Vencendo a mediocridade


acima da mediaFilipenses 4.11-13

 

11 Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. 12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação

1. Conheça os seus limites … e esqueça!

A vida é curta demais para se pensar pequeno. “Ultrapasse as suas fronteiras.”

A maioria das pessoas pode fazer mais do que pensa que pode, mas em geral faz menos. Nunca se sabe o que se pode fazer até que se tente. Charles Schwab afirmou: “Quando um homem estabelece um limite para o que fará, já estabeleceu um limite para o que pode fazer.”

O Dr. J. A. Holmes alertou: “Nunca diga a um jovem que algo não pode ser feito. Quem sabe se Deus não esperou durante séculos justamente por alguém que ignorasse suficientemente o impossível, a ponto de realizar exatamente aquilo.” Se você desvaloriza os seus próprios sonhos, ninguém dará valor a eles. Você acabará descobrindo que os grandes líderes raramente são “realistas”, de acordo com o padrão dos outros.

A resposta para o seu futuro se encontra fora dos limites que traçou para si mesmo. Se você deseja saber se realmente consegue nadar, não perca tempo em águas rasas. Segundo Cavett Robert: “Qualquer pessoa que escolhe um alvo plenamente alcançável na vida já definiu os seus próprios limites.” Em vez disso, siga o conselho de Art Sepulveda: “Faça história e agite o mundo.” Vá a lugares em que você nunca esteve antes.

“Só se torna um vencedor aquele que está disposto a romper os limites”, declarou Ronald McNair. Veja pela perspectiva de Randy Loescher: “Deus diz: ‘Peça-me a montanha’.” A Bíblia diz; “O que é impossível para os homens é possível para Deus” (Lucas 18:27). Elimine o que o impede.

Quando alguém escala a árvore mais alta, conquista o direito aos melhores frutos. Glória Swanson afirmou: “Nunca diga nunca. Nunca é algo muito distante e incerto, e a vida é rica demais em possibilidades para que seja restringida dessa forma.”

Crer na impossibilidade de algo faz com que tal coisa se torne impossível. Pense em quantos projetos maravilhosos deixaram de ser concretizados por causa de uma mentalidade estreita; ou em outros tantos que foram inviabilizados desde a sua concepção por pura covardia.

Pearl Buck certa vez declarou: “Todas as coisas são possíveis até que se comprovem impossíveis — e até mesmo o impossível pode assim o ser apenas por este instante.” E John Ruskin afirmou: “Tenha sonhos elevados, pois na medida em que os tiver, assim você se tornará. Sua visão é a promessa daquilo que você deverá desvelar.” Sempre tem alguém fazendo o que outra pessoa dizia ser impossível. Ouse pensar no impensável.

Desenvolva uma capacidade ilimitada de ignorar o que outras pessoas acreditam que não possa ser feito. Não brote simplesmente onde está plantado. Floresça onde está plantado e dê frutos. Como afirmou Daniel Webster: “Há sempre espaço mais acima.” Ninguém pode predizer a que alturas você pode chegar. Nem mesmo você poderá saber, até que abra totalmente as suas asas.

 

2. Nenhum segredo do sucesso funcionará se você não trabalhar

Você não pode cumprir o seu destino com base apenas em teorias… É preciso TRABALHAR. Você foi feito para agir. Ouça ao que diz Shakespeare: “Nada pode resultar de nada.” Uma crença é inútil enquanto não for transformada em ação. A palavra trabalho não e um conceito bíblico obscuro; ele e mencionado nela mais de quinhentas vezes. Muitas vezes, a resposta mais direta para a sua oração é: comece a trabalhar.

“Empenhar-se para ser bem sucedido sem trabalhar com afinco é o mesmo que tentar colher onde não se plantou” (David Bly). Você não pode simplesmente ficar sonhando com o que poderia ser. O preguiçoso só tem sucesso quando procura não fazer nada. Um famoso e antigo ditado expressa essa verdade da seguinte forma: “A preguiça viaja tão devagar que a pobreza logo a ultrapassa.”

Aquele que desperdiça imensos períodos de tempo falando sobre o sucesso conquistará o “prêmio” do fracasso. Quando se é preguiçoso, é preciso trabalhar duas vezes mais. E uma contínua provação para quem sempre tenta conseguir algo sem fazer nada. Deus não fez suco de maçã, e sim as maçãs. Alguns dizem que nada é impossível, entretanto existem inúmeras pessoas fazendo nada todos os dias.

Alguns fazem as coisas enquanto outros ficam sentados por aí e se tornam especialistas em como as coisas deveriam ser feitas. O mundo está dividido entre os que fazem as coisas e os que falam sobre fazer coisas. Junte-se ao primeiro grupo — a competitividade lá é muito menor!

