Ampliando a visão da realização pessoal


Visão para o horizonteJeremias 29.11 NTLH – “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.”

Deus tem planos maravilhosos para nós, planos de prosperidade.

Deus não é o criador do fracasso. Quando Ele nos fez, nos esculpiu para sermos um sucesso. O fracasso é resultado de uma vida fora dos trilhos da vontade de Deus.

Qualquer pessoa pode alcançar o sucesso, tudo depende de entender, se submeter e seguir os princípios que irão conduzi-la ao sucesso.

 

Após a morte de Moisés, Deus revelou a Josué que tinha um futuro promissor para ele, conquanto que obedecesse a Lei que fora revelada a Moisés:

Josué 1.7-8: Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.

 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.”

Deus estava dizendo para Josué que o segredo de seu sucesso dependia de 03 coisas importantes:

1º.   Falar;

2º.   Estudar;

3º.   Viver conforme a Lei.

Deus não disse para Josué imitar a vida de Moisés ou fazer o que Moisés, mas seguir os mesmos princípios que Moisés seguiu.

 

 

Princípio 1 – Tenha um propósito claro e definido para a sua vida. Quando temos um propósito claro e bem definido ficamos protegidos contra distrações com coisas secundárias.

O propósito de Jesus não era a cruz, mas a redenção da humanidade. Para alcançá-la ele tinha que passar pela cruz, mas a cruz não era o fim.

Quando você estabelecer uma visão, não se menospreze ou subestime a sua capacidade. Apenas escolha aonde quer ir e siga o caminho. Não adie a decisão ou tenha medo dela.

Visão não é a mesma coisa que alvo. Não se trata de conseguir um salário melhor, um carro novo, mas ter a resposta para questões importantes, como: Por que nasci? Quando você entender quem você é, deixará de olhar para outros e invejá-los por serem diferentes.

A pessoa que recebe uma visão de Deus é incomodada para agir. Quando você tem sua visão de Deus confirmada por Deus, nada pode te deter.

Neemias é um exemplo da pessoa que alcançou sua meta profissional, mas estava incomodado por não alcançar sua visão. Diante do rei ele teve que responder a uma pergunta que incomoda muita gente até hoje:

O que é que você quer? (Neemias 2.4).

 

 

Princípio 2 – Você tem potencial suficiente para alcançar sua visão. Quando você tiver claro qual a sua visão, então compreenderá o seu potencial para torná-la realidade.

Todos nós temos habilidades dadas por Deus, quando as conhecemos e descobrimos o que viemos fazer nessa vida, então descobrimos o nosso potencial que nos conduzirá ao cumprimento da visão.

Dentro de você existe um poder operando. Esse poder provém de Deus, conforme Efésios 3.20: “E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!” Esse poder opera onde? Não é no céu, mas dentro de nós.

Que grande verdade. A nossa imaginação não é suficientemente grande para tudo o que Deus quer fazer em nós.

A tua capacidade de realização não se resume ao que os teus pais foram, não tem nada a ver com o teu passado, sexo, idade, conhecimento ou aparência. O poder de Deus está dentro de você, operando em você para fazer mais que você seja capaz de sonhar.

A nossa imaginação é limitada diante do poder de realização de Deus em nós. Então sonhe, imagine e visualize, saiba que Deus pode te levar além.

 

 

Princípio 3 – Faça planos. Não há futuro sem planejamento – “Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.”Proverbios 16.1

Deus nos dá a visão e nós fazemos os planos. Provérbios 16.9 “A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR.” Se você não tiver um plano como Deus irá te guiar especificamente. Quando Deus dá a visão, precisamos fazer planos e Ele nos dará os detalhes sobre como alcançar a visão.

Você já disse para Deus o que está no teu coração? Já pensou em um plano para realizar o que desejas? Salmos 37.4: “Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.”

As idéias são como sementes que Deus planta em nossas mentes. Se forem cultivadas se tranformarão em imaginação. Se a imaginação for regada e desenvolvida irá se tornar um plano. Se o plano estiver centrado em Deus, se tornará realidade.

Pessoas que não planejam perdem oportunidades. Um vida sem planos é como um navio a deriva.

