Eu vos dei autoridade …


autoridade espiritualEmbora a igreja possua autoridade delegada por Deus, poucos cristãos compreendem o seu verdadeiro significado. Muitas situações que ocorrem no mundo físico tem a sua origem no mundo espiritual, é lá onde devemos guerrear e combates os governos e miliciais que atuam nas regiões celestiais. Eu creio que Deus está levantando uma geração poderosa e com autoridade para governar a partir do espiritual, esse governo se revelará no mundo físico também e então o nome do Senhor será glorificado em toda a terra.

Há duas orações de Paulo que me atraem por suas verdades reveladas e que podem se aplicar a igreja contemporânea:

A primeira está em Efésios 1.16-20: 16 não paro de agradecer a Deus por causa de vocês. Eu sempre lembro de vocês nas minhas orações. 17 E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. 18 Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo 19 e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força ponderosa 20 que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial.

A segunda oração está em Efésios 3.14-19: 14 Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, 15 de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome. 16 E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes.  17 Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, 18 para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade.  19 Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.

Primeiro, Paulo Deus ao Senhor que conceda duas coisas aos irmãos em Éfeso: sabedoria e revelação. Revelação para perceber e ver certas coisas imperceptíveis à natureza humana, coisas nunca imaginadas antes; Sabedoria para saber como lidar com o que está sendo revelado. A autoridade pertence a igreja independente dela saber ou não. Porém, o fato de saber a verdade não é suficiente (revelação) é preciso agir para alcançar os resultados (sabedoria).

Exemplo de revelação: A salvação pertence a todos os pecadores, por isso a igreja prega o evangelho e conclama os pecadores para que aceitam a salvação que Cristo oferece. Se o pecador não agir, se arrependendo e se voltando para Deus, a salvação será em vão para ele. Assim ocorre com a autoridade espiritual do crente, não basta saber que tem, é preciso exercitá-la.

Na segunda oração ele pede poder e vida em Cristo e conclui desejando que todos possam compreender e conhecer à Deus. Muitos cristãos vivem toda a vida sem ter consciência da sua posição no mundo espiritual. Quando descobrimos a nossa autoridade delegado por Cristo sujeitamos os espíritos malignos sob essa autoridade. Em Efésios 6.12 fala que o campo de nossa batalha se dá contra hostes espirituais da maldade.

Mas, o que vem a ser autoridade? Significa poder delegado. Nós obedecemos a certas pessoas não porque sejam fortes, mas por causa da sua autoridade (juiz, polícia, pais, etc). Não basta o cristão ser poderoso, se não tiver autoridade ninguém irá respeitá-lo, algumas pessoas oram demasiadamente, mas não exercem a autoridade delegada.

É fato que a igreja do Senhor é poderosa, nós sabemos disso. Mas, além de poderosa ela tem autoridade para sujeitar o mundo espiritual ao seu comando. Esse poder não é conquistado através das qualidades humanas dos seus membros, ele vem de Deus.

  • Efésios 6.10: “… tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder”. O poder da igreja não vem das qualidades físicas dos seus membros, mas do Senhor.
  • I João 4.4b: “… Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo”. Quem governa o mundo? A Bíblia responde que o mundo jaz no maligno, então a autoridade que exercermos se refere ao poder sobre os dominadores das trevas.

Em Mateus 28.18 Jesus afirmou que Deus lhe concedeu todo o poder sobre o céu e a terra. Quando ele ascendeu aos céus esse poder foi repassado para a sua igreja. Esse não é um poder a ser outorgado no reino milenar de Cristo, ele já nos foi conferido, somente precisamos exercê-lo. Eu entendo que é sobre isso que Paulo está orando, Efésios 1.18-23: Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo 19 e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa 20 que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial. 21 Cristo reina sobre todos os governos celestiais, autoridades, forças e poderes. Ele tem um título que está acima de todos os títulos das autoridades que existem neste mundo e no mundo que há de vir. 22 Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo 23 A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares

Se nós, a igreja, alcançarmos a revelação completa de quem somos em Cristo, faremos proezas em nome de Jesus.

