O deserto florescerá e se alegrará


Isaias 35.1-7 – O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; 2 cheio de flores, o deserto cantará de alegria. Deus o tornará tão belo como os montes Líbanos, tão fértil como o monte Carmelo e o vale de Sarom. Todos verão a glória do SENHOR, verão a grandeza do nosso Deus. 3 Fortaleçam as mãos cansadas, dêem firmeza aos joelhos fracos. 4 Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.” 5 Então os cegos verão, e os surdos ouvirão; 6 os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. 7 A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos.

 

O PROFETA DECLARA QUE O SENHOR ESTARIA MUDANDO A SORTE DO SEU POVO.

A cena que se vê é de um lugar deserto, desabitado, seco, sem vida, desprovido de qualquer esperança. Esse lugar sem vida seria transformado e se tornaria um lugar alegre e cheio de vida e todo o mundo veria a sua transformação majestosa e a sua glória, as flores florescerão, as aguas correrão onde havia seca, enfim o mundo verá o seu poder.

O povo perdeu a esperança e estava depressivo, as suas mãos estavam cansadas, todo o esforço empreendido se tornaram nulos e a esperança se perdeu, faltavam-lhe visão sobre o futuro, tudo parecia arruinado. Mas, o profeta está dizendo ao povo que deveriam se fortelecer, pois o fraco se tornaria forte e os desanimados se tornariam fortes e robustos novamente. O mais fraco dentre o povo se levantaria e saltaria de alegria.

O povo estava em meio a uma grande crise, o seu mundo tornou-se um deserto. Geralmente quando as pessoas se veem numa condição semelhante a esta agem com desespero e desejo que tudo cesse o mais rápido possivel. Porém, quando as respostas não veem no tempo esperado, surgem questionamentos:

  1. Como será o meu futuro?
  2. Como sobreviver e vencer quando o terreno em que estás se tornou um deserto?
  3. O que fazer quando outros prosperam, mas a sua vida está desértica?
  4. Como superar o cansaço e desânimo após um longo tempo batalhando sem alcançar êxito?
  5. E se as coisas complicarem mais um pouco, o que será da família, da empresa, dos filhos, etc?

TRES COISAS QUE DEVEMOS FAZER

  1. Glorificar: Is 35.2 – verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus
  • Ef 1.3-6 – Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial. 4 Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, 5 Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. 6 Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos deu gratuitamente por meio do seu querido Filho.
  • I Co 6.20 – pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.
  1. Fortalecer no Senhor e Animar, Is 35.3 – Fortaleçam as mãos cansadas, dêem firmeza aos joelhos fracos.
  • I Ts 5.11 – Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.
  • Hb 12.12 – Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.
  1. Devemos buscar e salvar os perdidos, Is 35.4b – Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar…
  • Lc 19.10 – Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido;
  • II Tm 1.7 – Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

 

O QUE NÓS ESPERAMOS DE DEUS?

O deserto é um lugar onde pessoas desesperadas se tornam covardes, incrédulas e desistentes, os fracos e enganadores não sobrevivem as intempéries do deserto. O povo de Israel foi conduzido por Deus ao deserto para que fossem provados, sim, foi lá no deserto que a face oculta dos israelenses se revelou sob o olhar de Deus e apenas Josué e Kalebe foram fortes e capazes o suficiente para merecerem entrar na terra prometida. Deuteronômio 8.2 – Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos.

  1. Qual a nossa expectativa sobre Deus? Isaias 35.5-7 – 5 Então os cegos verão, e os surdos ouvirão; 6 os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. 7 A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos.
  • Milagres surgirão se crermos, eles nos seguirão – Jó 9.10 – Deus faz coisas grandes e maravilhosas, e os seus milagres não têm fim. Salmos 136.4 – Somente o SENHOR faz grandes milagres; o seu amor dura para sempre.
  • As bençãos de Deus fluirão sobre nós, elas virão sobre você e sobre tua quando menos esperar – Exôdo 34.10 – O SENHOR Deus disse a Moisés: – Eu estou fazendo agora uma aliança com o seu povo. Na presença deles farei maravilhascomo nunca foram feitas em toda a terra e em nenhuma nação. Todo o povo verá que milagres eu, o SENHOR, posso fazer, pois vou realizar uma coisa terrível em favor de vocês. Daniel 6.27 – Ele socorre e salva; no céu e na terra, ele faz milagres e maravilhas. Foi ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões.”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s