Superando o mal entendido


Camelo na agulha ou agulha no camelo?Quem nunca passou por um mal entendido? Podemos conviver com pessoas por muitos anos e se dar bem, mas num determinado dia uma palavra, um gesto ou simplesmente o fato de não fazer nada pode gerar um mal entendido. O que fazer?

Dizem que o futebol é um jogo coletivo que requer respeito ao adversário, mas uma pequena cena em campo envolvendo dois jogadores pode terminar uma partida em pancadaria. De quem é a culpa? Do mal entendido.

Se você já enfrentou um mal entendido, não se preocupe – você não está sozinho. A maioria das pessoas já passaram pela mesma situação que você. Vamos imaginar algumas situações:

  1. Você decide realizar alguma coisa ou ajudar alguém, a sua motivação é a mais sincera possível. Mas, alguém julga que você está querendo se aparecer e começa a espalhar entre as pessoas que você está se intrometendo porque gosta de se aparecer;
  2. O seu amigo está enfrentando problemas e você decide aconselhar com amor e sinceridade, a pessoa julga que você está se intrometendo na vida dela e explode contra você. Uma bela amizade termina por causa do mal entendido;
  3. Você participa de um grupo de trabalho e dá uma idéia genial que muda totalmente a situação do grupo, você é elogiado e premiado pela feliz idéia. Mas, no grupo o seu líder te acusa de ser egoísta porque não o colocou como mentor da idéia.

Isso não acontece apenas com você, em seu mundo. Na Bíblia temos alguns exemplos que mostram como o mal entendido acontece: Abraão; José; Moisés; Davi; etc. Todos esses personagens foram incompreendidos por alguém, mesmo assim o Senhor foi com eles e todos venceram.

Jesus é o personagem que mais enfrentou o mal entendido em sua época, a Bíblia diz que Ele veio para os judeus, mas eles não o receberam. Jesus chegou a declarar para a cidade de Jerusalém que muitas vezes quisera agasalha-los como uma galinha faz com os seus pintainhos debaixo de suas asas, mas o povo não o compreendeu e preferiram cruscificá-lo numa cruz. Até mesmo a família de Jesus não o compreendeu. Você já foi incompreendido pela sua família alguma vez?

O que fazer diante de um mal entendido? Perdoar. É tudo o que você pode fazer. Não adianta argumentar, questionar e tentar se justificar. Quando alguém se recusa a te entender não há nada a fazer. Ficar armargurado não irá resolver o problema, senão evitar que você perdoe.

Em sua vida você irá se deparar com inúmeras bifurcações e sempre que isso ocorrer terá que decidir por um caminho, escolha o perdão. Você não irá mudar o passado ou evitar novos confrontos, mas pode evitar entrar numa rota de colisão perdoando.

  • Colossenses 3.13 NTLH – Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
  • Efésios 4.32 NTLH – Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s