“Filhinhos é já a última hora” – I João 2:18


é já a última horaNão há como negar. A igreja está vivendo a última hora. Todos os sinais evidenciam a volta triunfal de Jesus para arrebatar os crentes verdadeiros. As forças opositoras do mal se levantam com veemência contra os justos tentando impor sua cultura à uma igreja fragilizada e inerte, porém, ainda há cristãos verdadeiros que honram a Palavra de Deus e permanecem fiéis as escrituras sagradas.

A última hora é:

1. HORA DE TRABALHAR: Mt 20:06-07 – “Igualmente, cerca da hora undécimo, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo? Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele: Ide também vós para a vinha, e vos pagarei o que for justo.”

  1. Os trabalhadores estavam ociosos na última hora do dia.Desculparam-se por não terem sido contratados;
  2. Representam os cristãos que não trabalham porque não possuem cargo na igreja.
  3. Representam os cristãos baixo astral que dizem que não são, não tem condições, não tem sabedoria. Dessa maneira há centenas e milhares de crentes paralisados, sem fazer absolutamente nada no reino de Deus.
  4. Vejamos o exemplo da menina hebréia escrava na Síria, quando soube que Naamã, o seu senhor, era leproso. O que ela fez? II Rs 5.2-3 – (2) “E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. (3) E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”. cristão diria: – Eu estou aqui feito escrava, longe de minha terra, quero mais que esse miserável morra leproso!
  5. Representam o cristão interesseiro, a primeira pergunta que se ouve é: O que é que vou ganhar? Qual retorno eu terei? Será que vale a pena? Onde vou morar? Em fim, são as mais diversas as interrogações e desculpas que o homem arranja para não sair do seu comodismo e se sacrificar um pouco pela obra de Deus.
  6. Ouça o que diz o Senhor dono da obra: – “Vos pagarei o que for justo”. (Mt 20.04) –.I Co 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Ap 22:12 “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra“. Mc 10.29-30 – “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna”.
  7. O Senhor pagou o mesmo salário a todos (Mt 20:09-10). A hora final é a hora em que a batalha se torna mais pesada e sangrenta. É hora em que se tem que gastar o último fôlego, os últimos recursos, as últimas forças para
    alcançar a vitória.


2 . HORA DE GUERREAR: Js 10:12-13. O Diabo luta desde o princípio para interromper o plano de Deus para a Salvação do homem. Nesta Guerra o cristão precisa conhecer as armas, táticas e estratégias do inimigo.. Algumas armas, táticas e estratégias do inimigo são:

  1. Ataque pessoal, direto: (Caim e Abel) “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” (Gn 4:8). O Diabo ainda age assim, convida o
    cristão a afastar-se um pouco de Deus, da Igreja, onde ele fica desprotegido e então lhe desfere o golpe fatal. Lembre da palavra do Senhor no Sl 91 “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente descansará. …Mil podem cair ao teu lado, dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido”.
  2. Rebelião, motim: É uma tática que Satanás tem usado em todo tempo. É lamentável que, freqüentemente ouvimos falar, de grupos que dão lugar ao diabo e se tornam rebeldes causando divisões nas igrejas, rejeitando os servos de Deus, e com isso trazendo muitas dores aos servos do Senhor e muitos prejuízos ao reino de Deus, e assim cooperando com os intentos do Diabo (Ap 12:4); O Caso da Torre de Babel (Gn 11:4-5).
  3. Mensagens de desânimo e intimidações: Muitos não se preocupam com isto, porém, estas armas do inimigo têm trazido muitos atrasos e prejuízos para o reino de Cristo, através de crentes que desanimam diante dos obstáculos que o inimigo levanta ou se intimidam com as ameaças dele. “Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas? Estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra.” (Ne 4:1-3). Quando Davi se dispôs enfrentar o gigante Golias, o gigante furioso se exaltou, tentou humilhar a Davi, chamando-o de menino, desfez das armas de Davi, dizendo: “você vem a mim armado com paus e pedras, por ventura eu sou um cão?”
  4. Infiltração de maneira sutil. Esta tática de Satanás é terrível, consiste em minar aos poucos as bases do cristianismo, tais como, doutrinas, bons costumes, santidade, justiça, amor e perdão, oração, consagração e adoração a Deus, infiltrando de maneira suave, no seio da Igreja, coisas e práticas carnais e sensuais que desagradam ao Espírito Santo. Com essa estratégia Satanás vai enfraquecendo as pessoas, ou uma igreja local, fazendo decair o seu nível espiritual, até conseguir dominá-la completamente ou, no mínimo, deter o seu progresso.
  5. A programação da TV brasileira está entre as piores do mundo, em termos morais. “Violência, sexo, pornografia e homossexualismo” predominam, e quase nada de educativo, muitos cristãos ficam hipnotizados com tais cenas e esquecem da igreja.


03. HORA DE DECISÃO: JOEL 03:14 – “Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão”.

  1. Deus exige dos seus uma decisão definitiva: Ez 02:01 “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo”. (1 Reis 18:21 RC) “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.” É necessário que o povo de Deus assuma uma posição para ouvir o Espírito Santo falar, empunhar as armas espirituais e combater firme contra o pecado, contra o reino das trevas.
  2. Deus espera que muitos cristãos tomem uma posição. Tome você também uma posição e então poderá ver o que o Senhor fará.


04. HORA DE JUÍZO: Gn 07:09-10 –“entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. Passados os sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio”. A justiça de Deus nunca falhou, e portanto, não falhará na última hora, assim como Deus é, “Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade”. (Sl 103:8), …“o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hb 12:29.


05. HORA DE ESTAR PREPARADO: Mt 25:06-07 – “Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas”.

Estar preparado significa estar com as “vestes limpas” sem as manchas das “obras carnais e mundanas” e ter o “vaso” transbordando de “Azeite”, que a unção do Espírito. “(Ec 9:8) “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Ef 5:27) “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”; (Tito 2:14) “o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”

Na última hora, o Senhor poderá vir a qualquer momento, por isso é necessário estar preparado. Quando Ele vier não haverá tempo de ir preparar-se. O arrebatamento dos salvos será em frações de segundos. “num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Co 15:52); “Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.” (Lc 21:28-30)

Ap 22:17 – “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida”

d. Ap 22:20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s