Como fazer para construir planos de sua visão? Uma visão sem planos, dificilmente irá se realizar:

  1. Descubra a sua identidade. Quem é você?
  2. Saiba qual a direção. Para onde você está indo?
  3. Você tem um plano para os próximos anos de sua vida?

 

 

Princípio 4 – Seja apaixonado (a) pela visão. Sabe qual o segredo do sucesso de Neemias na reconstrução dos muros? A Bíblia responde, em Neemias 4.6: Então continuamos a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar.

Você deseja ardentemente ver a sua visão realizar? Você tem fome pela visão? Está disposto se sacrificar e pagar um preço elevado pela visão? Neemias viu em seu coração a visão do muro reconstruido, o seu coração se mostrou triste perante o rei, a alegria só voltou quando obteve autorização para viajar e reconstruir os muros.

Quando você é apaixonado pela visão consegue enxergar mais e além daquilo que vê. O Apostolo Paulo se dispôs enfrentar a prisão porque queria ir a Roma pregar o evangelho. Quem desiste na primeira queda ou no primeiro desafio, nunca irá contemplar a realização de sua visão.

Ter uma visão representa ter que enfrentar resistências. A única forma de vencer tais obstáculos é se apaixonando pela visão. Há recompensa para quem resiste e mantém firme a sua visão.

 

 

Princípio 5 – Seja persistente para alcançar a visão. Cada visão verdadeira será testada pela autenticidade. Os problemas não irão te abandonar, tampouco ficará inume às dificuldades por ter uma visão. Ao abraçar uma visão desafios irão surgir. Se não quiser enfrentar desafios, então não sonhe e não faça nada.

A questão não é se a visão irá se cumprir ou não, mas se você permanecerá fiel a visão ou não. A Bíblia diz que Deus é sempre fiel, ainda que não sejamos fiéis, ele cumpre sua palavra. II Timóteo 2.13 – “Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.”

Quando o Senhor falou a Josué, deixou bem claro que a oposição não deveria pará-lo, Josué 1.6,9 – Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles.”

Quando uma pessoa encontra seu propósito, ela pode sorrir e dizer diante da dificuldade: “Isso não vai durar muito tempo. Com Deus, sou mais forte do que isso.”

 

 

Princípio 6 – Tenha paciência para realizar a visão – Hebreus 6.12 – Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que crêem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.”

A visão pode demorar um tempo para se realizar, mas se você estiver disposto a esperar, irá colher os frutos. Pessoas que desenvolvem a paciência, certamente vencerão.

Algumas pessoas se tornam ansiosas para realizar a visão, fazem planos de acordo com o seu tempo. Mas, não podemos apressar uma visão, ela tem o tempo certo para acontecer.

Se Deus disse que algo bom acontecerá na tua vida, certamente fará. Mas, cuidado para não confundir a voz de Deus com a voz do seu coração. Quem tem visão firmada em Deus, suporta tudo até o fim, Hebreus 12.2 – Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.”

A paciência traz paz em meios as incertezas; ela te ajuda vencer as adversidades, provérbios 16.32 – Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.”

 

Princípio 7 – Fique ligado à fonte da visão. Jesus é a fonte que garante o cumprimento da visão, João 15.5 – “- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

O meio para manter firme a visão é viver uma vida constante de oração. A comunhão com Deus se confirma quando nos relacionamos com Ele através da oração.

As vezes, você pode querer desistir da visão que o Senhor te deu, nessas horas fale com Deus através da oração, ouça a sua voz:

Filipenses 1.6 – Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.”

Salmos 27.1 –  “O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.

Talvez você esteja se questionando, será que eu vou alcançar o que Deus colocou em meu coração? Ele responde em Isaias 40.31 – “mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”

Quando Neemias se viu em dificuldades com seus opositores, ele disse a Deus (Neemias 6.14-16) – “14 Ó meu Deus, lembra do que Tobias e Sambalate fizeram e castiga-os. Lembra também da profetisa Noadias e dos outros profetas que tentaram me fazer ficar com medo. 15 As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco do mês de elul, depois de cinqüenta e dois dias de trabalho. 16 Então os nossos inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do nosso Deus.”

Não esqueça dessa verdade: Deus investiu a vida de seu filho em seu sonho, certamente te ajudará a realizar tua visão.

Todos verão a tua vitória e saberão que foi o Senhor que te ajudou.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s