Fidelidade & Comprometimento são as marcas do bom cristão!


“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!” Mateus 25.21

O exemplo desse empregado representa uma grande lição para aqueles que se qualificam representantes do Reino de Deus na terra. A fidelidade e o comprometimento devem ser parte inerente do caráter de todo cristão – não somente em palavras, mas exercida na prática.

1. A FIDELIDADE DO EMPREGADO É RECONHECIDA

O que se espera das pessoas que se dizem cristãos é que sejam fiéis, Paulo falando acerca dos ministros diz em I Co 4.2: “O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.”

Não podemos nos esquecer que a obra do Espírito de Deus é nos preparar para a eternidade, isso implica em ser fiel ao Senhor. Por vezes, ficamos tão envolvidos nas coisas terrenas que perdemos a eternidade de vista. De acordo com o texto que lemos (Mt 25.21) o propósito de Deus é nos retribuir segundo a nossa fidelidade para com Ele. A nossa fidelidade determina o que haveremos de receber de Deus nessa vida e na eternidade.

O grande desafio do cristão é vencer a cultura que favorece a infidelidade. Vemos isso nos relacionamentos familiares, empresariais, eclesiais, amizades, etc. Do mesmo modo que por um instante construimos relacionamentos, por causa da infidelidade os perdemos noutro instante.

O empregado de Mateus 25.21 foi recompensado porque foi fiel ao receber uma tarefa, mesmo distante do olhar do seu senhor, ele não deixou de cumprir as suas obrigações. Você tem sido fiel em suas obrigações?

2. O COMPROMETIMENTO DO EMPREGADO GARANTE SEU SUCESSO

Outro atributo divino presente do texto em apreço diz respeito ao compromisso do empregado. Quando olhamos para o cenário no mundo cristão vimos uma grande ausência de compromisso, é cada vez mais comum o abandono da fé cristã, o retroceder nas responsabilidades, etc. Embora outras razões se justifiquem, a verdade é que na maioria das vezes o problema se resume a falta de compromisso.

Por que muitos relacionamentos não dão certo? Por que bons negócios fracassam? Por que algumas pessoas são facilmente derrotadas? A resposta é simples, falta compromisso.

Por que muitas pessoas abandonam a fé cristã? Geralmente, elas costumam culpar aos outros por seus fracassos, mas o que leva uma pessoa abandonar a fé é a falta de comprometimento e submissão a vontade de Deus, veja João 8.31: Então Jesus disse para os que creram nele: – Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos

Algumas razões que as pessoas geralmente apresentam para justificar a sua falta de comprometimento:

  • Não é exatamente como eu pensei que fosse – as pessoas não avaliam o custo de seguir a Jesus e quando enfrentam adversidades desistem com facilidade. Jesus nunca disse que ser cristão seria moleza;
  • Não pensei que ser cristão me faria sofrer – queremos servir a Jesus desde que a vida cristã seja boa, segura, tranquila e sem muitas restrições. Mas, não é isso que a Bíblia ensina em I Pedro 4.1 – Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado.
  • Eu tinha outra ideia sobre ser cristão – ao aceitar a Cristo nos tornamos inimigos de todo sistema satânico que rege o mundo, significa que muitas pessoas te rejeitarão e você caminhará na contramão da cultura mundana. Acerca dos Heróis da fé, o escritor aos Hebreus (11.36-38) diz que: Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. 37 Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados. 38 Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles! Todos os Heróis da fé creram em Deus e em suas batalhas foram capazes de avançar através dos obstáculos porque estavam comprometidos.
  • O meu compromisso é com Cristo e não com a Igreja ou pessoas – Aquele que não é capaz de seguir regras numa organização, dificilmente será capaz de obedecer a Palavra de Deus. Se o crente não se compromete com sua igreja e seus irmãos no Senhor, provavelmente não terá seriedade em seu compromisso com Deus. Falta de compromisso com a Igreja é falta de compromisso com Deus, com as pessoas e consigo mesmo, I Co 12.12 – Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Veja ainda: I João 3.16-18; 4.20.

3. ALGUMAS IDEIAS ERRADAS QUE CONDUZEM AS PESSOAS AO EVANGELHO ERRADO.

Muitos cristãos pensam que ser espiritualmente abençoado por Deus é ser rico material. Mas, o que dizer daqueles cristãos que são perseguidos, empobrecidos, mortos, por causa de Cristo. Porventura, não são fiéis e comprometidos? Eu penso que os tais são muito mais autênticos em sua cristandade do que aqueles que usam as tribunas das suas igrejas para testemunhar sobre a conquista de algum bem material, porque a herança dos fiéis à Deus é incorruptível e eterna, ao passo que os bens materiais serão consumidos pelo desgaste do tempo e não poderão ser alçados à eternidade.

Precisamos ter uma melhor compreensão do que significa seguir a Jesus Cristo. A vida do empregado (Mt 25.21) não deve ter sido fácil, sem a presença do Patrão para lhe dizer o que fazer ou protegê-lo, ele teve que se virar sozinho, mas quando o seu Patrão voltou ele foi recompensado.

Muitos cristãos hoje sofrem como Cristo também padeceu. Porém, mais tarde irão reinar com Cristo em glória. Cristo sofreu e morreu e hoje reina, a Igreja é perseguida e sofre e na eternidade reinará com Jesus.

Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a ser homens e mulheres cheios de fé e comprometimento.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s