Lições sobre mães na Bíblia


FELIZ DIA DAS MAESNo segundo domingo de maio comemoramos o Dia das Mães, vamos estudar um pouco sobre a origem desse dia através da história.

Origem mitológica: Na Grécia antiga com a chegada da primavera festejavam em honra a Rhea, a mãe dos deuses. A tradição estendeu-se por toda a Ásia Menor.

Nos EUA vários eventos ocorreram antes que a data fosse formalizada:

  • 1858 – a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, fundou os Mothers Days Works Clubes, com o objetivo de diminuir a mortalidade infantil em famílias de trabalhadores;
  • 1865 – Surge o Mother’s Friendship Days (Dia de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra da Secessão;
  • 1870 – Julia Ward Howe (escritora e autora do hino de Batalha da Republica americana) publicou um manifesto intitulado Mother’s Day Proclamation pela paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão;
  • 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de Ann Maria Reeves Jarvis, a sua filha Anna Jarvis (metodista) criou um memorial à sua mãe e iniciou a campanha para que o Dia das Mães fosse reconhecido como feriado nacional nos EUA. O seu trabalhou resultou em sucesso e em 9 de maio de 1914 foi celebrado pela primeira vez o Dia das Mães como feriado nacional nos EUA.

No Brasil, em 1932 o presidente Getúlio Vargas atendeu ao pedido das Feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e oficializou como data oficial para comemoração do Dia das Mães o segundo domingo de maio.

Em Portugal o Dia das Mães é comemorado no primeiro domingo de maio.

No Brasil e EUA o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Dia de Natal.

O Dia das Mães traz muitos significados às pessoas, e eu considero justo uma data no calendário para homenagear aquelas que são mães de verdade. Infelizmente não são toda as mães biológicas merecedoras de tamanha honra pelos seus filhos, alguns dados indicam que muitas mães são tão cruéis quanto os piores algozes que alguém possa enfrentar em sua vida: as taxas de abortos criminosos é simplesmente assustador; mães que praticam violência contra os filhos; mães que entregam seus filhos ao crime, prostituição e drogadição; mães que trocam seus filhos por amores bandidos; etc.

Há um grupo maior de mulheres que sentem-se honradas pela posição que ocupam como mães. Essas mulheres são capazes de enfrentar situações que exponham suas vidas ao risco para garantir a integridade de seus filhos; algumas passam fome e privações para garantir o futuro dos filhos; outras entregam a própria vida por amor aos filhos; etc. Essas são as verdadeiras mães, as heroínas que merecem nossos aplausos sempre!

Há na Bíblia alguns exemplos de mães que podemos comparar com o mundo atual. Vamos estudar o exemplo de algumas mães na Bíblia:

 

1. AGAR – A MÃE QUE SE JULGA INCAPAZ DE GARANTIR O FUTURO DO SEU FILHO

  1. Agar desconhece o futuro do seu filho, revelado por Deus a Abraão (Gn 21.13) – “O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.”
  2. No deserto e sem provisão o desespero a leva abandonar seu filho para não ver a sua morte (Gn 21.16) – “e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.”
  3. Deus tinha uma promessa para seu filho e ela deveria cuidar dele até o dia em que a promessa se cumprisse (Gn 21.17, 18) – Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está. 18 Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
  4. O papel de Agar, como mãe, era preparar o seu filho e guia-lo até se tornar homem adulto (Gn 21.19,20) – Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber. 20 Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas. 21 E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele.

2. REBECA UMA MÃE PARCIALMENTE DIVIDIDA ENTRE DOIS FILHOS

  1. Ela tinha dois filhos, sendo Jacó o mais querido por ela. Esse é um grande problema familiar quando os pais se dividem pelos filhos, os resultados geralmente são catastróficos (Gn 25.28) – Isaque amava mais Esaú porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, por sua vez, preferia Jacó.
  2. Ela induziu Jacó a mentira que lhe garantiu a benção da primogenitura (Gn 27.8-10) – Agora, meu filho – continuou Rebeca – escute bem e faça o que eu vou dizer. 9 Vá ao lugar onde estão os nossos animais e traga dois cabritos dos melhores. Eu vou preparar uma comida saborosa, como o seu pai gosta, 10 e você vai levá-la para ele comer. Depois o seu pai vai abençoar você, antes que ele morra.
  3. O resultado da parcialidade de Rebeca gerou ódio entre os dois irmãos (GN 27.41,42) – Esaú ficou com ódio de Jacó porque o seu pai tinha dado a ele a bênção. Então pensou assim: “O meu pai vai morrer logo. Quando acabarem os dias de luto, vou matar o meu irmão.” 42 Rebeca ficou sabendo do plano de Esaú e mandou chamar Jacó. Ela disse: – Escute aqui! O seu irmão Esaú está planejando se vingar de você; ele quer matá-lo.
  4. A consequência da intromissão de Raquel e sua preferência foi a destruição moral de Esaú e preocupações constantes com Jacó (Gn 27.46) – Depois Rebeca foi falar com Isaque e disse: – Estou aborrecida da vida por causa dessas mulheres hetéias com quem Esaú casou. Se Jacó também casar com uma dessas hetéias, será melhor que eu morra.

3. ANA, A MÃE QUE ENTREGOU O SEU FILHO PARA O SENHOR.

  1. Ana desejava ardentemente ter um filho que pudesse servir ao Senhor (I Sm 1.11) – E fez esta promessa solene: – Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo. 28 Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali
  2. Esse é um dos mais belos exemplos de mãe na Bíblia. Infelizmente, na atualidade muitas mães criam seus filhos como se fossem suas propriedades. Outras mães querem que seus filhos sejam como artistas, jogadores e outras personalidades que veem na mídia, sem considerar a conduta moral e espiritual dessas pessoas.
  3. O que é mais importante: ter um filho (a) espiritualmente e moralmente aceito por Deus ou pelo mundo?
  4. Deus ouve a sua oração e como recompensa lhe dá outros filhos (II Sm 2.21) – E o SENHOR abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o SENHOR.

 

4. EUNICE E LOIDE – MÃE E AVÓ QUE ENSINAM CORRETAMENTE

  1. Uma mãe é bom demais, agora imagine duas mães, ambas preocupadas em ensinar e repassar valores para um jovem líder. Timóteo foi privilegiado por ter essas duas mulheres atuando em prol da sua educação cristã. Ele é reconhecido como filho na fé de Paulo e um de seus sucessores no colégio apostólico.
  2. Paulo reconhece a integridade e fé de Timóteo por causa da educação que recebera (II Tm 1.5) – Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.
  3. Ele faz questão de lembrar Timóteo a sua origem e educação. Ao mencionar a sua avó e mãe, ele está lembrando Timóteo a importância dessas mulheres na sua formação e caráter cristão (II Tm 1.6) – Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você.

Que o Senhor permita as nossas mães, avós e bisavós servirem como exemplo e boas educadoras na formação dessa geração poderosa em Deus.

Feliz Dias das Mães!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s