Crises geram oportunidades para vencedores


Ninguém é vencedor por acaso. Todas as pessoas que venceram na vida, superaram adversidades e não temeram as dificuldades. A todo momento a vida nos oferece alguma oportunidade para vencer e fazer história, porém essas oportunidades passam rápido e na maioria das vezes a decisão a ser tomada é quase imediata.

I Samuel 17.23: Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas, como já havia feito antes. E Davi escutou.

 Davi saiu da casa do seu pai com a seguinte missão: Levar alimentos para seus irmãos que estavam na guerra; Levar alguns queijos para o comandante da tropa; perguntar aos seus irmãos se estavam bem; retornar a casa do seu pai com a notícia. Não era uma missão tão simples.

  • O caminho até o campo de batalha e o retorno ao lar oferecia riscos e Davi tinha que agir com inteligência e atenção o tempo todo.
  • Ao chegar no campo de batalha ele precisaria encontrar seus irmãos e levar provas de que estavam bem.

Davi personifica a imagem de uma pessoa empreendedora e vencedora. Ele não perde seu foco, mas permanece atento o tempo todo porque as oportunidades poderiam surgir a qualquer momento.

Assim como Davi, se você deseja vencer, esteja atento as oportunidades. Imagino que Davi sonhou com aquele momento em que deixaria as suas ovelhas sob os cuidados de outra pessoa para se aventurar numa nova missão. O que para Jessé, o seu pai, era uma missão, para Davi seria uma oportunidade de fazer a sua história.

Davi, embora fosse jovem, não era uma pessoa despreparada:

  • Ele tinha experiência em liderança – ele cuidava de ovelhas, uma tarefa árdua, não era uma posição nobre para muitos, mas foi aonde ele aprendeu alguns segredos fundamentais para o seu sucesso no futuro;
  • Ele era responsável – não aceitava perder uma ovelha sequer, ele as defendia dos ataques inimigos;
  • Ele era organizado – quando se ausentou para ir ao campo de batalha, deixou um substituto cuidando das ovelhas.

Davi estava preparado para enfrentar novos desafios, estar no campo de batalha poderia transformá-lo de um simples mensageiro em um grande guerreiro. Há várias situações onde as oportunidades surgem e a pessoa perde a chance porque não se qualificou – o curso que deixou de fazer, aquela tarefa menor que recusou, a falta de ousadia para assumir posição, etc.

A crise gerada no exército israelita gera a oportunidade para Davi se despontar como guerreiro. O desafio estava lançado, de um lado o guerreiro Golias e do outro lado os medrosos israelitas que deveriam escolher um campeão para lutar com o gigante.

Quem deveria lutar contra Golias? Um dos soldados de Israel, algum comandante ou o próprio rei Saul, que por sinal era conhecido por sua valentia. Nenhum daqueles homens experientes, valentes e com conhecimento militar ousaram aceitar o desafio.

Esse cenário se repete todos os dias nas instituições, igrejas, empresas, em todo e qualquer lugar. As oportunidades aparecem e desaparecem na mesma intensidade. Algumas pessoas simplesmente desistem de lutar enquanto são afrontadas e desafiadas naquilo que sabem fazer. Golias desafiou um soldado para lutar, não era uma batalha desigual, mas de soldado contra soldado.

Como saber se o desafio é uma oportunidade procede de Deus? Simples – Deus não irá colocar-te em situação que não possa vencer. I Coríntios 10.13: As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

Se você está sendo desafiado a fazer alguma coisa fora daquilo que você planejou ou imaginou, não se preocupe, no silencio e covardia dos soldados israelenses estava a oportunidade que Davi esperava para se apresentar ao rei e ao povo.

Olhe ao teu redor e contemple os desafios que podes vencer nas mais diversas áreas da tua vida. Não espere pelos experientes, os mais velhos ou mais habilitados, se nenhum deles se manifestar vá você, encare o desafio como uma porta que Deus está te abrindo para marcar a sua geração e honrar a sua fé em Deus.

O que Davi escutou?

No verso 24 diz que os israelitas fugiram amedrontados quando viram Golias. Provavelmente, eles diziam coisas negativas. É comum na crise as pessoas se acusarem e espalhem o terror. Se Davi fosse como a maioria daqueles soldados, ele teria fugido desesperadamente daquele lugar e se tornado um mensageiro de notícias ruins. Ele voltaria para casa e diria a seu pai acerca do perigo que todos corriam, ele poderia aumentar a crise espalhando a notícia que o exército de Israel estava com medo de Golias. Imagine, quantas coisas ruins Davi poderia ter dito a quem ele encontrasse pelo caminho. Mas, não foi isso que ele fez.

Enquanto a maioria fugia amedrontada por causa de Golias, Davi parou e ouviu o que seria uma grande oportunidade para mudar a sua vida e da sua família. Ele ouve alguns soldados falar sobre uma recompensa que o rei daria a quem derrotasse o gigante, verso 25 – Eles diziam: – Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto.

As melhores oportunidades surgem na vida em momentos e situações que menos esperamos.

Davi e GoliasDavi precisava escolher o que fazer diante daquela situação: voltar para casa e relatar notícias ruins ou mudar aquela história? Voltar e aceitar a humilhação do exército de Israel ou aproveitar-se daquele momento para se apresentar ao rei e aos exércitos combatentes.

O que você decidirá sobre as decisões que precisa tomar em tua vida? Aceitar o desafio ou se retirar e perder a chance de se tornar um herói?

Na igreja: Muitos cristãos perdem a chance de fazer a diferença e se tornar um testemunho vivo do poder de Deus porque fogem amedrontados diante de qualquer obstáculo. Hoje o Senhor Deus te lança um desafio: Ficar e vencer ou fugir e perder a chance de fazer a sua história. Você decide!

No mundo corporativo há muitos desafios, as vezes só precisam de alguém ousado e capaz de assumir o risco para prosperar um negócio, fazer algo novo, etc… Aonde estão aqueles que possuem um Espírito como Davi?

Se o Espírito de Deus Se Move Em Mim

Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu canto como o rei Davi
Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu canto como o rei Davi

Eu canto, eu canto, eu canto como o rei Davi
Eu canto, eu canto, eu canto como o rei Davi

Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu oro como o rei Davi
Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu oro como o rei Davi

Eu oro, eu oro, eu oro como o rei Davi
Eu oro, eu oro, eu oro como o rei Davi

Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu luto como o rei Davi
Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu luto como o rei Davi

Eu luto, eu luto, eu luto como o rei Davi
Eu luto, eu luto, eu luto como o rei Davi

Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu venço como o rei Davi
Se o Espírito de Deus se move em mim
Eu venço como o rei Davi.

Eu venço, eu venço, eu venço como o rei Davi
Eu venço, eu venço, eu venço como o rei Davi

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s