Tenha bom ânimo


Três coisas que estão explícitas no texto de João 16.33:

  • Ser cristão não te impede de sofrer no mundo;
  • Mesmos nas aflições é preciso manter o bom ânimo;
  • O mundo não é invencível, Jesus venceu o mundo!

O significado da palavra ânimo: um estado de espírito que reflete determinação excessiva diante de uma circunstância perigosa; coragem para superar dificuldades. Definições semânticas:

  • Grego ‘tharhountes’ – ousado e confiante.
  • Hebraico ‘chazaq’ – fortalecer, prevalecer, corajoso, resoluto, persistente, seguro.
  • Latim ‘animu’ – espírito, vida, índole, valor, alento, coragem, intenção.

 

Verdades reveladas em João 16.33:

A falta de ânimo tem a sua origem na queda do primeiro casal no Éden. Quando eles se viram nus, temeram e se esconderam de Deus – uma demonstração de covardia e medo por causa do pecado praticado. Gn 3.10 – O homem respondeu: – Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.

O desanimo é consequência do pecado, enquanto o ânimo é uma virtude divina. Muitos personagens bíblicos demonstraram entusiasmos diante dos desafios, sem preocupar-se com as consequências.

  • Abraão quando ouviu a voz de Deus demonstrou ânimo saindo do meio da sua parentela para uma terra distante, Hebreus 11.18 – Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia;
  • O segredo para a vitória de Josué dependia do seu ânimo, por isso o Senhor exigiu dele por 3 vezes que tivesse bom ânimo, Josué 1.9 – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”;
  • Davi ao se oferecer para lutar contra Golias sem nunca ter ido à uma batalha, ele era um sujeito animado – I Samuel 17.32 – Davi chegou e disse a Saul: – Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele;
  • O apóstolo Paulo enquanto esteve em Éfeso enfrentou muitos adversários, sem perder o ânimo, I Coríntios 16.9 – Pois encontrei aqui ótimas oportunidades para um grande e proveitoso trabalho, embora muita gente esteja contra mim.

Nos dias de Jesus as pessoas estavam descontentes com o sistema religioso e político, mas faziam muito pouco para mudar a situação. Todos queriam mudanças, mas ninguém estava disposto subir na cruz para mudar a história. O pecado causa o desânimo, falam-se muito sobre mudanças mas faltam mártires. Na hora do enfrentamento muitos agem como Adão e Eva, basta ouvir uma voz que se escondem temerosos. Você não pode evitar as aflições, mas deve manter o seu ânimo.

As aflições e suas variáveis estão presentes na vida de todo ser humano. O fato de servir a Jesus não nos isenta de passarmos pelas mesmas situações e condições que as demais pessoas. Ele deixou claro que seus seguidores passariam por aflições no mundo e não garantiu vitória a todos. Jesus não disse “vocês também vencerão”. As suas palavras foram “Eu venci o mundo”.

Não é Cristo que dá bom ânimo. Nós temos que ter bom ânimo.

Ninguém garante bom ânimo a outra pessoa. Jesus não disse que daria o ânimo que precisamos, mas não é isso que o texto está dizendo: não há garantias que Jesus nos dará ânimo para vencer o mundo.

Podemos conhecer as escrituras, viver uma vida cristã digna, sermos cheios do Espírito Santo, ter dons espirituais e ser ativos na obra do Senhor. Porém, nada disso garante bom ânimo, temos que deseja-lo e busca-lo a todo instante. Deus nos dá a graça e o Seu Espírito, o ânimo depende de cada pessoa querer ter ou não ter. Vejamos alguns exemplos no Novo Testamento durante o Ministério terreno de Jesus:

  • Mateus 9.2 – E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.
  • Mateus 9.22 – E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.
  • Marcos 10.49 – Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
  • Atos 27.22 – Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.
  • Precisamos de pessoas animadas que façam parte da nossa vida como Barnabé, Atos 4.26 – Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.
  • II Timóteo 1.16 – Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;

Ter bom ânimo não é suficiente. Alguém pode pensar “eu tenho muito ânimo e por isso não passarei por aflições”. Não foi o que Jesus disse – todas as pessoas enfrentam problemas, algumas lutam e vencem enquanto outras lutam corajosamente e no final são derrotadas. Já ouvimos a expressão “fulano era batalhador, nunca deixou de lutar, era animado e no final foi derrotado”.

Coragem extrema não garante vitória, veja o exemplo do lutador que entrou no ringue confiante e foi nocauteado pelo adversário, ele teve bom ânimo mas a falta de estratégia ou força física o conduziu a derrota. Do mesmo modo, muitos cristãos animados estão naufragando na fé e sendo derrotados todos os dias.

 

Bom ânimo sem Jesus não vence o mundo. Você precisa de Jesus e de bom ânimo.

Eu venci o mundo – Quando Jesus subiu ao Monte das Oliveiras para orar, sentiu uma tristeza profunda porque a sua hora era chegada. O seu ânimo estava desfalecendo, com a alma angustiada ele orou: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento!” Mateus 26.39.

Quando as aflições são grandes também sentimos vontade de desanimar, mas ouçam o que Jesus diz a seguir: “Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres, Mateus 26.39. A vontade de Deus para Jesus lhe garantiu o ânimo suficiente para continuar a sua obra de redenção da humanidade. Em Filipenses 2.8 lemos: ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz.

Vencer não é tarefa fácil. Não basta ter vontade, precisa ter bom ânimo. Os discípulos amavam a Jesus, mas O DESCONHECIMENTO DA VONTADE DE DEUS OS TORNOU DISPLICENTES. Quando Jesus vê os seus discípulos dormindo, diz: Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. Mateus 26.41.

Para vencer o mundo precisamos estar em Cristo, se estivermos Nele então somos vencedores, Romanos 8.37: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

 

Qual o mundo que temos que vencer? João 16.33 – No mundo vocês vão sofrer

João 16.20: Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.

Temos que vencer o mundo para conquistar o céu. II Coríntios 5.6-8: Estamos sempre muito animados, pois sabemos que, enquanto vivemos neste corpo, estamos longe do lar do Senhor. 7 Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. 8 Estamos muito animados e gostaríamos de deixar de viver neste corpo para irmos viver com o Senhor.

O nosso ânimo é saber que um dia vamos estar para sempre com o Senhor em sua glória, João 16.22: Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.

Enquanto estamos no mundo devemos ser a luz do mundo. Vencer o mundo é estabelecer o reino de Deus através de nós no mundo. João 9.5: Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo. Veja também Mateus 5.16: Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s