Creio que Deus não nos deu o trabalho como um fardo, mas como uma benção. “Todo homem é igual quanto às suas promessas. Eles se distinguem apenas por seus feitos” (Molière). Ficar desejando jamais enriqueceu um pobre. Robert Half expõe o engano: “A preguiça é o ingrediente secreto misturado ao fracasso; no entanto, o segredo só é mantido para o fracassado”.

Repita para si mesmo: “Idéias não podem sustentar compromissos prolongados; elas exigem o casamento imediato com a ação” (Brendon Francis). Se ao menos nos conscientizássemos da verdade, de que a maioria de nossos problemas surge quando optamos pelo ócio em lugar do trabalho, e por falar quando deveríamos ouvir…

 

3. É impossível percorrer a estrada do sucesso sem trocar um ou dois pneus furados

 

Paul Calvin, aos trinta e tres anos, já fracassara duas vezes nos negócios. Ele participou de um leilão público do estoque de sua própria loja de baterias. Com os setecentos e cinqüenta dólares que lhe restavam, readquiriu o lote de dispositivos eliminadores de bateria. Essa parte de seu negócio veio a ser denominada Motorola. Quando se aposentou na década de 1960, recomendou: “Não tenha receio de errar. Todos experimentam o fracasso. Insista sempre.” George Bernard Shaw refletiu: “Uma vida passada em meio a erros e mais útil do que uma vida improdutiva.” Esperar que a vida se encaixe com perfeição em suas próprias especificações é viver em eterna frustração. Quando cometer erros, aprenda com eles em vez de repeti-los.

Qual é a diferença entre os campeões e as pessoas medianas? Tom Hopkins nos diz: “A mais importante e singular diferença entre os campeões e as pessoas medianas é a habilidade dos primeiros em lidar com a rejeição e o fracasso.” Observe o que afirma S. I. Hayakawa: “Note a diferença entre um homem que diz: ‘Fracassei três vezes’ e o que diz: ‘Eu sou um fracasso.'” O fracasso é uma situação, nunca uma pessoa.

Os erros são sempre os melhores professores. Na Bíblia, o livro de Eclesiastes aconselha: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, reflita” (7:14). Oswald Avery aconselha: “Sempre que cair, apanhe alguma coisa”. Quem inventou o apagador conhecia muito bem a raça humana. Quem jamais comete erros não realiza nada durante toda a sua vida. E verdade: você pode lucrar com os seus erros; e exatamente por isso estou convencido de que ficarei milionário.

O fracasso não é apenas cair, e sim permanecer no chão. Seja como o profeta Jonas, que provou que não se pode manter um bom homem caído. Lembre-se de que tropeçar não é cair. Na verdade, um tropeção pode evitar uma queda. No livro de Provérbios, lemos: “Pois ainda que o justo caia sete vezes, ele tornará a erguer-se” (24:16). Herman Melville escreveu: “Quem jamais caiu em momento algum não pode ser grande coisa.”

A pessoa que nunca comete erros recebe ordens de alguém que erra e vive em função de quem erra. William Ward comentou: “O fracasso é um atraso, mas não a derrota; é um desvio temporário, mas não uma rua sem saída.” O inventor Thomas Edison, um homem que nunca é lembrado por seus fracassos mas somente por seus sucessos, expressou: “As pessoas não são lembradas pelas poucas vezes em que falharam, mas por todas aquelas em que obtiveram sucesso.” Todo passo errado, pode ser mais um passo adiante. “Assegure seu direito a cometer alguns erros. Se as pessoas não conseguem suportar a sua imperfeição, isso é uma falha delas”, proferiu David Burns.

Louis Boone sugeriu: “Não tenha tanto receio de fracassar a ponto de permitir que isso o impeça de experimentar coisas novas. A pior síntese da vida começa com três descrições: podia ter, era capaz de ter e devia ter.” Robert Schüller escreveu: “Olhe para o que deixou, e nunca para o que perdeu.” Quando aprendemos com os erros, eles são muito valiosos. Cultive essa atitude e jamais terá vergonha de experimentar. Escave as pedras preciosas ocultas em seus erros.

 

4. Imitação é limitação

“Se Deus quisesse você de outra forma, teria criado você desta outra forma” (Goethe). Ouse ser quem você é. Decida ser você mesmo! Um ditado do Congo declara: “A madeira pode ficar dez anos na água e nem por isso será um crocodilo.” A Bíblia pergunta: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas?” (Jeremias 13:23). Julius Hare alerta: “Seja o que você é. Esse é o primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor.”

“Minha mãe me disse: ‘Se você decidir ser um soldado, acabará se tornando um general; se for um monge, acabará se tornando o papa’. Em vez disso, tornei-me um pintor e acabei sendo Picasso”, disse o grande artista. Jamais alguém se tornou grande por imitação. Não seja uma cópia de algo. Cause a sua própria impressão.

