Santidade todo dia


santidade_1275151132I Coríntios 1.1-2 – 1 Eu, Paulo, que fui chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus, escrevo, junto com o irmão Sóstenes, esta carta à igreja de Deus que está na cidade de Corinto. Escrevo a todos os que, pela sua união com Cristo Jesus, foram chamados para pertencerem ao povo de Deus (chamados para serem santos). Esta carta é também para aqueles que em todos os lugares adoram o nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

I Pedro 1.15,16 – Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. 16 Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Sejam santos porque eu sou santo.”

A santificação é uma condição necessária à todos aqueles que desejam servir ao Senhor. Paulo declarou a igreja em Corinto que eles foram chamados para pertencer ao povo de Deus e Pedro afirma que devemos ser santos como aquele que nos chamou a santidade.

Qual o significado da palavra santidade? Estar separado. Quando entregamos a nossa vida a Cristo, aos poucos, somos santificados na medida em que obedecemos a Palavra de Deus.

Na medida em que somos santificados o Espirito Santo assume o controle de nossas vidas. Portanto, a medida em que temos o Espírito é a mesma em que somos santificados. Se não houver santificação não tem o Espírito Santo, se não tiver o Espírito Santo não há santificação.

A santificação na vida cristã obedece três etapas:

  1. Santificação instantânea, quando você se converte a Cristo;
  2. Santificação progressiva, na medida em que você se desenvolve na vida cristã;
  3. Santificação total, quando você morre e passa a estar com Cristo.

Imagine alguém que acaba de comprar uma casa velha, a primeira impressão para quem a vê é que se trata de uma casa velha, mas na medida em que você vai reformando a casa a sua aparência vai mudando, até que a reforma seja concluida. Quando isso ocorre as pessoas ficam felizes porque estão diante de uma transformação que agregou valores aquela casa.

As pessoas que veem uma casa sendo reformada não imaginam o que passa na cabeça do seu dono e como ela ficará depois de pronta. Porém, o dono sonha com a casa pronta, ele imagina como ela será, cada detalhe está nitido em sua memória como se já estivesse pronto.

Conosco ocorre a mesma coisa, quando o mundo olha para você te vê como uma casa velha sendo reformada, o aspecto não é dos melhores, mas quando o processo de reforma terminar você estará perfeito diante de Deus. Enquanto isso não ocorre as pessoas olham para você como se fosse alguém normal, mas diante de Deus você está sendo reformado para algo muito maior.

O Espírito Santo é o reformador que trabalha em você mudando, reformando, alterando para que você esteja perfeito diante de Deus. Um dia esse trabalho de restauração irá terminar e você estará pronto para se encontrar com Deus. Filipenses 1.6 – Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.

Quando Deus olha para você é exatamente isso que Ele vê – uma casa em reforma. Só que tem um detalhe, Deus te vê como se já estivesse pronto.

Você já parou para pensar em como Deus te imagina depois de concluida a obra? Romanos 8.29 – Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.

Qual a nossa posição atual diante de Deus? Nós estamos sendo gradivamente santificados para sermos parecidos com Jesus. Ele foi perfeito e Deus deseja o mesmo de todos nós, é isso que a Palavra quer dizer quando afirma: sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo.

Há muitas expectativas sobre que você será quando a obra estiver completa. Romanos 8.19 – O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são.

O Espírito Santo pode mudar a nossa maneira de viver. Em nossa natureza pecaminosa não há bem algum, o papel do Espírito Santo quando encontra lugar no coração humana é transformar essa pessoa, tirar dela a mente carnal e colocar uma mente espiritual. Quando compreendemos isso e nos submetemos a direção do Espirito Santo somos transformados de glória em glória.

O Espírito Santo remove de você o desejo em praticar o que é mal e coloca em teu coração o desejo de amar e servir ao Senhor da melhor maneira. Mas o desejo em fazer o bem não é suficiente, você precisa ter atitude e determinação para fazer o bem, assim como a casa velha se não for consertada poderá ruir, se você não se moldar à vontade de Deus na tua vida certamente irá se destruir.

Então o que fazer para se tornar santo como o Senhor deseja?

1º.   O segredo está em Romanos 12.1-2, submeter-se a vontade de Deus é uma atitude inteligente: Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. 2 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

2º.   Arrependa-te, a porta da graça continua aberta para você – I João 1.9: Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.

Em Gálatas 5.19-21 o apóstolo Paulo apresenta uma lista de coisas que desagradam a Deus e no final ele afirma – “Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.” (V. 21b). Deus espera muito mais de nós: mais do que participações nas reuniões da igreja; mais do que uma declaração de fé pelo batismo; mais do que a participação num ministério local; etc. Ele deseja que cada um de nós se arrependa todos os dias e se volte para Ele a fim de que o Seu Espírito Santo possa habitar em nós.

Ter uma vida santificada e ser santo é: viver em novidade de vida; ser uma nova criatura; produzir frutos espirituais; ter a natureza de Cristo reinando em nós; ser diferente; demonstrar o amor de Deus através das nossas ações; etc.

 Em Gálatas 5.24 lemos: As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza.

Você pode alegar que ser cristão dessa maneira é algo mui dificil e eu concordo contigo, não é fácil viver uma vida santa aos olhos de Deus, por isso Paulo afirmou em Romanos 6.11 – Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus.

O que isso significa? Você entregou a sua vida para Cristo pela fé, essa entrega tem que ser total, sem reservas. Jesus Cristo deve reinar em seu coração e mente, o Espírito Santo será o seu condutor que irá mostrar a vontade de Deus para você. Agindo desse modo, a natureza carnal e pecaminosa não governará a tua vida, você não será controlado pela velha natureza, por seus hábitos e velhos costumes. Agora você é nova criatura em Jesus Cristo, você foi transformado, então viva para a glória de Deus!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s