Convite para a festa com Jesus


Jesus esta convidando vocêFim de ano, época de muitas festas. Acredito que a maioria de nós gostamos de festas: Churrascos, confraternizações, ceias, aniversários, casamentos, etc. Imagine o seguinte: Você convida um grupo de pessoas para a sua festa e quando chega o grande dia elas não comparecem, foi exatamente o que aconteceu com o Senhor dessa parábola. A sua indignação o levou a convidar pessoas antes desprezadas para que a sua festa fosse completa.

Lucas 14.16-23 – Então Jesus lhe disse: – Certo homem convidou muita gente para uma festa que ia dar. 17 Quando chegou a hora, mandou o seu empregado dizer aos convidados: “Venham, que tudo já está pronto!” 18 – Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse ao empregado: “Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele. Peço que me desculpe.” 19 – Outro disse: “Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem. Peço que me desculpe.” 20 – E outro disse: “Acabei de casar e por isso não posso ir.” 21 – O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Ele ficou com muita raiva e disse: “Vá depressa pelas ruas e pelos becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.” 22 – Mais tarde o empregado disse: “Patrão, já fiz o que o senhor mandou, mas ainda está sobrando lugar.” 23 – Aí o patrão respondeu: “Então vá pelas estradas e pelos caminhos e obrigue os que você encontrar ali a virem, a fim de que a minha casa fique cheia.

Jesus sempre gostou de festas. A presença dele garantiu o sucesso das bodas de Cana, muitas vezes ele falou em suas pregações sobre festas e banquetes numa clara demonstrou que Ele era festivo. Mas, a diferença entre muitas festas atuais e as festas com a presença de Jesus eram os resultados alcançados. Onde Jesus estava sempre acontecia algo de bom.

O capítulo 14 de Lucas começa afirmando que Jesus estava na casa de um fariseu tomando refeição e como sempre, Jesus não perdeu a oportunidade de comunicar o evangelho aquelas pessoas (v.15): Um dos que estavam à mesa ouviu isso e disse para Jesus: – Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino de Deus!

Jesus aproveita a pergunta daquele homem para ensinar uma grande lição sobre a rejeição de Israel e a filiação dos gentios.

A história retrata o modo como Israel se relacionava com Deus. Todas as vezes em que o povo prosperava financeiramente em tempos de paz, eles se esqueciam do Senhor Deus e se voltavam contra ele. Quando se arrependiam, o Senhor se compadecia deles e os abençoava novamente.

Do mesmo modo, muitas Nações cristãs se tornaram ricas e poderosas e acabaram se esquecendo do Senhor, quando as crises surgem, eles se arrependem e novamente o Senhor os abençoa.

Com as pessoas, de modo geral, não é diferente. Quando há riquezas, saúde e tudo vai bem, muitos se esquecem de agradecer ao Senhor e rejeitam o seu convite. As atenções para as coisas naturais os levam a desviar o foco das coisas espirituais.

Com a recusa dos primeiros convidados, aquele Senhor ordenou aos seus servos irem pelas ruas e becos da cidades e convide os pobres, aleijados, cegos e coxos para a festa.

Era isso que estava acontecendo naquele tempo, enquanto os líderes religiosos criticavam Jesus e seus discípulos, os poderosos recusavam-se a ouvir a mensagem de Cristo. Mas, o povo sofrido, doente, desesperado, oprimidos viam em Jesus a esperança de um futuro melhor. Em Lucas 4.18,19 Jesus declarou: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos 19 e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.”

Quando os servos retornam pela segunda vez, uma nova notícia: Ainda há lugar. A festa era muito grande e precisava de mais convidados. O Senhor ordena que saiam novamente pelas estradas e caminhos e obrigue a todos que encontrarem a virem para que a casa se encha e a festa seja completa.

O convite foi estendido para todas as pessoas. Agora qualquer pessoas poderia entrar. Nessa parábola vemos três classes de convidados:

  1. Os que rejeitaram o convite – Israel;
  2. Os pobres, aleijados, cegos e coxos das cidades e becos – Jerusalém, o início do cristianismo;
  3. Qualquer pessoa a beira do caminho – todos os povos.

O que aprendemos com essa passagem bíblica?

  1. Temos um Senhor e ele preparou uma festa e morada para todos, João 14.2 – Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito.
  2. Nós representamos esse Senhor na terra. Portanto, temos a missão de convidar todas as pessoas para que venham à Grande Festa. I Pedro 2.9 – Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.
  3. Muitos convidados irão recusar o convite e apresentarão inúmeras desculpas – II Timoteo 4.2,4 – pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas;
  4. A terceira missão dos servos incluía convidar todos os que encontrassem no caminho. O problema atual é que muitos cristãos passam muito tempo tentando convidar quem já está inscrito para a festa e se esquecem dos que estão à beira do caminho;
  5. O termo usado por aquele Senhor foi – obrigar a todos, significa: forçar, impor, convencer, persuadir, conquistar, convidar com firmeza e de modo irresistível. As pessoas não cederiam facilmente ao convite, era precisa ter firmeza ao convidar alguém para a festa;
  6. Os servos do Senhor ouvem todo tipo de desculpas daqueles que não se interessam pela Grande Festa. Cada pessoa que recusa o convite tem uma desculpa: família, trabalho, viagem, negócios, lazer, imoralidade e defeitos pessoais e dos outros, etc. Judas 1.4 –Pois alguns homens que não temem a Deus entraram no meio da nossa gente sem serem notados. Eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral. E também rejeitam Jesus Cristo, o nosso único Mestre e Senhor. Há muito tempo que as Escrituras Sagradas anunciaram a condenação que eles já receberam. A verdade é que para o Senhor as nossas desculpas não serviram para justificar a nossa recusa;
  7. A sentença do Senhor, v.24 – “Pois eu afirmo a vocês que nenhum dos que foram convidados provará o meu jantar!”. Recusar o convite do Senhor significa fechar as portas da graça para você.

Devemos ter cuidado com as nossas desculpas, às vezes podemos convencer a outras pessoas que estamos certos, mas não podemos enganar a Deus. O Senhor conhece os segredos mais íntimos do nosso coração, ele sabe o que pensamos, Salmos 139.1-4: Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces. 2 Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. 3 Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. 4 Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.

Não existe desculpa humana que possa nos justificar diante de Deus, Romanos 1.18-20 – Do céu Deus revela a sua ira contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. 19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. 20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.

A solução para todos nós: Deixar de lado as desculpas e aceitar o convite de graça do Senhor. Estar inscrito para a Grande Festa é um privilégios dos escolhidos, Mateus 22.14 – E Jesus terminou, dizendo: – Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.

Você foi escolhido (a). Portanto, seja agradecido ao Senhor que te convidou e a quem te levou a casa do Senhor:

  1. Romanos 11.7 – E isso quer dizer que não foi o povo de Israel que encontrou o que estava procurando. Quem encontrou foi apenas um pequeno grupo que Deus escolheu; os outros não quiseram ouvir o chamado de Deus.
  2. Romanos 15.10 – Elas dizem também: “Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo escolhido de Deus!”
  3. Tiago 2.5 – Escutem, meus queridos irmãos! Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s