O tempo é pouco para falar de Sansão


sanson1O que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Hebreus 11.32

Sansão foi um dos últimos juízes que governaram Israel. Após a morte de Josué e dos anciãos o povo ficou sem governo (Juízes 1.7, 10, 16), por isso Deus levantou líderes fortes para proteger o povo, entre eles estava Sansão. Esses líderes não criaram novas leis, apenas guiavam o povo com base nos ensinamentos de Moisés, esse modelo durou um período de 460 anos até a escolha de Saul como rei.

Quando os israelitas entraram na terra prometida tiveram que enfrentar muitos inimigos, entre os quais os filisteus. Sansão foi um dos líderes que guerreou contra esse povo, mas a sua história de vida é bastante contraditória por causa dos seus desvios morais, embora o seu nome conste na lista dos heróis da fé em Hebreus 11.32.

 Um pouco da biografia de Sansão

  • Ele foi um dos últimos juízes a governar Israel;
  • Seu governo durou 20 anos, Jz 16.31;
  • Era nazireu, consagrado ao Senhor. Ele não podia tomar vinho ou bebida forte, tocar em cadáveres, comer alimentos impuros, cortar o cabelo (Nm 6.1-21);
  • Era dirigido pelo Espírito de Deus quando menino (Jz 13.24,25) – A mulher de Manoá deu à luz um filho e pôs nele o nome de Sansão. O menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. 25 Sansão estava no campo de Dã, entre Zora e Estaol, quando começou a sentir que o Espírito do SENHOR o dirigia;
  • A sua força vinha do Espírito de Deus (Jz 14.6) – Mas o Espírito do SENHOR fez com que Sansão ficasse forte. Com as suas próprias mãos, Sansão despedaçou o leão, como se fosse um cabrito. Porém não contou nem ao seu pai nem à sua mãe o que havia feito.

Sansão tinha tudo para ser um grande vencedor e libertar o povo da opressão dos inimigos. Infelizmente o final da vida de Sansão mostrou que ele não cumpriu totalmente a sua missão por ignorar alguns preceitos divinos.

  • Ele quebrou seu voto quando tocou no cadáver de um leão, Jz 14.9 – Então tirou mel com as mãos e saiu comendo. Foi até onde estavam o seu pai e a sua mãe e lhes deu um pouco. E eles comeram. Porém Sansão não lhes contou que havia tirado o mel do corpo do leão.
  • Fez um banquete no padrão reprovado por Deus, Jz 14.10 – O pai de Sansão foi à casa da moça, e Sansão deu um banquete ali, como era o costume dos moços.
  • Os filisteus que eram inimigos dos israelitas estavam na festa de Sansão como convidados, Jz 14.11 – Quando os filisteus o viram, trouxeram trinta rapazes para festejar com ele.
  • Sansão se deixa levar pelos olhos, Jz 14.1,2 – Sansão desceu até a cidade de Timna e ali viu uma moça filistéia. 2 Voltou para casa e disse ao seu pai e à sua mãe: – Eu vi em Timna uma jovem filistéia. Peçam essa moça para mim porque eu quero casar com ela.
  • Sansão se deixa levar pelo espírito da época, (Jz 17.6) – Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.
  • O envolvimento de Sansão com Dalila o levou a destruição. Ele deixa uma aliança de Poder com o Espírito do Senhor para uma aliança com Dalila, Jz 16.4-21, seu nome significa – oscilante, mulher fraca.
  • forte vs fracoUma aliança incomum – A fraqueza e o poder. Dalila passa a confrontar Sansão todos os dias, Jz 16.15,16 –        Então ela disse: – Por que você diz que me ama se isso não é verdade? Você me fez de boba três vezes e até agora não me contou por que é tão forte. 16 E ela continuou a perguntar isso todos os dias. Sansão ficou tão cansado com a insistência dela, que já não aguentava mais.
  • Cuidado com quem você anda. É certo que uma hora alguém sairia vencedor. Embora tivesse consciência de quem ele era diante de Deus, Sansão não resiste as investidas de Dalila, Jz 16.17,18 – E acabou lhe contando a verdade: – O meu cabelo nunca foi cortado! – disse ele. – Eu fui dedicado a Deus como nazireu desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, perderei a minha força, ficarei fraco e serei como qualquer um. Quando Dalila percebeu que ele tinha dito a verdade, mandou o seguinte recado aos governadores filisteus: – Voltem de novo. Agora ele me disse a verdade. Então eles vieram e trouxeram o dinheiro.
  • O Espírito do Senhor se afastou de Sansão, tornando-o fraco e vulnerável, Jz 16.19,20 – Ela fez com que Sansão dormisse no seu colo. Em seguida chamou um homem, e ele cortou as sete tranças de Sansão. Aí Dalila começou a provocá-lo, mas ele havia perdido a sua força. 20 Ela gritou: – Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: “Eu me livrarei como sempre.” Sansão não sabia que o SENHOR o havia abandonado.
  • As consequências desastrosas na vida de Sansão, Jz 16.21 – Os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam com correntes de bronze. E o puseram para trabalhar na prisão, virando um moinho.
  1. Perdeu a visão,
  2. Estava preso a correntes,
  3. Como escravo passou a girar em torno de si
  4. Os inimigos passaram a zombar dele e do seu Deus, uma multidão de quase 3 mil pessoas zombam de Sansão (Jz 16.23-27)

 Toda história por pior que seja pode ter um final feliz, quando há arrependimento, esperança e confiança em Deus.

  • Uma coisa boa aconteceu com Sansão enquanto era escravizado pelos inimigos, Jz 16.21 – Mas o seu cabelo começou a crescer de novo.
  • Sansão não tinha muito tempo, mas ainda fez uma última oração, Jz 16.28 – E Sansão orou ao SENHOR, dizendo: – Ó Senhor, meu Deus, peço que lembres de mim. Por favor, dá-me força só mais esta vez. Deixa que eu, de uma só vez, me vingue dos filisteus, por terem furado os meus olhos.
  • O último feito de Sansão marcou a sua geração, mais que todos os seus feitos, Jz 16.30b – E assim Sansão matou mais gente na sua morte do que durante a sua vida.

Nos instantes finais da sua vida, Sansão clamou ao Senhor e Deus ouviu o seu clamor. O Senhor lhe devolveu a força mais uma vez, porém, agora Sansão poderia realizar algo capaz de apagar um presente de destruição para um futuro de glória que lhe inseriu na galeria dos heróis da fé.

O que fez Sansão vencer? A sua fé, mais do que qualquer outra razão ele ora ao Senhor e pede que lhe dê forças e então agarra-se as colunas principais do Templo e as empurra, derrubando-o. Notem que o escritor sagrado não faz menção ao cabelo de Sansão, mas a sua oração. Foi a fé de Sansão que lhe garantiu uma última vitória.

O que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Hebreus 11.32

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s