seu foco. É isto que deve motivá-lo e mantê-lo focado naquilo que é mais importante para você se envolver. Embora deva estar aberto para as diversas maneiras de Deus guiá-lo para ajudar outras pessoas, você não deve se desviar do seu objetivo por causa de uma miríade de necessidades, porque sempre haverá mais necessidades do que possa pessoalmente suprir.

 

8º.   OBSTÁCULO: NÃO RECONHECER O CUSTO DA VISÃO

Outro obstáculo para cumprir a visão é não reconhecer o custo para realizá-la.

Um dos custos da visão é o zelo que ela requer. Todos os seres humanos sonham, mas somente alguns poucos que acordam, levantam do conforto da cama e trabalham para o cumprimento dos seus sonhos.

Com freqüência, o que não permite que reconheçamos e paguemos o custo da visão é o sentimento de que a vida está fora do nosso controle e que não há nada que possamos fazer para mudar isso.

O sucesso vem em prestações.

Há pessoas que acham que suas experiências passadas — educacional, social. espiritual — ou fracassos passados as impedem de ter uma visão para a vida. Por favor, perceba o seguinte: Deus não está contra você. Ele está a seu favor. Você crê nisso de todo coração?

Ele continua tendo um plano e propósito definido para a sua vida, independentemente do seu passado e dos seus erros. Não importa o que tenha feito, Deus não acabou até que complete o que criou para você ser e fazer.

 

 

04 – CONCLUSÃO

Passos práticos para cumprir a visão

a)      Qual é o seu maior obstáculo para alcançar e completar a sua visão?

b)      Que passos você precisa dar para começar a vencer este obstáculo?

c)      Você confia que sua vida está de acordo com o propósito de Deus e que não é vítima de “má sorte”?

d)      Você consegue parar de culpar os outros pelo que tem acontecido com você e começar a agradecer a Deus pelo fato de Ele capacitar você a completar a visão dele para a sua vida?

 

Permita que sua vida seja abastecida pela visão

A vida foi projetada para ser inspirada pelo propósito e abastecida pela visão. Quando Deus dá um dom a alguém, não muda de opinião a respeito dele. Tudo que Deus investiu em você, Ele quer ver sendo usado.

A Bíblia afirma em Tiago 1.17 (NTLH) que: “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.” Esta e uma declaração muito importante a respeito de Deus.

 

2013 é o ano para você ampliar a sua visão para novas conquistas.

Comece a ver o mundo de possibilidades que Deus tem preparado para a tua vida.

Todos sabemos qual é a nossa missão. Mas, precisamos também conhecer profundamente qual a visão que o Senhor deu para cada um de nós realizarmos, com o objetivo de cumprirmos a missão como igreja.

Uma resposta para “Ampliando a visão para novas conquistas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s