A batalha nossa de cada dia


luta-entre-o-bem-e-o-malQual a grande batalha que nós, os cristãos, enfrentamos? A luta contra o pecado. Efésios 6.12; Gálatas 5.16,17

Na carta aos efésios 6.12, o apostolo Paulo fala sobre forças espirituais da maldade que agem tentando nos afastar da presença de Deus e sua vontade.

Em Gálatas 5.16,17, o mesmo Paulo afirma que nem tudo que acontece de errado em nossas vidas está relacionado diretamente ao mundo espiritual, pois temos outro inimigo que age contra a vontade de Deus em nós, a natureza humana.

A nossa batalha não é somente no mundo exterior contra os principados e forças do mal, mas também dentro de nós.

  • Romanos 7.7,8 – O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice.” 8 Porém o pecado se aproveitou dessa lei para despertar em mim todo tipo de cobiça. Porque, se não existe a lei, o pecado é uma coisa morta.

Paulo está dizendo que a Lei – o conhecimento de Deus, lhe fez ter ciência do que é errado. O resultado desse conhecimento gerou uma luta interna entre as duas naturezas: humana e espiritual, a velha e a nova natureza.

Ser cristão não é simplesmente querer agradar a Deus, mas lutar diariamente com todas as forças contra a velha natureza, certamente essa não é uma batalha fácil.

  • Romanos 7.22-24 – Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. 23 Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. 24 Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?

A impressão que alguns têm é que Paulo se entregou ao pecado e que não foi capaz de superá-lo. Mas, não é isso que acontece, veja o verso seguinte:

  • Romanos 7.25: Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, esta é a minha situação: no meu pensamento eu sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado.

Veja também

  • Romanos 8.1-3 – Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. 2 Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. 3 Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.

Certo escritor afirmou: O pecado não reina mais em nós, mas ainda há uma luta … Horatius Bonar (teólogo e pastor escocês, séc. 19, morreu aos 33 anos) afirmou: “Enquanto a conversão acalma um tipo de tempestade, ela faz surgir outra, que durará a vida toda.

A batalha contra o pecado que representa a velha natureza não cessa enquanto não estivermos perante o Senhor na eternidade, ela dura toda a vida, é uma batalha a ser travada por crianças, jovens, adultos e velhos – a luta envolvendo as duas naturezas: o velho homem contra o novo homem.

  • Efésios 4.22-32: Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. 25 Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! 26 Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. 27 Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês. 28 Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. 29 Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. 30 E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. 31 Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

No capítulo 8 de Romanos Paulo fala sobre sua batalha entre a velha e a nova natureza. Ele deixa claro que qualquer vacilo e o pecado o dominará, por isso é necessário ouvir e obedecer ao Espírito, porque no Espírito está a vida.

  • Romanos 8.6 – As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.

A presença do Espírito Santo dentro de nós é que dá força para vencermos a batalha contra o pecado.

  • Romanos 8.11-14: Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês. 12 Portanto, meus irmãos, nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana. 13 Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente. 14 Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Alguém pode pensar que ao entregar a sua vida à Cristo nunca mais irá pecar, que agora é outra pessoa, etc. Na verdade você continua sendo a mesma pessoa: quando você peca, você sabe que está errado e que diante de Deus você é responsável por seus atos; você tem a liberdade para escolher entre a velha natureza e a nova natureza dada pelo Espírito Santo.

 A diferença é que agora você é uma nova vida em Cristo. O Espírito Santo está dentro de você para dirigir as motivações, te orientar sobre suas escolhas, mostrar o caminho correto, orar por você e o mais importante – torná-lo parecido com Jesus.

  • Romanos 8.29,30 – Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles.

A partir do momento em que você entregou a sua vida para Cristo e enquanto permanecer fiel ao Senhor, o Espírito Santo diariamente estará trabalhando em silêncio na tua vida para que você se torne mais parecido com Jesus Cristo.

  • II Coríntios 3.17, 18- Aqui a palavra “Senhor” quer dizer o Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade. 18 Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.

A batalha entre as duas naturezas continuará até o fim da sua vida, mas lembre-se: quem tem o Espírito Santo dentro de si tem a força necessária para vencer até o fim.

  • I João 4.4: Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s