“Existe um curioso paradoxo: somente quando me aceito exatamente como sou, é que posso mudar” (Carl Rogers). Como observou Frederic Klopstock: “Quem não possui opinião própria e depende da opinião dos outros é um escravo. Apenas sonhar com quem você deveria ser é desperdiçar quem você de fato é.” Não existe pessoa mais frustrada e mais infeliz do que quem passa a vida ansiando ser alguém que na verdade não e.

Quem muda a todo instante para se adaptar aos outros logo se desintegra. Todas as pessoas são criadas iguais e dotadas por seu Criador com o poderoso anseio de se tornarem diferentes.

Se você não tiver um plano para a sua própria vida, acabará por se tornar uma mera parte da vida de alguém. Não se pode pôr duas cabeças sob um mesmo chapéu. Jamais deseje ser o que você não é. “E melhor ser odiado pelo que você é do que ser amado pelo que não é” (André Gide).

“As pessoas mais insatisfeitas que conheço são as que estão tentando ser algo que não são, ou que estão tentando fazer algo que não deveriam” (David Grayson). Sempre que não tiver coragem de ser você mesmo, você sentirá falta de confiança e uma profunda e contínua carência por ser admirado. Sua vida será um mero reflexo de você mesmo nos olhos dos outros.

A maior parte das pessoas passa toda a sua vida tendo-se a si mesmo como um completo estranho. Não deixe que isso ocorra com você. A Bíblia questiona em 1 Reis: “Por que finges assim?” (14:6). “A coisa mais fácil do mundo é ser você. O mais difícil é ser o que os outros querem que seja. Não deixe que o ponham nessa posição”, aconselhou Leo Buscaglia. O oposto da coragem não é o medo. E a conformidade. A coisa mais extenuante e frustrante na vida é vivê-la tentando ser outra pessoa.

 

5. Faça mais …..

Faça mais do que existir. Viva – Faça mais do que escutar. Ouça – Faça mais do que concordar. Coopere – Faça mais do que falar. Comunique-se – Faça mais do que crescer. Floresça – Faça mais do que gastar – Invista – Faça mais do que pensar. Crie – Faça mais do que trabalhar. Distinga-se – Faça mais do que repartir. Dê – Faça mais do que decidir. Diferencie – Faça mais do que considerar. Comprometa-se – Faça mais do que perdoar. Esqueça – Faça mais do que ajudar. Sirva – Faça mais do que coexistir. Reconcilie-se – Faça mais do que cantar. Adore – Faça mais do que pensar. Planeje – Faça mais do que sonhar. Realize – Faça mais do que enxergar. Perceba – Faça mais do que ler. Aplique – Faça mais do que receber. Retribua – Faça mais do que escolher. Concentre-se – Faça mais do que desejar. Creia – Faça mais do que aconselhar. Ajude – Faça mais do que dizer. Transmita – Faça mais do que encorajar. Inspire – Faça mais do que adicionar. Multiplique – Faça mais do que mudar. Aprimore – Faça mais do que alcançar. Estenda – Faça mais do que refletir. Ore.

 

6. O único lugar para se começar é onde você está

Comece com o que você já tem e não com o que ainda não tem. A oportunidade está sempre onde você está, e nunca onde estava antes. Para chegar a qualquer lugar você precisa partir de algum outro, ou não chegará a lugar algum.

Hamilton Mahie afirmou: “A questão a que todos precisam responder não se refere ao que fariam caso tivessem os meios, o tempo, a influência e o treinamento necessários, mas ao que farão com o que já possuem”. Deus sempre nos dará a capacidade de gerar o que necessitamos a partir de algo que já temos.

Todos têm a tendência de subestimar ou de superestimar aquilo que não possuem. Como disse Ed Howe: “As pessoas estão sempre negligenciando o que podem fazer, e procurando fazer aquilo que não podem.”

Ken Keys Jr. declarou. “Sentir-se frustrado pelo que não se tem é desperdiçar o que na realidade se possui.” Na verdade, muitos obtiveram sucesso exatamente por não terem as vantagens que outros tiveram. As pessoas de iniciativa realizam mais do que as outras porque vão em frente e fazem o que é preciso antes que se sintam prontas.

“Não estrague o que você possui desejando o que não possui; mas lembre-se de que o que tem agora não passava antes de mera esperança”, refletiu Epicuro. Henri Amiel observou: “Quase tudo se deriva de quase nada.”

Nenhuma melhoria é tão certa como a que procede do uso correto, e na hora apropriada, do que já se tem. Mike Murdock sugeriu: “Tudo o que Deus já lhe deu gerará tudo o mais que ele te prometeu.” Todos que já chegaram lá começaram de onde estavam.

