Unidos em Cristo através dos dons


somos o corpo de cristoEfésios 4.1-16

O capítulo 4 de Efésios começa com Paulo se declarando prisioneiro e servo de Cristo. A seguir ele suplica àquela comunidade cristã para que vivam de acordo com o chamado de Deus. Ele pede que desenvolvam 05 qualidades fundamentais:

1º.   Humildade – Sejam humildes,

2º.   Educação – Bem educados,

3º.   Paciência – Pacientes,

4º.   Tolerância – Suportando uns aos outros com amor,

5º.   Objetividade – Façam de tudo pela paz para que sejam unidos

Eu penso que Paulo está pedindo a esses irmãos que cultivem tais qualidades porque havia entre eles muitas diferenças pessoais que provocavam problemas àquela comunidade. Esse não era um problema só da igreja em Éfeso, nós veremos em outras passagens bíblicas que a vida em comunidade sempre foi complicada.

As pessoas são diferentes por várias razões: nacionalidades, culturas, educação, formação, pensamentos, herança familiar, economia, etc. Vejamos algumas situações comuns daquela época e que perduram até hoje:

1º.   Desrespeito aos líderes era o problema que afetava a comunidade cristã em Tessalonica (I Ts 5.12,13) – Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. 13 Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros.”

2º.   O orgulho pessoal impedia que alguns cristãos romanos enxergassem as suas falhas (Rm 12.3) – “Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.”

3º.   O julgamento humano daqueles que se intrometiam na vida alheia (I Co 4.3,4) – “Mas para mim não tem a menor importância ser julgado por vocês ou por um tribunal humano. Eu não julgo nem a mim mesmo. A minha consciência está limpa, mas isso não prova que sou, de fato, inocente. Quem me julga é o Senhor

4º.   Liderança no padrão mundano. Jesus alertou sobre o tratamento que o líder deve dispensar àqueles que ocupam posições tidas como inferiores, a hierarquia cristã é diferente da secular, nela o maior é menor e vice-versa, Mt 20.25,27: “Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: – Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês.”

Apesar das diferenças existentes na igreja de Éfeso, o apóstolo Paulo acredita que alguém deveria uni-los ao invés de separá-los. Ele deixa de lado os aspectos humanos e fala de uma natureza divina, apresentando Jesus como a cabeça da igreja. :

1º.   Jesus é a cabeça da igreja e todos pertencem ao mesmo corpo;

2º.   Deus derramou sobre todos o mesmo Espírito. Não existe Espírito Santo diferente para cada tipo de personalidade;

3º.   Deus é único e pai de todos. Em Cristo somos uma família, temos em nós o mesmo DNA espiritual;

4º.   Deus é Senhor de todos e age por meio de todos e está em todos.

Nos primeiros versos Paulo reconhece a importância da unidade e mostra que ela é possível quando os cristãos compreendem a sua natureza divina. A partir do verso 07 Paulo muda o discurso e afirma que a igreja deve ser unida em Cristo, mas reconhece um tipo de diversidade dentro da igreja que é saudável. COMO PESSOAS NATURAIS NÓS SOMOS DIFERENTES. COMO IGREJA DE CRISTO NÓS SOMOS UNIDOS. A DIVERSIDADE DE DONS PRODUZ UNIDADE.

A diversidade apresentada por Paulo não causa separação ou divisão na igreja, ao contrário, ela une a igreja para alcançar os propósitos de Deus e chegar à maturidade cristã. Paulo está dizendo àquela comunidade que eles precisavam crescer e deixar de serem crianças, no verso 14 ele declara que alguns irmãos eram:

1º.   Arrastados pelas ondas;

2º.   Empurrados por ventos de falsas doutrinas;

3º.   Eram conduzidos pela mentira dos outros;

Paulo declara que a edificação do corpo (Igreja) irá acontecer quando alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. Quando formos dirigidos por Cristo e nos tornamos semelhantes a Cristo, então seremos cristãos idôneos, membros de um corpo bem ajustado onde todas as partes estarão ligadas entre si, dando ao corpo pleno funcionamento, crescimento e desenvolvimento por meio do amor.

Algumas características que indicam se estamos alcançando a plenitude de Cristo:

1. Quando compreendemos o significado dos dons e realizamos o nosso serviço para o bem de todos

Versos 11,12Foi ele quem “deu dons às pessoas“. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.

12 Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Cada um de nós recebeu um dom divino especial e quem deu foi Cristo

No verso 7 Paulo afirma: “Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu.”

Os dons devem ser exercitados, Deus nos deu dons para usarmos em beneficio da Sua igreja, cada dom com sua especificidade contribui para a unidade da igreja – Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu… Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. Romanos 12.6a, 11.

2. Os membros da comunidade trabalham pela busca do aperfeiçoamento.

Eles almejavam a qualidade para que o trabalho seja realizado com maior eficácia por um único objetivo – a edificação do corpo de Cristo – com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (versão RA), verso 12.

O objetivo dos dons está explicito no verso 12 – “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (RA) ou “Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo.” (NTLH)

A palavra aperfeiçoar (grego katartismós) tem dois grupos de significados:

1º.   Ajustar, restaurar ou por em ordem;

2º.   Equipar ou habilitar algo para um propósito determinado

Essa palavra foi usada em outras referências bíblica como em Mateus 4.21, que fala sobre Tiago e João ‘consertando’ as redes; Gálatas 6.1, refere-se aos crentes espirituais que devem ‘corrigir’ aos demais com humildade; I Coríntios 1.10 onde os dons têm o propósito de unir os santos.

Nesse caso Paulo faz referência ao aperfeiçoamento no sentido de sugerir que o ministério seja organizado. O propósito divino é que a doutrina (ensino) cristã esteja associada à pratica, para que isso ocorra os cristãos precisam sentir-se responsáveis como membros do mesmo corpo.

3. A comunidade tem por objetivo a unidade da fé, o conhecimento de Deus, a maturidade cristã e a plenitude de Cristo.

Essa é uma igreja que deixa de lado suas imperfeições pessoais e busca unir-se por um objetivo maior em Deus. – versos 13,14 – até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Quando a igreja reflete o caráter de Cristo em sua vida diária, quando ela se transforma numa comunidade que tem como marcas principais:

1º.   O amor

2º.   A misericórdia

3º.   A justiça

4º.   A sujeição à Deus

5º.   A presença de Cristo

6º.   Trabalho

7º.   Maturidade, verso 15 – Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.         

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s