O jovem e suas escolhas


O que querem os jovens

O que querem os jovens?

Uma pesquisa realizada com dez mil jovens, com idade entre 15 a 29 anos, publicada pela Revista Isto é em 23/07/2008, revelou os ideais dos jovens que representam a geração dos próximos 20 anos. O resultado da pesquisa encomendada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) resultou na publicação do livro ‘Juventudes: outros olhares sobre a diversidade’, da coleção Educação para Todos do Ministério da Educação – MEC.

Mais recente o IBGE publicou um levantamento que chama a atenção para a taxa de mortalidade masculina entre homens de 20 a 24 anos. As chances de um jovem morrer antes dos 25 anos aumentaram de 2,0 para 4,4 vezes nos últimos 30 anos (1980-2010). As principais causas são o homicídio e acidentes de trânsito, frutos da exposição ao perigo comum nessa faixa etária.

O que passa na cabeça dessa geração?

A pergunta principal da pesquisa da UNESCO dizia exatamente a respeito dos anseios da juventude: Vejamos:

Eu por mim mesmo. O que melhor define os jovens nos dias de hoje. Fala dos atributos que faz com que o jovem marque o seu território e firme a sua personalidade diante do grupo:

1º.   Moda e a aparência – 26,9%;

2º.   Consciência, responsabilidade e compromisso – 14,6%;

3º.   Linguagem, Música – 9,8%;

4º.   Insegurança pessoal e social – 9,6%;

5º.   Falta de perspectivas – 8,1%;

6º.   Criatividade / Empreendedorismo – 7,1%.

As principais fontes de satisfação da juventude. As causas que promovem o bem estar da juventude:

1º.   Família – 43%;

2º.   Saúde – 26%;

3º.   Emprego – 8%;

4º.   Estudo – 7%;

5º.   Amigos – 4%;

6º.   Diversão – 4%;

7º.   Relação Amorosa – 3%;

8º.   Situação dos pais – 2%;

9º.   Governo – 1%.

As principais fontes de insatisfação da juventude. Sua ausência traz revolta, indignação e preocupação aos jovens:

1º.   Emprego – 60%;

2º.   Situação do País – 12%;

3º.   Governo – 8%;

4º.   Estudo – 5%;

5º.   Família – 4%;

6º.   Saúde – 4%;

7º.   Relação Amorosa – 2%;

8º.   Amigos – 1%;

9º.   Diversão – 1%

Onde e com o que os jovens se divertem

    • 49,2% dos entrevistados preferem manter distância da política e apenas 18,5% participa diretamente da política. Definitivamente a política não é algo que atrai o jovem dessa geração;
    • Quando estão em casa, 35% dos jovens estão conectados a televisão ou internet, o restante ouvem música, dormem ou descansam e lêem livros;
    • Os livros não atraem os jovens. Apenas 2% leram acima de 8 livros em um ano; 16,8% não abriram sequer um livro no período de 12 meses;
    • Lugares pouco atraentes onde nunca estiveram – Teatro (74%); Museu (71,4%); Cinema (46,9%); Estádios/ Ginásios esportivos (44,6%); Bibliotecas (44%).

 

O que Deus tem a ver com as minhas escolhas? 

Salmos 119.9a NTLH – Como pode um jovem conservar pura a sua vida? …

Lembre-se: quando você decidiu entregar a sua vida à Cristo, você conferiu-lhe o controle total sobre a sua vida, todas as suas decisões devem estar conforme a vontade Dele, isso inclui toda a sua vida – pessoal, profissional, sentimental, etc.

Deus irá se manifestar à você através de pessoas sábias que te orientarão sobre decisões importantes, a Bíblia sagrada será o seu manual de conduta e a oração o meio pelo qual você irá falar com Deus.

Se a tua mente estiver renovada no Senhor e a sua vontade entregue a Deus, então conhecerás a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a tua vida – Romanos 12.2.

Os valores divinos estabelecem um padrão diferente

Os jovens estão sempre buscando coisas novas e diferentes. O mundo contemporâneo é bastante competitivo e a pessoa que possui mais habilidades geralmente sai na frente das demais.

A competitividade seduz as pessoas, os jovens são competitivos por natureza. Todos almejam ser bem sucedidos e conquistar muito dinheiro, fama e poder. Vivemos como se estivéssemos sempre numa arena lutando, essa batalha desconsidera valores importantes como a amizade, companheirismo, solidariedade, a lealdade e respeito pelo outro, o que importa para algumas pessoas é vencer sempre, não importa quem tenham que derrubar.

O padrão que Deus requer de nós que sejamos diferentes. Quando você decide seguir esse padrão divino, significa que irá remar contra a correnteza dos valores pervertidos. Você continua competitivo buscando competência naquilo que faz, mas sob o domínio da vontade de Deus que exige respeito a determinados valores.

O dinheiro não será a sua principal motivação (Mt 6.19-21; I Tm 6.9-10, 17-19). As suas ações irão considerar a glória de Deus como foco principal – trabalho, educação, amizades, lazer, etc. (I Co 10.31), tudo o que você fizer será para honrar o nome do Senhor Deus a quem serve (Cl 3.22-23).

Conheça a vontade de Deus para a tua vida

Podemos fazer muitos planos, mas o que irá prevalecer é a vontade de Deus. Por isso, convém conhecê-la, compreendê-la e segui-la (Pv 16.1 NTLH) – “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.”

Ao entregar-se a vontade de Deus você estará seguro, pois irá compreender que algumas negativas ou frustrações em sua vida fazem parte de um plano superior elaborado por Deus para a tua vida. Exemplos:

  1. O tempo de peregrinação de Jacó e o seu trabalho forçado na casa de Labão foi o método utilizado por Deus para discipliná-lo como herdeiro das promessas de Deus a Abraão;
  2. A trajetória sofrida e humilhante de José foi o caminho conduzido por Deus para levá-lo ao trono no Egito;
  3. A crucificação de Jesus foi a porta de entrada para os pecadores arrependidos voltar-se a Deus.

O caminho que Deus escolheu para você pode parecer o mais difícil, sofrido e complexo, mas com certeza é caminho que te colocará nas melhores posições. Não existe um único modelo de vontade divina que possa ser aplicado à todas as pessoas, para cada uma Deus usa de métodos diferentes que no final resultam em bênçãos na vida dos perseverantes.

Eu concluo lançando novamente a pergunta do salmista e a sua resposta para a juventude: Salmos 119.9NTLH – Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.

Jovens vocês são fortes e a palavra de Deus está em vocês. Façam a diferença! O apóstolo João sabia do valor que tinham os jovens e em sua carta lembrou-se deles ao afirmar (I João 2.13b, 14b): … Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno… Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s