A verdade é que você não pode saber do que é capaz até que experimente. O mais importante catalisador para tornar o seu sonho realidade é começar de onde você está. Como ensinou Edward Hail; “Não posso fazer tudo; no entanto, posso fazer alguma coisa; e, porque não posso fazer tudo, não me recusarei a fazer a alguma coisa que posso.”

 

7. Noé não esperou que um navio aparecesse – Ele construiu sua própria embarcação

Viva para o hoje. Não permita que o que está a seu alcance hoje se perca por completo, porque a sua atenção está voltada somente para o futuro e o passado o deixou completamente abatido.

Fazer o melhor neste momento o coloca no melhor lugar para o momento seguinte. Quando se pode viver senão no presente? Todas as flores do amanhã estão nas sementes do hoje. Séneca recomendou: “Comece a viver de uma vez!”. Eilen Metcalf ressaltou: “Existem muitas pessoas que estão no lugar certo, na hora certa, e que no entanto não sabem disso.” E bom separar um tempo para se planejar, mas quando chegar a hora de agir, pare de pensar e siga em frente!

A Bíblia declara: “[Deus] Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance a sabedoria” (Salmo 90:12). Marie Edgeworth afirmou: “Não existe um momento como o presente.”

John Burroughs orientou: “A lição que a vida repete e continuamente reforça é: ‘Observe onde você está’. Sempre se está mais perto do que se pensa. A grande oportunidade está onde você se encontra. Não despreze o seu próprio lugar e o seu próprio momento.” A coisa mais importante em nossa vida é o que estamos fazendo agora. Saiba o valor real de hoje. Escreva em seu coração que todo dia é o melhor dia do ano.

Wayne Dyer observou: “Agora é tudo o que temos. Tudo o que ainda não aconteceu, tudo o que ainda está para acontecer são meros pensamentos.” O hoje, bem vivido, nos preparará tanto para as oportunidades quanto para os obstáculos do amanhã.

Poucos sabem quando é hora de agir; a maioria só sabe sentar e esperar. Muitos passam tempo demais sonhando com o futuro, sem notar que um pouco dele chega a cada instante. Concordo com o que Ruth Schabacker disse: “Todo dia carrega consigo os seus próprios presentes. Desembrulhe-os.”

 

8. Viver uma vida dupla o levará duas vezes mais rápido a lugar algum

Ou você tem caráter ou você é um simples personagem. Algumas pessoas procuram fazer algo para si mesmas, enquanto outras procuram fazer algo de si mesmas. Tryon Edwards declarou: “Idéias conduzem a propósitos e esses se transformam em ações; ações geram hábitos, que definem o caráter; e o caráter determina o nosso destino.” A Bíblia afirma no livro de Provérbios: “A boa reputação vale mais do que grandes riquezas” (22:1).

O caráter é a verdadeira base de todo sucesso que vale a pena. Uma boa pergunta para se fazer é: “Que tipo de mundo seria este se todos fossem exatamente como eu?” Você é simplesmente um livro aberto, contando ao mundo a respeito de seu autor. “Nenhum homem pode ir além dos limites de seu próprio caráter”, exclamou John Morely.

A reputação de muitos homens não reconheceria seu caráter caso se encontrassem no escuro.

Henry Ward Beecher ponderou: “Não se pode afirmar se alguém é rico ou pobre apenas pela inscrição em sua lápide. E o coração que faz uma pessoa ser rica. Ela é rica de acordo com o que é em si mesma e não pelo que possui.” Viva de maneira que os seus amigos possam defendê-lo, mas nunca precisem chegar a isso.

Permita-me lhe perguntar: O menino que você já foi um dia teria orgulho do homem que você se tornou? Você foi chamado a florescer como uma árvore e não como um cogumelo. É difícil crescer assim quando se tem um caráter fraco.

 

9. O produto de menor lucratividade que existe é a desculpa

Quando pensamos em justificativas, vemos que o mundo está repleto de inventores. Alguns desperdiçam metade de sua vida dizendo o que irão fazer e a outra metade explicando por que não o fizeram.

Você pode errar muitas vezes, mas seus erros não representarão um fracasso enquanto você não começar a pôr a culpa nos outros. Nossos próprios erros fracassam em sua missão de nos ajudar quando os atribuímos a outras pessoas. Quando usamos justificativas, abrimos mão de nossas forças de autotransformação.

Se você encontrar uma desculpa, não a use. Pessoas omissas são especialistas em se justificar. Sempre haverá desculpas à disposição para quem é fraco o bastante para usá-las.

Jamais reclame e jamais se explique. “Admitir os erros zera o marcador e a sabedoria se apresenta a seu favor” (Arthur Guiterman). Fazer um trabalho bem feito é sempre mais fácil do que forjar um álibi para não o ter feito. O diabo aguarda, ansioso, pela oportunidade de arrumar uma desculpa para cada um de seus pecados. O tempo que se gasta inventando desculpas e justificativas seria sempre melhor investido em oração, no planejamento, na preparação e no trabalho em direção aos seus objetivos de vida.

