Eu me orgulharei somente da cruz de Cristo


a cruz de cristoMas eu me orgulharei somente da (1) cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, (2) o mundo está morto para mim, e (3) eu estou morto para o mundo. Gálatas 6.14

É natural que as pessoas se gloriem pelas coisas boas que acontecem em suas vidas. Paulo apresenta três razões que podem levar as pessoas se gloriar: pela cruz de Cristo; pelo mundo; por si mesma. Dessas três, Paulo declara que a principal é a cruz de Cristo, não existe glória maior do que a cruz.

Em que você tem se gloriado? No mundo, em si mesmo ou na cruz de Cristo? A glória do cristão está na cruz de Cristo. Eu gosto muito de uma canção no Cantor Cristão que diz: Sim, na cruz, sim, na cruz, Sempre me glorio, e enfim vou descansar, salvo, além do rio … Oh que glória maravilhosa é a cruz de Cristo.

I – FOI PELA CRUZ

Porque nela Jesus recebeu a condenação pelos nossos pecados nos substituindo e pagando pelos nossos erros, Hebreus 9.26b – “… uma vez por todas ele apareceu agora, quando os tempos estão chegando ao fim, para tirar os pecados por meio do sacrifício de si mesmo”. Jesus morreu para aniquilar qualquer pecado que nós tenhamos praticado.

A crucificação de Jesus não diminuiu ou apagou parcialmente seus pecados, ela aniquilou qualquer pecado sem deixar vestígios para contar história. Por isso Paulo está afirmando que se gloria na cruz de Cristo, enquanto estivermos crucificados em Cristo não haverá qualquer vestígio de pecados em nossas vidas.

Que linda declaração temos em Colossenses 2.14 – “e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós erámos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.

Nós não podíamos pagar a dívida pelos erros praticados, então Jesus assumiu a conta por nós e a levou na cruz consigo, cravou-a na cruz para sempre e nos deu a quitação dos nossos pecados mediante a sua aceitação pela fé.

Foi na cruz que os nossos pecados foram consumidos e pagos por Jesus, I Pedro 3.18: “Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressuscitado no espírito”.

Por meio da cruz de Cristo fomos curados dos males provocados pelo pecado, I Pedro 2.24: “O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos um vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados

II – POR QUE SE ORGULHAR DA CRUZ DE CRISTO?

O profeta Isaias fala sobre essa glória em Isaias 53.5b: “… Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu”

Quando somos tentados e acusados pelo diabo surge em nós a dúvida e sentimentos de derrota, tudo que o diabo deseja é te ver abatido sem forças e esperança em Deus. Mas, ao olhar para a cruz descobrimos que Jesus quitou a nossa dívida, nós estamos quites com Deus. Eis a razão para gloriar-se na cruz de Cristo.

Outro ponto importante é que,além de estarmos quites com as nossas dívidas do pecado, através da cruz fomos justificados e aceitos por Deus, Romanos 4.25: “Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fossemos aceitos por Deus.”

Portanto, A GLÓRIA DA CRUZ ISSO INCLUI A QUITAÇÃO pelo que devíamos e a garantia que não voltaremos a dever, enquanto estivermos ligados a Cristo tudo está pago.

III – PELA CRUZ DE CRISTO FOMOS LIBERTOS DO PODER DO MUNDO

Gálatas 6.14: “…Pois, por meio da cruz, (2) o mundo está morto para mim, …”

A nossa separação do mundo não é por convicção pessoal, filosófica, física ou religiosa. A única coisa que nos separa do mundo é a cruz de Cristo, ela é o ponto de separação. Não se trata de sair do mundo real ou deixar de ser uma pessoa, a nossa separação do mundo inclui não ser dominado ou preso pelo mundo. Enquanto estivermos ligados a cruz de Cristo o mundo não terá domínio sobre nós.

Você olha para a cruz e vê sua remissão e redenção; você olha para o mundo e não há nada nele que te traga maior satisfação do que viver em Cristo. Quando você está crucificado em Cristo o pecado se torna repugnante, seus prazeres não te inspiram, nada consegue ser maior do que a cruz de Cristo na sua vida.

Nenhuma imposição, Lei ou dever religioso te fará sentir a glória da cruz, só há um jeito de experimentar essa glória, estar separado do mundo, Romanos 7.4: “O mesmo acontece com vocês, meus irmãos. Do ponto de vista da lei, vocês também já morreram, pois são parte do corpo de Cristo. E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus.”

IV – O NOSSO ‘EU’ FOI CRUCIFICADO PELA GLÓRIA DA CRUZ DE CRISTO

Gálatas 6.14 – “…(3) eu estou morto para o mundo”

Quem vive a glória da cruz de Cristo o mundo está morto para si e está livre do pecado, Romanos 6.7: “Pois quem morre fica livre do poder do pecado”. O pecado irá bater a sua porta e te encontrará morto.

Imagine a cena: Alguém pretende te convidar para algo pecaminoso, vai a tua casa e bate na porta, a sua mãe atende e diz que você está morto, essa pessoa irá embora sem você porque ninguém tem interesse em se relacionar com um morto. Do mesmo modo, o pecado não tem interesse em quem está morto para ele.

The_Cross_of_ChristV – A GLÓRIA DA CRUZ DE CRISTO TROUXE RECONCILIAÇÃO

Quando Adão pecou fez com que toda a humanidade se distanciasse de Deus, por muitos tempos os homens tentaram uma reaproximação com o seu criador e isso era parcialmente possível através do derramamento de sangue de animais e outros rituais. Porém, a humanidade continuava distante de Deus.

Através da crucificação de Jesus tudo mudou, ele abriu a porta que nos separava de Deus e pela sua cruz fomos reconciliados, II Coríntios 5.18a: “Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele….”

Além da nossa reconciliação com Deus, passamos fazer parte de uma grande nação, uma grande família constituída por pessoas de todos os povos, ricos e pobres, negros e brancos, judeus e não judeus, Efésios 2.19: “Portanto, vocês, os não judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele”. Gálatas 3.28: “Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus.”

Em que você tem se gloriado? Siga o exemplo de Paulo: Mas eu me orgulharei somente da (1) cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, (2) o mundo está morto para mim, e (3) eu estou morto para o mundo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s