José, um exemplo de compromisso para os nossos dias


compromissoGênesis 50:26 –  “José morreu com cento e dez anos”

José viveu um relacionamento verdadeiro com Deus. Sua historia, suas batalhas e vitórias são provas que Deus estava com ele, mesmo nas adversidades. Através da sua história aprendemos que o nosso compromisso com Deus é a nossa identidade em qualquer lugar, nos leva a viver em função da vontade divina e nos ensina priorizar o Reino de Deus sobre todas as coisas.

Algumas lições importantes a partir do exemplo de compromisso de José:

1º – O Compromisso nos faz diferentes

Até onde vai o meu compromisso com Deus? Ele é real? Para fazer diferença precisamos ser autênticos em relação ao reino.

a)   José fez diferença entre seus irmãos;

b)   Na casa de Potifar ele se destacou e tornou-se administrador;

c)    Na prisão o carcereiro lhe confiou os demais presos;

d)   Diante dos conselheiros de Faraó ele mostrou-se sábio

e)   O seu compromisso com Deus o conduziu a uma vida que fez diferença por onde passou.

2º – O compromisso promove mudança de vida

Na parábola das sementes algumas caíram em solo rochoso (Mt 13) e quando veio o sol morreram porque não tinham raízes. As pedras impediram o crescimento das raízes que dariam sustentação. Do mesmo modo, se abaixo da nossa aparente camada cristã tiver rochas impedindo nosso crescimento, precisamos quebrar essas rochas para que a semente do compromisso com Deus cresça em nossas vidas.

O segredo de José era o seu compromisso, mesmo distante do pai e da família,  ele permaneceu fiel. A Bíblia declara que “o Senhor era com José”

3º – O compromisso deve começar no coração, onde só Deus enxerga

O verdadeiro compromisso não é aparente apenas, mas começa no interior, caso contrário seremos semelhantes aquele filho que disse ao seu pai que iria trabalhar na vinha, mas no dia seguinte se ausentou.

O coração é o lugar que só pode ser contemplado por Deus, “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações(Pv 21.2).

O coração de José estava alinhado com Deus, por onde ele passava a presença do Senhor era notória.

4º – O compromisso reflete o nosso estilo de vida.

O teólogo Charles Swindoll afirma que “Deus era claramente o segredo do sucesso de José. A sorte não teve nada a ver com isso. Além do mais, José não precisou contar a Potifar que o Senhor estava com ele; o próprio Potifar pôde verificar isso por si mesmo” (Gn 39.3-5), “Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos… e o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor a José”.

As pessoas que nos observam tem percebido a presença de Deus em nossa vida? O nosso estilo de vida condiz com a vontade de Deus?

Através de José o Senhor abençoou a casa de Potifar, mas adiante o Egito e outros povos foram abençoados através da vida de José porque ele aceitou ser um instrumento abençoador de Deus. O Senhor deseja abençoar sua família, seu trabalho, escola, sociedade através de você.

5º – O compromisso se revela no trato com as pessoas

Se você fosse colocado por Juiz sobre as pessoas que te magoaram, qual seria a tua sentença sobre elas?

José tinha motivos de sobras para odiar e vingar-se dos seus irmãos, mas ele preferiu perdoá-los e apoiá-las nas dificuldades. “E, lançando-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, chorou, e abraçado com ele, chorou também Benjamim. José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles…” (Gn 45.14,15).

Se você fosse José, o que faria?

6º – O compromisso com Deus conduz ao crescimento

Quem tem compromisso com Deus busca sempre mais de Deus para sua vida. Buscar mais de Deus significa alcançar coisas novas e maiores a cada dia. José cresceu em todas as áreas de sua vida.

Deus tirou José da casa de seu pai, onde era tido como o “queridinho e protegido do papai” (Gn 37.3) e o levou a passar por inúmeras experiências para que se cumprissem os seus propósitos em sua vida.

Os anos de sofrimento como escravo permitiu a José compreender que o sofrimento nos torna melhor do que somos – mais sensíveis à vontade de Deus e mais hábeis para cumprir nossa missão.

José cresceu na crise, ele aprendeu tirar proveito do sofrimento e aprofundar seu relacionamento com Deus. Será que estamos dispostos a assumir um compromisso com Deus semelhante a José?

O compromisso de José com a santidade, a verdade e a convicção do que Deus tinha para sua vida o manteve fiel. Muitas pessoas dizem ter compromisso com Deus, mas desistem facilmente de lutar, se entregam ao pecado e perdem a benção do Senhor.

O nosso compromisso com Deus proporcionará crescimento pessoal e espiritual e abrirá nosso coração para as mudanças e ajustes que Deus deseja fazer em nós. Quem tem compromisso com Deus vive em oração e estudo da Palavra de Deus, procura sempre conhecer a vontade do Senhor e viver em santidade.

7º – Características dos crentes compromissados

1.    Consideram os serviços da Igreja como ministério, ao invés daqueles que os vê como serviço voluntário e comunitário;

2.    Executam suas tarefas com destreza e não se queixam do tempo e custo que irão dispor;

3.    Trabalham na solução dos conflitos pela unidade da Igreja;

4.    Recebem críticas e procuram aprender com ela, acreditam que podem fazer melhor do que já fazem;

5.    Quando surge alguém com talentos superiores louvam ao Senhor pela distribuição dos dons e talentos segundo a sua vontade;

6.    São perseverantes, não desistem diante da adversidade ou desânimo, eles vão até o fim;

7.    São humildes e totalmente dependentes de Deus, não agem sob pressão e não aceitam imposições;

8.    Entendem que serem usados por Deus é a maior e mais recompensadora experiência que se pode ter na vida, não se vangloriam em seus talentos ou capacidades, mas louvam ao Senhor pelo privilégio de poder servir.

9.    Compreendem que compromisso com Deus é sinônimo de resultado positivo. ”Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita” (Salmos 126.6)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s