 

10. Hoje um leitor, amanhã um Líder

Você já reparou quantas pessoas que você conhece estão hoje literalmente no mesmo lugar em que estavam há cinco anos? Elas ainda têm os mesmos sonhos, os mesmos problemas, as mesmas desculpas, as mesmas oportunidades, e ainda pensam da mesma forma. Estão estacionadas na vida.

É como se essas pessoas tivessem desligado os seus relógios em algum momento e ficado presas naquele instante pelo resto de sua vida. Você está destinado a crescer, a aprender e a progredir. O maior ambiente de nossa casa será sempre o do desenvolvimento pessoal.

Com um posso aprender o que não devo fazer, ao passo que, de outro, posso extrair bons exemplos. Aprendo com os erros dos outros. Não podemos viver tanto a ponto de cometermos todos os erros pessoalmente. Podemos aprender com um sábio quando ele está errado mais do que com um insensato que esteja certo.

Deveríamos aprender como se fôssemos viver para sempre, e viver como se fôssemos morrer amanhã. Harvey Ullman afirmou: “Qualquer um que pare de aprender é um velho, esteja com vinte ou com oitenta anos de idade. Qualquer um que continue aprendendo, não apenas permanecerá jovem, como também se tornará cada vez mais valioso independentemente de sua capacidade física.” Timóteo é instruído: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Continuar aprendendo é divertido. O aprendizado traz aprovação à sua vida.

Aprenda com os outros. Aprenda a ver, nas provações dos outros, os males que deve evitar. A experiência é um bem atual que nos impede de repetir o passado em nosso futuro. A vida nos ensina, dando-nos novos problemas antes mesmo de termos resolvido os antigos. Você acha que a educação é cara ou difícil? Ouça o que nos ensina Derek Bok: “Se você considera a educação cara experimente só a ignorância.”

 

11. A confusão em que nos metemos

Mudança. Espero que essa palavra não o assuste; que, em vez disso, o inspire. “Um ser vivo se distingue de um morto pela multiplicidade de mudanças que ocorrem a todo instante com ele”, declarou Herbert Spencer. A mudança é uma prova de vida. Nada pode se desenvolver sem mudanças. Aqueles que não podem mudar de opinião não podem mudar nada. A verdade é que a vida está sempre em algum ponto crítico, pronta para enfrentar mudanças.

As pessoas esperam progredir sem que nada mude. Isso é impossível! Você precisa mudar e reconhecer essa mudança como a sua maior aliada. Quem nunca muda de idéia nunca corrige os seus erros. O fato é que a estrada para o sucesso está sempre em construção.

Você não pode se tornar o que está destinado a ser permanecendo sempre o mesmo. “Somente os tolos e os mortos não mudam de idéia. Os tolos não querem. Os mortos não podem”, afirmou John Patterson. Se você não respeita a necessidade de mudança, considere o seguinte: quantas coisas você viu que mudaram somente no ano passado? Quando você mesmo mudar, suas oportunidades também mudarão. O mesmo tipo de pensamento que o trouxe até onde está hoje não é necessariamente o que irá levá-lo até onde deseja ir. Sante Boeve descobriu essa verdade: “Existem pessoas cujos relógios param de funcionar em determinada hora, e que permanecem para sempre naquela idade.”

Mignon McLaughlin declarou: “As pessoas mais infelizes são as que mais temem a mudança.” Quando se rompem paradigmas e convenções, surgem de imediato novas oportunidades. Justificar as suas próprias falhas e erros prova apenas que você não tem a intenção de abandoná-los. Todo o progresso é devido àqueles que não se satisfazem em deixar tudo como está; aos que não têm medo de mudar. A mudança não é sua inimiga; ela é sua companheira.

 

12. Ultrapasse a si mesmo

“Nossa tarefa na vida não e ultrapassar os outros, e sim a nós mesmos — quebrar os nossos próprios recordes, sobrepujar o ontem com o hoje; realizar nosso trabalho com mais energia do que nunca” (Stewart Johnson). Se você deseja saber quem é o responsável pela maior parte de seus problemas, dê uma olhada no espelho. Se você pudesse chutar a pessoa responsável pela maioria de suas dificuldades, não poderia sentar-se por três semanas. Já é hora de sairmos de nosso próprio caminho.

A maioria das pedras em que as pessoas costumam tropeçar está debaixo de seus próprios chapéus. Louis XIV comentou: “Poucas coisas podem resistir a um homem capaz de dominar a si próprio.” A sabedoria bíblica aconselha: “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” (Pv 25.28)

“O seu futuro depende de muitas coisas, especialmente de você” (Frank Tyger). Você pode ser bem-sucedido se ninguém mais acreditar em você; no entanto, jamais o será se não acreditar em si mesmo. Como analisa Zig Ziglar: “Sua mente entrará em ação para conceber aquilo que você visualizar em pensamento. Se você mudar o conteúdo do que visualiza, mudará de forma automática o seu desempenho.” Você será exatamente aquilo que vincular de modo consistente às palavras “Eu sou”.

