Crê Somente!


O texto de Marcos 5.21-43 mostra dois momentos vividos por Jesus em meio a confusões, gritarias e grande multidão. Durante o seu ministério terreno, Jesus sempre esteve acompanhado por multidões, portanto, o fato de ser seguido ou cercado por multidões nunca foi problema capaz de impedir Jesus de operar milagres.

Mas, estar cercado por multidões não é tarefa fácil, algumas pessoas passam mal só de estar no meio de uma multidão. Agora, imagine o caos que uma multidão desordenada e confusa pode provocar à você se estiver no meio dela, sem mobilidade. É sobre isso que o texto retrata.

Um dos personagens do texto que lemos é Jairo. Ele representa aquela pessoa que convida Jesus para entrar em sua casa:

Jairo era chefe da sinagoga, um lugar onde os judeus se reuniam para estudar as escrituras e orar. Ele é uma pessoa correta que está enfrentando uma grave crise em sua família, a sua filha está enferma e o verso 38 mostra que uma grande confusão se formou em sua casaQuando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando.

A integridade de Jairo não pode impedir a confusão em sua casa. Jesus se depara com pessoas chorando pelos cantos, outras gritando desesperadamente. Todos naquela casa estavam aflitos porque a filha de Jairo tinha morrido.

As condolências, conselhos ou palavras de conforto dos amigos não podiam devolver à vida a filha de Jairo. Mas, ele como um conhecedor das escrituras sabia que Jesus podia mudar a situação em sua casa, os versos 22 e 23, diz: 22 Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, 23 pedindo com muita insistência: – A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!

O fato de Jairo se prostrar diante de Jesus não era comum para um judeu religioso, principalmente diante de um homem aparentemente simples e jovem como Jesus. Mas, Jairo pouco se importa com o que pensam as pessoas, ele está diante de Jesus o único capaz de mudar a história da sua família e acabar com a confusão que se formou.

Jairo está desesperado, não há nada que ele possa fazer. A dor e desespero causados pela morte não lhe deixaram outra saída que não fosse Jesus.

Como resultado do clamor de Jairo. Jesus decide ir com ele à sua casa. Ele está mais aliviado, afinal de contas ele está levando Jesus para a sua casa e onde Jesus entra a ordem é estabelecida e há vida.

A viagem à casa de Jairo é interrompida. Surge um novo personagem na história:

Jesus, Jairo e uma multidão estão caminhando para levar cura à menina, mas um acontecimento interrompe a caminhada. Uma mulher que não tem o seu nome citado na história estava sofrendo a 12 anos por causa de uma hemorragia; o mesmo tempo que a filha de Jairo tinha de vida, aquela mulher tinha de sofrimento.

Essa mulher tinha gastado todos os seus recursos com médicos e ninguém a pode curar. Quando ela ouve falar de Jesus, ela crê em seu coração que um simples toque em Jesus poderia curá-la da enfermidade.

A mulher não exige a presença de Jesus em sua casa, ele deseja apenas tocar-lhe. Não seria uma tarefa fácil, pois a multidão é grande e ninguém lhe abre o caminho para chegar até Jesus. Porém, a sua fé e determinação faz com que ela rompa qualquer obstáculo até tocar em Jesus.

Essa mulher é um exemplo de pessoa decidida, que crê e vai em busca do seu milagre. Não importa quem ou o que está na sua frente, ela está decidida a romper com tudo que se opuser a ela até tocar em Jesus.

Quando você sai de sua casa para vir a igreja ter um encontro com Jesus, deve agir como essa mulher, focar somente no Senhor das bênçãos até tocar-lhe para que recebas o milagre em tua vida.

Jesus percebe que o toque daquela mulher, era diferente de toda aquela multidão – ela o tocou com fé. Ao perceber que Jesus descobriu o seu toque, ela se prostra diante Dele e se declara, versos 33 e 34: Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 E Jesus disse: – Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento.

Essa mulher é determinada e também corajosa, mesmo com medo ela se declarou a Jesus em meio a multidão e o resultado dessa declaração foi a confirmação da sua cura.

Em meio a multidão e confusão é preciso ter fé para experimentar o milagre de Deus:

Jesus está concluindo o atendimento aquela mulher quando alguém se aproxima de Jairo e diz que a sua filha já morreu, verso 35: 35 Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram: – Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.

Será que Jesus se esqueceu da filha de Jairo? Ou, será que Jairo se esqueceu do que disse a Jesus? Veja o que ele disse no verso 23: pedindo com muita insistência: – A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!

Jairo esperava que Jesus fosse a sua casa e tocasse em sua filha, mas agora ele está vendo que o poder de Jesus é maior do que ele imaginava – uma mulher é curada sem ser tocada por Jesus. Talvez, se ele tivesse dito anteriormente para Jesus apenas curar a sua filha, não teria que passar por tanta aflição e espera.

Algumas pessoas demoram mais para serem abençoadas porque fazem o caminho mais longo. Tais pessoas agem como Jairo, precisam que o mestre vá a sua casa e toque no problema para que ele seja resolvido. Entretanto, aquela mulher não precisou agendar um horário com Jesus ou esperar que ele a tocasse, ela tomou a iniciativa e por isso recebeu o seu milagre antes da filha de Jairo.

Os amigos de Jairo não sabem como confortá-lo e dizem palavras derrotistas para ele: “agora é tarde, a menina já morreu e não há nada que Jesus possa fazer”. Mas, o poder de Jesus não está limitado ao que outras pessoas te dizem e sim naquilo que você crê, verso 36 – Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: – Não tenha medo; tenha fé!

Não ande com a multidão, caminhe com quem tem fé:

O povo que estava acompanhando Jairo e Jesus estavam descrentes, Jesus percebe isso e muda a estratégia:

Jesus escolhe quem vai andar com ele e Jairo, verso 37 – Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais.

Jesus escolhe quem vai orar com ele na casa de Jairo, verso 40 – Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava.

O milagre iria acontecer, já estava determinado por Jesus:

O povo está curioso, alguns estão irritados com a interferência de Jesus que os impediu que entrarem na casa de Jairo com ele. Tem muitas pessoas que vão a igreja apenas para assistir o ‘show da fé’ para depois saírem comentando. Jesus não precisa de holofotes, câmeras ou publicidade, quando Ele quer atua no silêncio e com exclusividade.

Sozinhos no quarto com a menina, os versos 41 e 42 narram o seguinte: Pegou-a pela mão e disse: – “Talitá cumi!” (Isto quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”) 42 No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Quando a multidão menos espera, a menina aparece na porta sã e curada para a glória do Senhor!

Uma palavra à você que convidou Jesus para entrar em sua casa e que está esperando por um milagre – O milagre vai acontecer, longe dos holofotes ou multidão, o milagre será diante de poucos foi Jesus quem determinou, quando a multidão menos esperar você se apresentará diante deles com o seu milagre.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s