Alguns cristãos dizem: “Eu prefiro a cruz”, eles vivem uma religião que fala da cruz e vive na cruz. Os cristãos são revestidos pelo Espírito Santo para ir ao mundo, mas alguns preferem continuar apegados a cruz. Deus deseja que saiamos da cruz para o pentecostes, para a ascensão e o trono. João 14.12: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.

A cruz não é um lugar de descanso, ela representa um lugar de derrota, a ressurreição é o lugar de triunfo. Jesus não está mais na cruz, ele está assentado no trono, um lugar de autoridade, é para lá que ele quer vamos. Nós não estamos na cruz, fomos ressuscitados juntamente com Jesus.

  • Romanos 5.17,18: É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo18 Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.
  • Efésios 6.12 – Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.
  • Colossenses 2.15 – E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.
  • Colossenses 1.13 – Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado.

eu sou livreO diabo não tem o direito de governar sobre a vida da igreja, ele não tem domínio sobre ela. O problema é que muitos cristãos acreditam que a autoridade da igreja será somente no reino milenar de Cristo, ao invés de acreditar na sua autoridade delegada por Deus para todos os tempos. O diabo está dirigindo muitas coisas aqui na terra e mantendo muitos cristãos aprisionados à incredulidade, a razão e a falsa religião, mas o seu domínio e governo não alcança a Igreja verdadeira que é governada por Cristo. Nós temos autoridade para dominá-lo, nós o venceremos se  agirmos pela fé e pelo Espírito com autoridade.

Algumas pessoas acham que o diabo só está presente quando há manifestações, na verdade ele está sempre por perto. Certo autor afirmou: Não sou movido pelo que vejo. Não sou movido pelo que sinto. Sou movido pelo que creio. – Tomemos a nossa posição de autoridade em nome de Jesus.

Toda a autoridade concedida à Cristo pertence a igreja e por meio de Jesus podemos exercitá-la. Ele é a cabeça da igreja que representa o seu corpo, portanto a sua obra na terra depende da igreja tanto quanto a igreja depende dele. Por isso o apostolo afirmou que a nossa luta não é contra os seres humanos (Ef 6.12). Cristo é a cabeça da igreja e delegou autoridade sobre a terra à igreja, a cabeça somente pode exercitar autoridade  através do corpo.

Não há menção na Bíblia, no Novo Testamento, convocando a igreja para pedir que Deus faça alguma coisa contra o diabo. O crente, sim, é conclamado a fazer alguma coisa contra o diabo. A igreja não tem que orar a Deus acerca do diabo, mas exercer a sua autoridade contra o diabo. A igreja que pretende governar com Cristo deve fazer alguma coisa contra o diabo.

A autoridade sobre os demônios não é do pastor, evangelista ou líder, ela pertence a todos os cristãos (Mc 16.15-18). Em nome de Jesus expulsarão os demônios, anularão o poder do diabo em qualquer área de suas vidas.

eu tenho autoridadeVocê tem autoridade, ela começa em sua própria vida. Podemos comparar autoridade espiritual à natural, você não tem autoridade sobre os bens de alguém a não ser que essa pessoa permita. Do mesmo modo, você pode orar e expulsar demônios da vida de outra pessoa, mas não pode retirá-lo para sempre, isso compete a cada pessoa.

Então comece a exercer autoridade em sua própria vida. O diabo tem lesado muitos cristãos de viverem e desfrutarem das bênçãos de Deus sobre suas vidas. Então comece expulsando-o de sua própria vida.

Assuma a sua posição de estar no lugar elevado onde Deus quer que esteja. Efésios 1.22,23: Deus colocou todas as coisas debaixo da autoridade de Cristo e deu Cristo à Igreja como o único Senhor de tudo.  23 A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s