Ralph Waldo Emerson afirmou: “E impossível que um homem seja enganado por alguém que não por ele próprio.” Adquira o controle de sua mente ou ela o dominará. Sua imaginação dita o grau de sua abertura a uma direção positiva. Como Norman Vincent Peale ressaltou: “Não crie obstáculos em sua imaginação. Lembre-se de que Deus está com você e nada pode derrotá-lo.”

“Nossos melhores amigos e nossos piores inimigos são os pensamentos que temos a nosso próprio respeito” (Dr. Frank Crane). Pare de olhar apenas para o lugar em que você está e comece a olhar para aquilo que você pode se tornar. A Bíblia declara: “Como um homem pensa e como faz suas escolhas, assim ele é” (Provérbios 23:7). Tenha cuidado com os seus pensamentos, pois a qualquer momento podem se transformar em palavras, e as ações vêm em seguida. Pensar de forma errada quase sempre leva ao sofrimento.

Ninguém pode derrotá-lo a menos que você se derrote primeiro. Nossa auto-imagem estabelece as fronteiras e os limites para cada uma de nossas realizações, uma a uma.

O seu mundo existe antes de tudo dentro de você. Marriane Crawford afirmou: “Todo homem carrega dentro de si o mundo em que tem que viver”. Está com dificuldades para ouvir a Deus? “Quando Deus fala, a sua mente se torna a sua maior inimiga” (Bob Harrison). Está enfrentando os maiores obstáculos da sua vida? James Allen responde: “Você é própria deficiência que precisa enfrentar. Você mesmo precisa escolher o seu lugar.” Lembre-se: você é o seu próprio médico quando se trata de curar um estômago embrulhado de medo, uma cabeça quente ou uma cabeça dura.

 

13. Para terminar em primeiro, você precisa primeiro terminar

Você deseja realizar algo em sua vida? Então, seja como um escultor. Jacob Riis declarou: “Olhe para o escultor martelando uma rocha cem vezes talvez sem produzir uma única rachadura. No centésimo-primeiro golpe, porém, ela se divide em duas e eu sei que não foi por causa da última martelada, mas por todas as que a antecederam.” Qualquer coisa que você desejar realizar na vida requererá persistência.

Quem busca algo com persistência, sempre acaba alcançando. A perseverança é o resultado da determinação em se prosseguir, enquanto a obstinação resulta da determinação em ficar empacado. Segundo Montesquieu: “O sucesso muitas vezes depende de se saber quanto tempo levará para que se obtenha êxito.” Eis o segredo do sucesso: nunca desanime e jamais desista. Muitas vezes o sucesso consiste em se permanecer apenas por mais um minuto.

Calvin Coolidge expressou: “‘Pressionar’ já resolveu e continuará a resolver os problemas da humanidade.” No texto de Tiago 5:11 lemos: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança.” As pessoas que são persistentes têm sempre esta atitude: nunca perdem o jogo, apenas ficam sem tempo. Todo progresso espiritual é como o desenvolvimento ce um vegetal, com suas raízes, flores e frutos: primeiro recebemos direção, depois temos paz e em seguida convicção: “Nunca pense que a demora de Deus representa uma recusa. Persista, seja firme, resista. A paciência é sinal de caráter” (Compte de Buffon).

Joel Hause declarou: “Você pode ser o que decidir ser. Determine-se a ser algo no mundo e o será. ‘Não posso’ nunca levou realização alguma; ‘Vou tentar’ tem feito maravilhas.” Herbert Caufman acrescenta: “Partidas velozes não contam. O resultado final não revela quem teve uma excelente largada caso a chegada demonstre que você é apenas mais um entre os diversos corredores.”

A vitória é sempre do que persevera mais.

 

14. Mentirinhas inocentes deixam marcas profundas

A honestidade ainda é a melhor política. Contudo, parece que há, atualmente, menos partidários da boa política do que costumava haver. George Braque afirmou: “A verdade existe; a falsidade precisa ser criada.” E Cervantes observou: “A verdade irá se sobrepor à falsidade como o óleo sobre a água.”

Duas meias-verdades não formam necessariamente uma verdade. Tome cuidado com meias-verdades, pois você pode acabar enrolado na metade errada. A mentira tem pernas curtas; precisa sempre do apoio de outras mentiras para se sustentar. Não existe substituto conhecido para a verdade. Não existe substituto aceitável para a honestidade. E não existe justificativa válida para a desonestidade.

