Quem é o mais forte?


mais forteLembro-me de quando eu era garoto que havia entre os meninos uma disputa constante sobre quem era o mais forte. Geralmente o garoto mais forte liderava o grupo, era respeitado pela maioria, além de outros privilégios. Mas, havia casos onde um garoto menor desafiava outro garoto maior mesmo sabendo que não poderia vence-lo, a sua coragem conquistava o respeito do grupo e com o passar do tempo ele poderia ser o novo líder da turma. É claro que no mundo contemporâneo muitas coisas mudaram, atualmente as batalhas se dão através de gangues e armas, porém o princípio é o mesmo, quem vencer será o mais forte e consequentemente o líder.

No mundo dos adultos o cenário muda pouco, as disputas continuam e as características que ditam quem é o mais forte são acrescidas por outras qualidades como o poder econômico, político, intelectual, influência, etc. Quem tiver mais qualidades mais forte se torna, portanto é o líder natural.

Esse negócio de ser o mais forte é tão sério que nem mesmo a igreja escapa. Quando Jesus subiu ao céu disse que a igreja receberia poder para se tornar forte, pois uma igreja fraca não prevalece contra as trevas e certamente perecerá. A igreja somos nós, homens e mulheres que aceitaram a Cristo pela fé, então devemos ser os mais fortes. Mas, será que somos os mais fortes?

O que evidencia que nós somos fortes?

Somos diferentes – A igreja é forte porque tem a sua identidade, ela não se deixa levar pela opinião alheia porque é regida pela Palavra de Deus, somos como aquela criança menor que desafia o maior, que o chama para a luta, sem medo de perder a batalha;

O nosso caráter contrapõe a cultura mundana – o cristão forte é aquele que age corretamente mesmo quando outros dizem não há nada errado em praticar um ato ilícito, ele é correto por convicção e não se contamina com o mundo;

O amor mostra que somos fortes – Jesus ordenou apenas dois mandamentos, o amor à Deus e ao próximo como a ti mesmo, que exigem força total para cumpri-los. Amar a Deus parece simples quando temos tudo o que queremos, mas o problema surge quando o silêncio divino paira em nós e as lutas são intermináveis, quando há fome, guerra, violência, etc. Nessas horas as pessoas perguntam: Aonde está Deus? Do mesmo modo amar ao próximo requer em primeiro lugar que amemos a nós mesmos, em seguida que sejamos capazes de amar até os inimigos e bendizer aqueles que nos amaldiçoam; o ódio representa o domínio da natureza pecaminosa sobre o homem, mas o amor nos torna os mais fortes de todos.

Eu poderia enumerar outras razões, mas acredito que nenhum será maior do que o amor. Deus é o mais forte de todos, a sua fortaleza não é apenas pela regência da natureza, criação da vida, etc. A maior qualidade divina e que mostra a sua total fortaleza é o amor demonstrado através do sacrifício de Jesus. Em João 3.6 lemos que Deus nos amou tanto que entregou o seu único filho (Jesus) para morrer pelos pecadores.

Você quer ser o mais forte? Então ame como Deus te amou; ame como Cristo que se entregou por ti – I Coríntios 13.4-10 (NTLH):

4     Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.

5     Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.

6     Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.

7     Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.

8     O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará.

9     Pois os nossos dons de conhecimento e as nossas mensagens espirituais são imperfeitos.

10   Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é imperfeito desaparecerá.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s