Geração poderosa que faz a diferença


aproveitar-tempoEu acredito na força dos jovens dessa geração para mudar o cenário atual. Numa pesquisa[1] recente sobre a juventude brasileira com idade entre 15 a 29 anos, 91% deles disseram acreditar que podem mudar o mundo. Esse é um número importante, revela uma juventude otimista disposta contribuir por um mundo melhor.

A juventude evangélica faz parte desse cenário e representa um papel importante como embaixadores do reino de Deus na terra, eles podem influenciar outras pessoas através do seu testemunho pessoal, Mateus 5.16 (NTLH) – Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

A juventude evangélica não deve omitir-se diante do mundo, mas cumprir a lei e códigos sociais e dar-lhes um novo significado. Algumas situações não são legalmente tratadas como errado, mas quem tem uma consciência cristã, senso ético e moral, procura discernir o que deve fazer baseado nos princípios ensinados por Jesus – Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. (Mateus 5.17 NTLH).

O otimismo da juventude contemporânea é um fator positivo – de cada 100 jovens, 94 possui boas perspectivas para os próximos 5 anos. Porém, não basta ter otimismo, é preciso fazer alguma coisa hoje para evitar um colapso no futuro. Os jovens não podem deixar de lutar e conquistar, é preciso que avancem e lutem contra toda espécie de perigo que possa causar destruição aos valores familiares, morais e espirituais que são os alicerces da sociedade.

A geração poderosa é aquela que não teme o inimigo e não recua diante das dificuldades. Um dia que você deixa de lutar em defesa das suas crenças pode causar a destruição de uma geração, como sucedeu com a geração de Moisés que ficou 40 anos perdida no deserto, embora estivessem tão perto da terra prometida. Algumas verdades que os jovens e adolescentes precisam saber:

1º.   Em Deus somos poderosos, a Bíblia declara em atos 1.8 que – Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

2º.   Dentro de nós está o poder de Deus para levar-nos a conquistas inimagináveis, como descreve Paulo em Efésios 3.20 – E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!

3º.   Nós temos uma referencial de vida a ser seguido, um divo[2] que vale a pena imitá-lo. Cristo veio ao mundo para trazer liberdade e tornar sua igreja poderosa, mas infelizmente muitos que se dizem cristãos continuam escravos da natureza humana pecaminosa que os impede de conquistar.

4º.   Deus acredita na força de juventude. Os adolescentes e jovens cristãos são poderosos, a palavra de Deus declara que eles venceram o maligno, I João 2.13 – Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno.

A pergunta que surge é: Quem é o maligno? Ele é próprio diabo que caiu do céu e vive atormentando a raça humana com o intuito de levá-la ao erro e afastamento de Deus. Não podemos enxergar com os olhos naturais a grande batalha que se desenrola no mundo espiritual, mas se estivermos em comunhão com Cristo, cheios do Espírito Santo e conhecimento da Palavra de Deus, seremos capazes de identificar a forma como o maligno se apresenta para tentar nos destruir.

5º.   Os jovens são fortes e podem mudar o futuro de uma família, Nação e mundo. Eles sabem disso que alguma coisa maligna está assolando a humanidade e afligindo a sociedade, tais como: corrupção nos governos; o poder dos traficantes; a grande desigualdade entre ricos e pobres; o racismo e outras formas de discriminação; a destruição do meio ambiente; uma justiça que despreza os pobres; a falta de perspectiva profissional para os jovens; a violência que promove destruição; a desagregação familiar; etc.

6º.   Você pode ter sucesso. Mas, para alcançá-lo é necessário trabalhar muito, ser competente e determinado. A melhor definição de sucesso que li, diz o seguinte: “Sucesso é conhecer o propósito de sua vida, crescer para alcançar o seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiem outros”. 

Diante dessas verdades creio que é hora dos adolescentes e jovens evangélicos assumirem a sua posição de combatentes e partirem contra o maligno. O mundo será melhor quando agirem como Josué na batalha contra os amalequitas. Enquanto Arão e Hur mantinham as mãos de Moisés levantadas, o jovem guerreiro Josué permaneceu no campo de batalhas com outros jovens até derrotarem a inimigo, Êxodo 17.8-16.

Moisés, Arão e Hur representam a experiência dos mais velhos, enquanto Josué e outros representam a força da juventude. Eu convido cada jovem a viver como Josué – Êxodo 33.7,11 – Sempre que o povo de Israel acampava, Moisés costumava armar a Tenda Sagrada a certa distância fora do acampamento. Ela era chamada de “Tenda da Presença de Deus”, e quem quisesse consultar o SENHOR ia até lá. 11 O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.

Jovem, você quer vencer e realizar grandes feitos em sua vida, então fique ao lado de alguém mais velho que possa te orientar. Os velhos sonham, mas quem tem visões e faz as coisas acontecerem são os jovens, Joel 2.28 diz: “O SENHOR diz ao seu povo: “Depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões.

O jovem que fica ao lado de pessoas experientes vai mais longe e se destaca entre os demais, Êxodo 34.9 – Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria. Os israelitas obedeceram a Josué e cumpriram todas as leis que o SENHOR Deus lhes tinha dado por meio de Moisés.

Deus abençoe todos vocês que fazem parte da GERAÇÃO PODEROSA EM DEUS – A GERAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA!


[1] IPEA_2013

[2] Uma referência, alguém a ser imitado

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s