Crescimento através do conhecimento produz fé genuína


Leitura-BíblicaPorém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!

II Pedro 3.18

O conhecimento cristão verdadeiro é necessário, pois nos tornará capazes de solucionar problemas e se proteger contra qualquer ataque a nossa fé. Se você está numa estrada e o carro quebra, sem conhecimento terá que aguardar por socorro, mas se você for capaz poderá resolver o problema e continuar a sua viagem.

Quando a nossa fé está fundamentada na autoridade e conhecimento das escrituras, não tememos expor essa fé à luz da razão, visto que o próprio Deus nos deu a razão.

A ausência da fé nos leva a temer a conhecimento. Uma fé sólida não precisa temer. Porque se Deus existe o conhecimento só pode nos levar a Ele. PENSO, LOGO DEUS EXISTE! Portanto, o conhecimento nos leva a fé genuína em Deus.

Diante disso, devemos buscar o conhecimento ou viver apegados apenas as emoções?

Para alguns o cristianismo que se fundamenta no conhecimento racional é frio, triste e intelectual. Como essas pessoas se comportam?

1º.   Acreditam que devemos abandonar o conhecimento e evitar a todo custo o intelectualismo cristão;

2º.   Deixam de acessar informações e fecham suas mentes para o conhecimento, com medo da revelação que o conhecimento produz;

3º.   Acreditam que a experiência emotiva é o que importa e o conhecimento ocupa uma posição secundária em suas vidas.

O apóstolo Paulo em Romanos 10.2 (NTLH) afirmou: “porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados a Deus. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento,”

Um exemplo de grupo cristão que busca o conhecimento pode ser encontrado em Atos 17.11, durante a viagem missionaria de Paulo e Silas a Beréia: “As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade.”

A igreja do Senhor precisa se proteger contra o espírito do anti-intelectualismo, a ignorância acerca da fé pode torna-la legalista e anti-bíblica. Os que dizem que a experiência é suficiente estão colocando sua experiência subjetiva acima da verdade revelada de Deus.

O cristianismo de mente vazia é um perigo para a igreja contemporânea. O anti-intelectualismo funciona como uma fuga da responsabilidade que Deus requer acerca do uso da nossa mente, Romanos 12.12 NTLH – Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

  • Os cristãos que desprezam o conhecimento estão contribuindo para a formação de uma geração que se baseia na ignorância.
  • Alguns consideram a teologia cristã com desprezo, desconfiança e substituem a liberdade do culto por rituais.
  • Outros se focam em ações políticas e sociais mais do que no desenvolvimento do caráter cristão que levará as pessoas a plenitude em Cristo.

Mente vazia desenvolve ideologias falsas e estranhas ao evangelho de Cristo.

A nossa batalha pelo conhecimento começa na mente, II Coríntios 10.3-5 NTLH – É claro que somos humanos, mas não lutamos por motivos humanos. 4 As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas 5 e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.

CRER É PENSAR! Deus nos fez para pensar. Só podemos pensar naquilo que conhecemos. Jó 42.3-5 NTLH – Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. 4 Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. 5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.

A mente humana sofreu consequências devastadoras depois da queda, a sua mente tornou-se decaída e corrompida, sem conhecimento de Deus,

  • II Coríntios 4.4 NTLH – Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.
  • Efésios 4.18 NTLH – e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos.
  • Todos nós somos seres pensantes com algum conhecimento acerca de Deus. Os judeus através da lei e os gentios através da observação da natureza e a Lei de Deus em seus corações. Paulo fala a respeito em sua carta aos romanos 1.20-22 – Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. 21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. 22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos.

Jesus Cristo veio restaurar o homem e pelo Espírito Santo renovar a sua mente para que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade, isso é possível quando pensamos através do conhecimento adquirido. I Coríntios 2.16 NTLH – Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer amente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.

O conhecimento é uma qualidade cristã que devemos buscar aperfeiçoar, II Pedro 1.5-8 NTLH – 5 Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus.7A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo ora pela igreja em Éfeso e pede que o Espírito Santo os torne sábios através do conhecimento, Efésios 1.17-18 – E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. 18 Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo.

O entendimento nos torna capazes de realizar as melhores escolhas e viver em liberdade, Filipenses 1.9,10 NTLH – O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, 10 a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s