Deus em primeiro lugar


Deus em primeiro lugarPois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6.32-33

Todos nós desejamos as melhores coisas. Exemplo: carro, casa, emprego, renda, eletrônicos, roupas, alimentos, etc. Não há nada de errado em desejar tais coisas, pois elas trarão maior conforto, mais qualidade de vida, novas oportunidades e novos relacionamentos.

Onde está o problema?

As coisas naturais não podem ocupar o mesmo espaço que Deus em nossas vidas. Um será maior que o outro, não existe um ponto de equilíbrio entre ambos. As coisas terrenas são importantes para essa vida, não poderemos levá-las para a eternidade.

Na eternidade só há dois mundos: céu e inferno. O céu está reservado para aqueles que se entregam sem reservas à Jesus pela fé; o inferno está reservado para o diabo, seus anjos e os pecadores não arrependidos que rejeitam a graça de Deus. Não existe uma terceira via.

Quem não tem Jesus ocupando o centro da vida está sempre ansioso e agem desesperadamente para conquistar mais e mais coisas terrenas, seu objetivo é acumular a maior quantidade de riquezas nesta vida.

Jesus afirmou que (Mt 6.32) “os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas.” A fonte de prazer do descrente está no acúmulo de bens materiais, mais dinheiro, mais poder, mais bens, etc.

Deus sabe que nós também necessitamos de coisas materiais (Mt 6.32): “O pai de vocês que está nos céus, sabe que vocês precisam de tudo isso”. Que linda afirmação, Jesus está dizendo que Deus sabe que você precisa de carro, casa, comida, roupas, etc… Então devemos nos focar na conquista de bens terrenos? Depende… Vejamos:

Jesus não está dizendo para irmos descansar numa rede e esperar que as coisas caiam do céu; não está proibindo as pessoas de buscarem os bens materiais; não está dizendo para permanecermos 100% do nosso tempo na igreja; não, nada disso.

No verso 33 Ele dá a fórmula para a conquista de tudo aquilo que é alvo de preocupações dos ímpios, os bens materiais. Jesus está dizendo: você pode ter tudo àquilo que desejas desde que o Reino de Deus seja estabelecido em sua vida e ocupe o trono do seu coração.

Lucas 17.19, 20 – O reino dos céus não vem com a aparência exterior. Após curar dez leprosos, somente um voltou para agradecer a Jesus, a este ele disse: “levante-te, e vai, a tua fé te salvou”.

João 1.12 – Os que crêem são feitos filhos de Deus.

O Reino de Deus é espiritual e sobrenatural. A conquista de bens terrenos são frutos de trabalho, esforço, perseverança e fé em Deus, mas não é o Reino de Deus. Os ímpios também podem desfrutar das mesmas coisas. Mateus 5.45 – “Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos”.

No campo natural as oportunidades são iguais para todos: justos e injustos, bons ou maus.

Jesus disse para buscarmos a justiça de Deus, ou seja, aquilo que Deus quer, a sua vontade divina. Após entregar a sua vida à Deus é necessário conhecer a Sua vontade e segui-la.

João 9.31 – “sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse Ele ouve” – o testemunho do cego de nascença.

Mateus 6.10 – “venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.

Qual é a vontade de Deus para você? Qual é a justiça de Deus? Mateus 5.20 – “pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus”

O que acontece com a pessoa que coloca o Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar? Verso 33 – “Ele lhes dará todas essas coisas”, tudo o que você precisa será acrescentado.

Deus deseja dar-nos 2 tipos de bênçãos:

  • Vida eterna – João 3.16 – “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”;
    • Graça de Deus, Romanos 5.17b – “muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”, na NTLH diz: “E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo”
  • Vida abundante – João 10.10 – “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
    • Bens materiais, Gálatas 3.9,14 – “Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que crêem são abençoados como ele foi, … Cristo fez isso (tornou-se maldição por nós” para que a benção que Deus prometeu a Abraão seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos não judeus e para que todos nós recebamos por meio da fé o espírito que Deus prometeu”.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s