Esboços Estudos Bíblicos Familia

Ana, exemplo de mãe para os dias atuais

Ana era uma mulher valente, que não se entregou aos seus inimigos. Ela era uma mulher como qualquer outra, mas não se entregou e lutou até alcançar seu objetivo de ser mãe. Apesar das humilhações, ela aprendeu a superar os insultos (v.6); a deficiência física (v.6); o espírito atribulado (v.15); a ansiedade (v.16). Vejamos algumas lições que podemos aprender com Ana:

I Samuel 1.19-28. Ana foi uma mulher que teve experiências profundas com Deus em sua época, onde a esterilidade era vista como maldição. Ela enfrentou dois tipos de inimigos:

  1. Inimigos externos – Família e Sociedade: ela sofria com o preconceito e desprezo de todos.
    • – Nessa época os homens podiam se casar com mais de uma mulher. Penina, a outra esposa de Elcana provocava e humilhava Ana porque não podia gerar filhos (v.6);
    • – Todos os anos Elcana subiu com as duas esposas à Siló para adorar no Templo de Deus e Ana retornava para casa chorando por causa das provocações de Penina e, provavelmente, de outras mulheres no Templo.
  2. Inimigos internos – Física e mental:
    • – Embora Ana desejasse ser mãe, o seu corpo não correspondia ao seu desejo, ela tinha sido privada do privilégio de ser mãe;
    • – Emocionalmente ela estava fragilizada, os seus sonhos foram interrompidos e seus projetos pessoais para o futuro eram humanamente inalcançáveis.

Ana era uma mulher valente, que não se entregou aos seus inimigos. Ela era uma mulher como qualquer outra, mas não se entregou e lutou até alcançar seu objetivo de ser mãe. Apesar das humilhações, ela aprendeu a superar os insultos (v.6); a deficiência física (v.6); o espírito atribulado (v.15); a ansiedade (v.16). Vejamos algumas lições que podemos aprender com Ana:

  1. A humildade de Ana diante de Deus e do Sacerdote fez a diferença. Em Salmos 51.17, lemos: “Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. ” Foi com esse sentimento que Ana entrou no Templo e adorou ao Senhor: I Samuel 1.15,16: “- Senhor, – respondeu ela -, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem cerveja. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR. 16 Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. ”
  2. Ana tinha um propósito e alcançou seu objetivo de ser mãe. A pessoa que tem propósito firme sempre alcança o que deseja. Ana pediu um filho à Deus e prometeu dedicá-lo ao Senhor. Quando o menino nasceu e cresceu ela cumpriu o seu voto ao Senhor.
  3. Ana priorizou a glória de Deus. Ela desejou um filho para servir à Casa de Deus. Embora o texto não diga, o sacerdócio estava carente de novos e bons sacerdotes e Ana não hesitou em oferecer o seu filho ao Senhor, versos 27,28: Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi. 28 Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali.
  4. Ana reconheceu que a maternidade é um presente de Deus. A Bíblia declara no Salmo 127.3 que os filhos são presentes de Deus e o fruto do ventre o seu galardão. Ter filhos não é apenas resultado de um relacionamento conjugal entre homem e mulher, mas uma benção de Deus, versos 20,27: Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel e explicou: – Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR. 27 Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi.
  5. Ana era uma mãe desprendida, não criou seu filho para si. Samuel tinha sido prometido ao Senhor e assim que ele alcançou a idade ideal ela não retrocedeu em leva-lo ao sacerdote para servir no Templo de Deus. O menino Samuel provavelmente tinha seus sonhos ou quem sabe o seu pai teria outros planos para o menino. Porém, Ana pensou com sabedoria e fez o que considerou ser o melhor ao consagrar seu filho ao Senhor, ela entendeu que o seu filho não lhe pertencia porque era do Senhor. Versos 22,28: Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido: – Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida. 28 Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali.
  6. Ana aprendeu que submeter-se ao Senhor produz testemunhos valiosos. Todos os anos ela subiu até Siló para sacrificar ao Senhor, foi numa dessas viagens que ela se entregou totalmente ao Senhor e viveu uma experiência sobrenatural no Templo do Senhor. Ela creu na palavra de Eli quando disse: “- Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu! (I Sm 1.17). Anos mais tarde ela retorna a Siló e relembra o profeta Samuel da sua petição (I Sm 1.26-28): Ana disse: – Meu senhor, juro pela sua vida que sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando. 27 Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi. 28 Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali. Mães submissas ao Senhor causam grandes impactos na vida dos seus filhos.
  7. A obediência de Ana e o cumprimento do seu voto ao Senhor lhe proporcionou novos filhos. Ana, a mulher que desejava intensamente ter um filho e agora o entregou para servir no Templo. Ela voltou para casa sozinha, mas feliz porque cumpriu o seu voto e o resultado foi que Deus a abençoou concedendo mais filhos para alegrar a sua vida, I Samuel 2.21: E o SENHOR abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o SENHOR.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: