Aprovado para quem?


aprovadosII Timóteo 2.15

Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. NTLH

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. RA

 

Deus busca pessoas na terra pessoas que sejam:

1. Idealizadores, intercessores e defensores – Ezequiel 22.30 NTLH – Procurei alguém que construísse (1) uma muralha, alguém que ficasse nos lugares (2) onde as muralhas desmoronaram e que defendesse a terra (3) a fim de que a minha ira não a destruísse; porém não encontrei ninguém.

2. Verdadeiros adoradores – João 4.23 RA – Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

3. Trabalhadores – Mateus 9.37,38 NTLH – “A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.”

 

Para quem estamos nos apresentando?

Quando realizamos algo, a quem queremos agradar?

Quais indicadores nós utilizamos para medir o nosso sucesso?

Eu me preocupo quando as pessoas agem negativamente com o que eu faço para Deus?

Devemos apresentar-nos a Deus (alvo) e não às ‘pessoas’ (expectadores). Para quem fazemos é tão importante quanto o que fazemos.

Nem tudo que fazemos será visível, assim como numa construção a base fica escondida e ninguém a vê, mas é importante. Se não houver o alicerce, a construção fica comprometida, sob o risco de destruição.

Deus enxerga além das impressões externas que causamos nas pessoas. Ele conhece as reais intenções que estão no íntimo de cada pessoa. I Samuel 16.7 RA – “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

Samuel quase foi enganado pela aparência dos filhos de Jessé. Diferente das pessoas, Deus avalia cada esforço, dedicação, empreendimento com que você atua no seu Reino.

Uma casa sem alicerce pode aparentar beleza, mas com o tempo irá cair. Não é a beleza exterior que atrai os olhares de Deus, mas a sua motivação interior.

O que fazemos com certeza é importante. Mas, o que agrada ao Senhor não é apenas o que fazemos, mas para quem estamos fazendo. Não é somente a ação, mas a motivação.

 

Qual é o testemunho de Deus e das pessoas sobre você?

Testemunho de Deus é o que Ele pensa sobre nós; Testemunho das pessoas é sobre o que dizem de nós? Nem sempre as opiniões serão iguais, nem tudo que agrada as pessoas irá agradar a Deus. Infelizmente, eu percebo que a maior preocupação dos cristãos tem sido a busca do reconhecimento e louvor das pessoas.

Antes de se apresentar as pessoas, devemos nos apresentar a Deus. A nossa relação com Deus irá determinar o que somos em nossa vida exterior. O inverso também é verdade, a nossa relação com as pessoas irá determinar o que somos para Deus.

 

Aprovação do povo pode significar rejeição a Deus.

Saul foi um rei que se preocupou em agradar as pessoas e o resultado foi a desaprovação de Deus ao seu reinado, I Samuel 15.13-23 NTLH 13 Samuel encontrou Saul, e este o cumprimentou, dizendo: – Que o Senhor Deus o abençoe, Samuel! Eu obedeci às ordens do Senhor. 14 E Samuel perguntou: – Então por que é que estou ouvindo o mugido de gado e o berro de ovelhas? 15 Saul respondeu: – Os meus soldados os tomaram dos amalequitas. Pegaram as melhores ovelhas e o melhor gado para oferecer como sacrifício ao Senhor, o Deus de você. E destruímos completamente o resto. 16 – Espere! – interrompeu Samuel. – Eu vou lhe contar o que o Senhor Deus me disse na noite passada. – Fale! – disse Saul. 17 E Samuel continuou: – Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O Senhor Deus o ungiu como rei do povo de Israel 18 e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas, essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. 19 Então por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada? 20– Mas eu obedeci a Deus, o Senhor! – respondeu Saul. – Saí como ele me ordenou, trouxe o rei Agague e matei todos os amalequitas. 21 Porém os meus soldados não mataram o melhor gado e as melhores ovelhas, que estavam condenados à destruição. Em vez disso, eles os trouxeram aqui para Gilgal a fim de os oferecer como sacrifício ao Senhor, o Deus de você. 22 Samuel respondeu: – O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. 23 A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

Saul desobedece as ordens de Deus por estar preocupado com a sua imagem pública, ele queria ser visto como um rei popular aprovado pelo povo. Porém, nem sempre ser popular é ser aprovado. I Samuel 15.30 NTLH – Eu pequei! – repetiu Saul. – Mas pelo menos me respeite na frente dos líderes e de todo o povo de Israel. Volte comigo para que eu possa adorar o Senhor, seu Deus.

