Sejam sempre agradecidos


gratidaoLucas 17.11-19:Jesus continuava viajando para Jerusalém e passou entre as regiões da Samaria e da Galiléia. 12 Quando estava entrando num povoado, dez leprosos foram se encontrar com ele. Eles pararam de longe 13 e gritaram: — Jesus, Mestre, tenha pena de nós! 14 Jesus os viu e disse: — Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês. Quando iam pelo caminho, eles foram curados. 15 E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. 16 Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. 17 Jesus disse: — Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? 18 Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus? E Jesus disse a ele: — Levante-se e vá. Você está curado porque teve fé.

O texto que lemos descreve um dos milagres realizados por Jesus a um grupo de pessoas leprosas que clamavam por sua misericórdia. Eles obedeceram a voz de Jesus em ir até o sacerdote para serem examinados e durante o caminho foram curados. Porém, apenas um deles ao perceber que estava curado se alegrou e voltou louvando a Deus em voz alta, diante de Jesus ele se prostrou e agradeceu.

Essa passagem apresenta uma estatística impressionante: apenas 10% agradece enquanto 90% abençoados não se lembram de agradecer a Deus.

Jesus chama a atenção para a indiferença do restante do grupo que não retornou para agradecer. Notem que, Jesus não exigiu que voltassem ou que agradecessem, mas elogiou a atitude do estrangeiro que retornou lembrando-se de agradecer.

Eu acredito que quando Deus decide abençoar a vida de alguém não o faz esperando que sejamos agradecidos, que testemunhemos sobre o que Ele fez. Deus abençoa simplesmente pelo fato dele ser Deus e não rejeitar ao clamor desesperado de quem se aproxima dele. Mas, a atitude de agradecer a Deus faz toda a diferença.

Neste ano, começamos o período de oração no dia 09 de março/14 pela manhã e por 50 dias (até 27 de abril/14), todos os dias fomos desafiados a orar dois propósitos específicos: Igreja (coletivo) e pessoal (individual). Nós apresentamos ao Senhor inúmeros propósitos, entregamos a Deus os nossos planos, sentimentos, desejos em relação ao Ministério e Igreja do Senhor, diversas áreas de nossas vidas pessoais, governos, cidade, etc.

O primeiro dia e o último dia desse período foram reservados para orações de agradecimento a Deus. Talvez, algo incomum para muitos cristãos acostumados apenas a pedir sem nunca agradecer a Deus. Muitos propósitos não tiveram uma resposta imediata, mas pela fé eu creio que os céus estão se movendo em nossa direção e coisas grandes irão acontecer sobre esse ministério.

Por que algumas pessoas não são agradecidas a Deus? Provavelmente por não compreenderem o modo como Deus age em suas vidas; a descrença no que Deus pode fazer; a falta de visão espiritual que os impede de enxergar além das circunstâncias, etc.

A Bíblia ensina que os que esperam no Senhor são como águias: Eles enxergam longe e tem um faro apurado, é capaz de detectar uma conquista a quilômetros ou anos de distância. Por isso, agradecemos a Deus não somente pelo que vimos, ouvimos e sentimos, mas principalmente por coisas que ainda irão acontecer e que parecem distantes de nós nesse momento.

PORQUE AGRADECEMOS AO SENHOR?

I – PORQUE ELE NOS OUVE

  1. Quando intercedemos por alguém querido: “Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida” – Gênesis 25.21 (NTLH);
  2. Quando somos desprezados: “Léia ficou grávida outra vez e teve outro filho, a quem deu o nome de Simeão. E disse: — O SENHOR ouviu que eu era desprezada e por isso me deu mais este filho.” – Gênesis 29.33 (NTLH);
  3. Quando estamos desesperados:No meu desespero, eu clamei ao SENHOR e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o SENHOR ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro. Salmos 18.6 (NTLH) – “Pois o SENHOR ouve os necessitados e não despreza o seu povo que está na prisão.” Salmos 69.33

II – PORQUE ELE NOS FEZ PROMESSAS:

  1. As suas promessa incluem a salvação, garantida para quem busca ao Senhor: “Então todo aquele que pedir a ajuda do SENHOR será salvo. Pois o SENHOR prometeu que todos os que não tiverem sido destruídos estarão no monte Sião, em Jerusalém. Aqueles que o SENHOR escolheu serão salvos.” Joel 2.32;
  2. As suas promessas incluem sermos honrados por Deus: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1.12;
  3. As suas promessas incluem você e outras milhares de gerações depois de você:Cumpro a minha promessa a milhares de gerações e perdôo o mal e o pecado. Porém não deixo de castigar os seus filhos e até os netos, os bisnetos e os trinetos pelos pecados dos pais.” Êxodo 34.7;
  4. As suas promessas incluem as bênçãos de Abraão: “Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar.” Atos 2.39 – “Isso quer dizer que os que são considerados como os verdadeiros descendentes de Abraão são aqueles que nasceram como resultado da promessa de Deus, e não os que nasceram de modo natural. Romanos 9.8;
  5. Todas as suas promessas nos incluem: “Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Por isso purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele.” II Coríntios 7.1

III – PORQUE SOMOS ESCOLHIDOS POR DEUS

  1. Deus nos escolheu dentre muitos: “E Jesus terminou, dizendo: — Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.” Mateus 22.14 – “Ele mandará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.” Marcos 13.27;
  2. Somos escolhidos para participarmos da glória de Deus e suas alianças: “Eles são o povo escolhido por Deus; ele os tornou seus filhos e repartiu a sua glória com eles. Deus fez suas alianças com eles e lhes deu a lei, a verdadeira maneira de adorar e as promessas.” Romanos 9.4;
  3. Somos escolhidos para servir no ministério, uma honra incomparável com qualquer outra na terra: E eu fui escolhido como apóstolo e mestre dos não-judeus para anunciar a mensagem da fé e da verdade. Eu não estou mentindo; estou dizendo a verdade.” 1 Timóteo 2.7;
  4. Nós fomos escolhidos para um propósito: Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!” – I Pedro 1.2

Quantos propósitos você apresentou diante do Senhor? Alguns propósitos revelam anos de espera. Outros simplesmente são impossíveis de serem alcançados pelo esforço, experiência, competência e dedicação, somente por um milagre divino você conseguirá o que deseja.

Deus revelou a Natã propósitos incríveis sobre Davi e sua descendência – I Cr 17.15-27: “Ó Senhor Deus, eu não mereço tudo aquilo que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. 17 E, como se isso ainda fosse pouco, estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro e tu, ó Senhor Deus, já me estás tratando como um grande homem. 18 O que mais posso te dizer? Tu me conheces bem e, no entanto, me honras a mim, teu servo. 19 Era teu desejo e propósito fazeres isso por mim e me mostrares a minha futura grandeza.

Ser agradecido é uma atitude digna do cristão verdadeiro: I Tessalonicenses 5.16-18: Estejam sempre alegres, 17 orem sempre 18 e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.

É comum que as pessoas demonstrem insatisfação e reclamem de tudo a sua volta esquecendo-se de agradecer a Deus. Tudo que acontece em nossas vidas tem uma razão, tanto as boas quanto as ruins, mas não queremos enxergar por considerar que Deus tem que agir do nosso modo. Ao adotarmos uma postura de agradecimento a Deus, nós estaremos agindo inteiramente pela fé – Filipenses 4.6,7: Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.

Quando agradecemos sempre, nós fazemos isso por entender eu tudo coopera para o nossa bem: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8.28

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s