A unidade cristã está na luta


“27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; 28 e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. 29 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, 30pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.”  Filipenses 1.27-30

O que é preciso para que uma equipe seja vencedora?

Qualquer técnico diria que é necessário três coisas básicas: boa defesa, bom ataque, atitude positiva. Paulo, não era um técnico de futebol, mas pensava do mesmo modo, como veremos a seguir:

1. O QUE PAULO AFIRMA NESTES VERSOS?

  1. Uma exortação geral – Viver digno do Evangelho;
  2. Uma estratégia específica –

2.1 – “Estais firmes em um só espírito” – ação defensiva

2.2 – “Como uma só alma, lutando juntos” – ação ofensiva

2.3 – “Em nada estais intimidados” – uma atitude de vitória.

  1. Segurança na batalha –

3.1 – A vitória é garantida

3.2 – Certeza dupla

2. O QUE PAULO QUIS DIZER?

Paulo sabia que lhe restava um tempo em sua vida terrena, e ele esperava desfrutá-la do melhor modo possível, aproveitando cada momento para servir ao Senhor.

  1. UMA EXORTAÇÃO GERAL – (v.27) “ Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” . Significa = “Vivam como cidadãos, realizem seus deveres como bons cidadãos”.
  • A cidade de Filipo era uma das principais cidades da Macedônia e uma colônia romana. Seus habitantes sentiam-se orgulhosos por serem cidadãos romanos. Paulo apela para uma mentalidade familiar cultural e emocional “sejam muito mais leais aos seus irmãos cristãos e ao reino eterno de Deus ….”
  • Do mesmo modo que os filipenses desejavam viver por modo digno de sua soberana vocação e privilégio de cidadãos de Roma, os cristãos de Filipos deviam viver de modo digno de sua soberana vocação como cidadãos do reino de Deus.

2. UMA ESTRATÉGIA ESPECÍFICA – Agora, Paulo, apela para o conhecimento das competições atléticas dos filipenses.

  • 1. “estais firmes em um só espírito” – ação defensiva. Todo time que deseja competir precisa ter uma estratégia definida. Os adversários que avançam devem ser detidos; não devem fazer pontos.  Mais importante que o talento natural de um membro da equipe, o que prevalece na defesa é a unidade contra os ataques dos adversários que precisam ser detidos. É preciso que essa posição seja “em um espírito”, o sentimento que une a equipe (os crentes). O talento é necessário, sim, mas uma atitude má solapará a “unidade de espírito” que é vital à vitória.
  • 2. “como uma só alma, lutando juntos” – ação ofensiva. Os filipenses logo compreenderam a mensagem de Paulo, eles não apenas tinham que tomar uma forte posição defensiva – permanecer firmes, mas, também precisavam exercer um esforço ofensivo – lutar pela fé. Cristão algum pode vencer sozinho, ele precisa de outros membros do corpo de Cristo para lutar pela fé.
  • 3. “em nada estais intimidados pelos adversários” – atitude positiva, de vitória. Goste ou não, uma atitude confiante, mas realista de “vamos ganhar” traz vitórias. Isso vale também no âmbito individual. Paulo entendia que era preciso uma atitude de confiança, não em seus esforços humanos, mas no Senhor Jesus – “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).  Ele está dizendo para aqueles irmãos: “Não se intimidem, lutem como uma só alma, vocês vencerão, não importa o resultado …” A vitória para Paulo não era física, mas espiritual. No verso 20 ele afirmou: “antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte

 

3. SEGURANÇA NA BATALHA – UMA LUTA DE VIDA OU MORTE. (v. 28-30)

  • A VITÓRIA É GARANTIDA. “Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus” (v.28) – Paulo anima os irmãos filipenses, comparando a mentalidade romana de lealdade, determinação e ousadia como marcas de seu orgulho cívico e dedicação ao imperador e magistrados locais. No caso dos cristãos, a morte não era o fim, ainda que destruídos fisicamente, seu futuro já estava predeterminado: eles receberiam a “salvação, e isto da parte de Deus”.
  • CERTEZA DUPLA. Não é preciso que os crentes sofram perseguição às mãos dos adversários do cristianismo para que tenham a certeza da realidade de sua fé. Mas, quando sofrem, sugere Paulo, é uma ‘certeza dupla’ e também um privilégio. Daí Paulo escrever: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,” (v.29).
  • A fé nos dá a certeza quando as realidades eternas e celestiais, mas o sofrimento por causa de Cristo traz dupla certeza de que fazemos parte da família de Cristo.
  • Paulo fala aos filipenses para que lembrem de seus sofrimentos, surras e prisão por causa de Cristo “pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.” (v.30).

4. O QUE APRENDEMOS COM PAULO?

  • Humanamente falando, ninguém deseja sofrer. É bem provável que seja mais fácil ganhar pessoas para Cristo pela unidade em meio à paz, do que pela unidade em meio à perseguição. Mas, as duas situações dão resultados trazem resultados para o Reino de Deus.
  • Em nossos tempos, é comum vermos cristãos magoados por se sentirem negligenciados, até mesmo por outros crentes. Vivemos uma época de pessoas auto centralizadas e supersensíveis que não aceitam ser contrariadas. Mas, imagine, a vida dos cristãos que ainda vivem em situações de perseguições por causa de Cristo.
  • O que podemos fazer através de nossa unidade?
  • Será que podemos promover o Reino de Deus mais intensificamente se formos unidades na defesa de nossa unidade, no ataque aos adversários e nas atitudes positivas mediante a fé?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s