 

O que você prefere? Aparência ou Permanência?

I João 2.17 NTLH – E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.

Muitas pessoas vivem seus minutos de fama e depois nunca mais são lembrados. Tudo que há no mundo é passageiro, o que foi bom no passado perde o seu valor no presente, as coisas que hoje desejamos ou aplaudimos no futuro poderão não ter valor algum.

Exemplos de invenções do passado que perderam seu valor prático: Máquina de datilografar, taquigrafia, código morse, foram substituídos pelo computador, escrita digital, telefonia, etc…

O mundo que aplaude os talentos é o mesmo mundo que os despreza no dia seguinte. Mas quando realizamos algo pensando em fazê-lo para Deus, será permanente. As mensagens de Paulo continuam atuais para os nossos dias, porque foram aprovadas por Deus.

O sucesso em sua vida cristã é resultado do seu relacionamento pessoal e vida secreta com Deus. Deus te recompensará pelo que faz em secreto para ELE. Mateus 6.18b NTLH – “E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”

Pergunta: Alguém viu Davi matar o urso e o leão? Provavelmente não (I Samuel 17.37).

Antes de vencer o gigante em batalha, diante de uma grande plateia, Davi foi treinado no secreto, longe dos olhares das pessoas, pelo próprio Deus. Ele fez da solidão no campo um campo de oportunidades para ser treinado.

A multidão ficou surpresa com a atitude e vitória do jovem Davi, todos estavam impressionados com Davi. O que Davi fez em secreto foi revelado e ele foi recompensado – I Samuel 17.55 Quando Saul viu Davi saindo para lutar com Golias, perguntou a Abner, o comandante do seu exército: – Abner, quem é aquele rapaz? – Meu senhor, juro pela sua vida que não sei! – respondeu Abner. 56 – Então vá e procure saber! – disse Saul. 57 Assim, quando Davi voltou para o acampamento, depois de matar Golias, Abner o levou a Saul. Davi ainda estava carregando a cabeça de Golias. 58 Saul perguntou: – Rapaz, quem é você? Sou filho do seu criado Jessé, da cidade de Belém! – respondeu Davi.

Davi, o famoso ‘Zé ninguém’. Ele era desconhecido das pessoas, mas conhecido e aprovado por Deus. Lembre-se: Se você é amigo de Deus, as oportunidades surgirão em sua vida e seus dons e talentos serão revelados para surpresa das pessoas que terão que te aplaudir por tuas proezas.

A sua motivação será o ponto de partida para a aprovação de Deus. Na NTLH a declaração de Paulo toma ênfase quando ele diz: “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus.

Não é fácil remar contra a maré, ter uma multidão dizendo que você deve parar ou agradá-los. Lembre-se das palavras de Jesus, a aprovação do mundo pode significar a reprovação de Deus: “Jesus continuou: – Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês.”

Se você quer ser aprovado por Deus, olhe apenas para Jesus e cumpra o seu chamado: Filipenses 3.10, 13 NTLH: Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, 13 É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.

Tudo que você fizer, faça-o para agradar a Deus e ser aprovado por ELE “como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho”:

I Coríntios 10.31 NTLH – “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus

Efésios 6.6b-8: … Mas, como escravos de Cristo, façam de todo o coração o que Deus quer. Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas. Lembrem que cada pessoa, seja escrava ou livre, será recompensada pelo Senhor de acordo com o que fizer.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s