Nada se revela mais sórdido do que as mentirinhas inocentes. Algumas vezes, uma mentirinha começa como uma historinha muito inocente, mas, em geral, ela termina como um intrincado e longo drama. Pode parecer que uma mentira irá resolver o presente; no entanto, ela não possui qualquer futuro.

A única maneira de uma pessoa ser verdadeiramente livre é sendo apegada à verdade. João 8:32 assegura: “E conhecerão a verdade e a verdade os libertará.” A verdade é poderosa e sempre prevalecerá.

Os mentirosos não possuem amigos verdadeiros. “Se você mentir e depois disser a verdade, a verdade será considerada mentira” (ditado sumério). Os honestos mudam de idéia para serem coerentes com a verdade e os desonestos alteram a verdade para que ela se encaixe em suas idéias. Não existem graus de honestidade.

A Bíblia aconselha: “Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração” (Provérbios 3:3). M. Runbeck declarou: “Não existe um poder mais formidável sobre a terra do que a verdade.” Reflita no conselho de Pearl Buck: “A verdade é sempre um estímulo.” Então, fale a verdade para que a sua vida não seja um tédio.

 

15. O mundo pertence aos que têm entusiasmo

Pense com animação, fale com animação, aja com animação, e você se tornará uma pessoa animada. A vida terá um novo sabor, com interesses e significados mais profundos. Você pode ser bem-sucedido praticamente em tudo aquilo por que tiver um ilimitado entusiasmo. O entusiasmo move o mundo.

O seu entusiasmo reflete as suas reservas, os seus recursos inexplorados, e quem sabe até o seu futuro! O nível de entusiasmo estabelece uma das diferenças mais marcantes entre as pessoas. “Ser bem-sucedido é ir de fracasso a fracasso sem perder o entusiasmo”, ponderou Winston Churchill. Verdades não podem ser descobertas nem níveis mais elevados atingidos sem alegria e entusiasmo. A Bíblia declara em 2 Crônicas 31:21: “(Ele) trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou.”

“Ninguém consegue manter o seu entusiasmo de forma automática” (Papyrus). O entusiasmo precisa ser nutrido por novas atitudes, por novas aspirações, por novos esforços e por uma nova visão. A responsabilidade é sua se o seu entusiasmo se foi; você falhou em alimentá-lo. O que é entusiasmo? Quem responde é Henry Chester: “O entusiasmo não é nem mais nem menos do que a fé em ação.” Helen Keller afirmou: “O otimismo é a fé que conduz à realização.” Nada pode ser feito sem esperança ou confiança.

Não é a nossa posição, e sim a nossa disposição, que nos torna felizes. Lembre-se: algumas pessoas morrem de frio no inverno; outras esquiam. Uma atitude positiva sempre gera resultados positivos. A atitude é uma coisa pequenina que faz uma enorme diferença. A depressão, a melancolia, o pessimismo, o desespero e o desânimo paralisam mais gente do que todas as doenças juntas.

Você já reparou que, independentemente de quantas preocupações um pessimista tenha, ele sempre encontra espaço para mais uma? Lembre-se deste provérbio chinês: “É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.” Das Energi aconselhou: “Vote pela sua vida. Vote sim!”

 

16. Se você sair à caça de dois coelhos, não vai pegar nenhum

Faça esta pergunta a si mesmo: “Qual é o meu alvo?” Delegue, simplifique ou elimine baixas prioridades o quanto antes. Faça mais fazendo menos. Há pessoas demais, em carros demais, com pressa demais, indo em muitas direções para chegar a lugar nenhum por nenhuma razão.

Tim Redmond aconselhou: “Não seja pau para toda obra sem conhecer a fundo nenhuma.” Em lugar disso, siga este poderoso conselho do apóstolo Paulo, que escreveu: “Uma coisa faço: (…) prossigo para o alvo” (Filipenses 3:14). Aquilo em que você puser o seu coração por inteiro determinará o modo como você viverá. Carl Sandberg concluiu: “Existem pessoas que querem estar em todos os lugares ao mesmo tempo e assim não chegam a lugar algum.”

Como você pode conseguir o que deseja? Quem responde é William Locke: “Eu sei como você pode conseguir o que quer: precisa ter só uma coisa em vista; nunca deixe que seus olhos se desviem para a direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo. E não olhe para trás, pois pode ser fatal.” Jesus nos adverte: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois assim ou odiará um e amará o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24). Quando se serve a dois senhores, precisa-se mentir a um deles.

George Bernard Shaw escreveu: “Dê a um homem saúde e uma direção para seguir e ele jamais terá que parar para se preocupar se está ou não feliz.” Todos sabemos que Walt Disney foi muito bem-sucedido. Quem sabe a chave para o seu sucesso não esteja em sua própria confissão: “Amo o Mickey Mouse mais do que a qualquer mulher que já tenha conhecido.” Isso é o que significa concentrar-se na prioridade!

