Mulher sábia edifica a sua família


A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. Provérbios 14.1

A família pode ser a maior geradora de alegria na vida de qualquer pessoa. Nela, a pessoa experimentar as mais diversas emoções e aprende com as melhores experiências. A igreja local é uma representação da família e tem a sua importância na vida das pessoas. Exemplo: – Na vida em comunidade na igreja as pessoas são levadas a conviver com personalidades diferentes (Confraternização de fim de ano na Ecolândia em 2009).

Além da Grande Família Igreja, temos a família natural constituída por pais, filhos e agregados. É sobre essa família que eu desejo falar. Aqueles que se sentem só, em uma família natural ou na idade de constituir a sua própria família, eu digo, juntem-se ao clube da família e viva grandes emoções.

Todos os membros da família são importantes e responsáveis pelo seu bem estar. Exemplos:

  • Mulheres – O comportamento das mais velhas contribui para que as jovens sejam bem ensinadas;
  • Homens – Os mais velhos e experientes transmitem conhecimentos e agregam valores à formação dos filhos;
  • Filhos – Eles são moldados através dos ensinamentos que recebem na família.

A importância que as mães representam para a família. Se a mulher agir com imprudência poderá destruir as bases familiares, há casos de familiares desestruturadas em que sua origem está na mulher que não cumpre cabalmente o seu papel.

Em nossa época vimos muitas inversões de papéis e valores, os defensores desse pensamento acreditam que mulheres e homens devem ocupar o mesmo espaço, eu particularmente não vejo problemas nisso quando há consenso entre as partes, mas o problema surge quando a mulher invade o espaço pertencente ao homem sem a sua permissão.

O desrespeito e invasão as atribuições do outro gera descontentamento familiar, conjugal e confusões. Os filhos perdem a referência da mãe ou pai e no futuro irão refletir os mesmos sintomas em seus relacionamentos familiares e então surgem novos conflitos que desagregam cada vez mais as bases familiares.

Não irei discutir ou desaprovar as atitudes das mulheres que se tornaram chefes em suas famílias ou daquelas que contribuem na renda e sustentação familiar. Eu percebo que o maior problema está relacionado ao não reconhecimento do homem como cabeça espiritual da família. Hoje eu quero enfatizar a importância da mulher no contexto familiar e citar exemplos de mulheres na Bíblia que foram mães, avós, empreendedoras, líderes e mesmo assim exerceram seus papéis como mulher na família sem comprometer as suas bases e futuro.

Bons exemplos de mulheres e mães na Bíblia:

As mulheres mais velhas devem agir como mães para as mais jovens, ensinando-as corretamente. A instrução paulina tinha um alvo: As mulheres com mais idade, consideradas experientes e capazes de ensinar a outras. Tito 2.3-5: Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

Joquebede, um exemplo de uma mãe que se arrisca para proteger seus filhos. Números 26.59: A mulher de Anrão chamava-se Joquebede, filha de Levi, a qual lhe nasceu no Egito; teve ela, de Anrão, a Arão, e a Moisés, e a Miriã, irmã deles. Hebreus 11.23: Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

Loide, um exemplo de avó que ensinou ao neto sobre a fé verdadeira em Deus. II Timóteo 1.5: Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.

Lídia, exemplo de mulher empreendedora, serviu ao Senhor sob a inspiração do Espirito Santo e hospedou em sua casa o apóstolo Paulo e Timóteo. Atos 16.14,15 Uma daquelas mulheres que estavam nos ouvindo era Lídia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Ela adorava a Deus, e o Senhor abriu a mente dela para que compreendesse o que Paulo dizia. 15 Ela e as pessoas da sua casa foram batizadas. Depois Lídia nos convidou dizendo: – Venham ficar na minha casa, se é que vocês acham que, de fato, eu creio no Senhor. Assim ela nos convenceu a ficar na casa dela.

Ana, um exemplo de mãe que entregou o seu filho à Casa do Senhor, por causa da sua atitude o Senhor fez de Samuel Juiz em Israel e Ana foi recompensada com outros filhos. I Samuel 2.21 E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.

Rebeca, exemplo de mãe preocupada com a sucessão familiar. Genesis 27.46-28.1 Depois Rebeca foi falar com Isaque e disse: – Estou aborrecida da vida por causa dessas mulheres heteias com quem Esaú casou. Se Jacó também casar com uma dessas heteias, será melhor que eu morra. 28.1 Então Isaque chamou Jacó e o abençoou. E lhe deu a seguinte ordem: – Não case com nenhuma moça daqui de Canaã.

Ana, exemplo de mulher viúva que decidiu entregar a sua vida ao serviço do Senhor no templo. Lucas 2.36-38: Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s