“Ponha todos os seus ovos em uma única cesta e, então, vigie esta cesta.” A maneira mais rápida de fazer muitas coisas é fazer uma coisa de cada vez. Os únicos que serão lembrados são os que fizeram uma só coisa excepcionalmente bem. Não faça como aquele que disse: “Estou concentrado só que em outra coisa.”

 

17. Tenha a coragem de viver. Desistir é fácil para qualquer um

“O mundo sempre lhe dará a oportunidade de desistir, entretanto, somente o mundo chamaria ‘desistir’ de ‘oportunidade'” (Clint Brown). Em tempos de provação, muitos acabam reprovados por terem desistido. Um dos mais poderosos princípios do sucesso já divulgados á Jamais desista!

Nada nem ninguém pode mantê-lo caído a menos que você decida não se levantar mais. H.E. Jansen comentou: “Vencedor é o que foi declarado derrotado várias vezes, mas não deu ouvidos ao juiz.” Descubra uma maneira de colocar-se positivamente, e não o contrário. Um preguiçoso sempre é julgado pelo que deixa de fazer. A escolha entre desistir ou prosseguir é um momento decisivo em sua vida. Não se pode fazer o relógio retroceder, mas pode-se dar corda nele novamente.

O traço mais comum em todas as pessoas bem-sucedidas é o fato de que elas venceram a tentação de desistir. Uma das melhores formas de dar uma chance ao que você possui de melhor é se levantar quando for a nocaute.

“Não posso!” é a conclusão dos tolos. Ouça Clare Booth Luce: “Não existem situações sem esperança; o que há são homens que perderam a esperança nelas.” O almirante Chester Nimitz ressaltou: “Deus me concedeu a coragem de não desistir do que considero correto mesmo que eu já tenha perdido a esperança.” Desistir é a maior de todas as tragédias. O famoso boxeador Archie More refletiu: “Se eu não sair das cordas, perderei a luta.”

A escolha é simples: ou você se levanta e passam a contar com você, ou permanece no chão até ser declarado vencido. A derrota nunca chega enquanto não for admitida. O seu sucesso será medido pela sua disposição em prosseguir tentando.

 

18. Quem sorri, dura mais

Existe uma plástica para o rosto que você pode operar por si mesmo, e que garante melhorar a sua aparência: ela se chama sorriso. Rir é como trocar as fraldas de um bebê — não resolve um problema de forma permanente, entretanto torna a situação mais aceitável por um certo tempo- Anime-se! Como salientou Robert Frost: “A felicidade compensa na altura o que está faltando no comprimento.” Abraham Lincoln comentou: “A maioria das pessoas é tão feliz quanto se dispõe interiormente a ser.” O pior dia que alguém pode ter é o dia em que não riu.

O otimista ri para esquecer; o pessimista se esquece de rir. Você pode muito bem rir de si mesmo de vez em quando — todo mundo faz isso. O único remédio que não requer prescrição, não possui sabor desagradável e é gratuito é dar risadas.

Um sorriso é uma curva que nos ajuda a ver as coisas retas. Um sorriso é um arremesso em curva que você lança em direção a outra pessoa; e que sempre acerta o alvo. Ele possui um longo alcance, mas é você que tem que fazer o primeiro movimento. Seu mundo brilhará mais através de um sorriso. Portanto, sorria sempre e dê um descanso à sua expressão carrancuda.

Henry Ward Beecher declarou: “Uma pessoa sem senso de humor é como uma carroça sem molas: dá solavancos com qualquer pedrinha na estrada.” Guarde em seu coração o que disse Mosche Wadocks: “O senso de humor faz com que você não preste atenção ao desagradável, tolere o que o aborrece, supere o inesperado e sorria junto ao insuportável.” O seu dia seguirá o mesmo sentido que os cantos de sua boca indicarem.

Creio que sempre que você sorri, e ainda mais quando dá risadas, você acrescenta algo à sua vida. Janet Layne afirmou: “De todas as coisas que você veste, sua expressão é a mais importante.” O livro de Provérbios ensina: “O coração bem disposto é remédio eficiente” (17:22). Uma boa risada é o melhor remédio, mesmo quando não se está doente.

“O mundo é como um espelho; olhe emburrado e ele retribuirá de igual modo. Sorria e ele também irá sorrir” (Herbert Samuel). A alegria é contagiante, entretanto, parece que alguns camaradas foram vacinados contra essa “infecção”. O problema em ser um resmungão é ter de fazer novos amigos a cada mês. Todos que esperam receber felicidade precisam transmitir felicidade. Você não tem o direito de consumi-la sem que a produza.

“Era apenas um radiante sorriso, Mas a escuridão da noite afugentou. Embora custasse tão pouco para ser dividido, Fez com que valesse a pena viver aquele dia”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s