Ser cristão é mais do que palavras


Mateus 7.21-24. Jesus está concluindo o Sermão do Monte, depois de ensinar ao povo acerca do Seu Reino e a Sua vontade ele se volta para aqueles que o segue, os chamados cristãos, mas que não o são de verdade. Eis a sua lição:

  • Jesus fala sobre a decisão que todos teremos que tomar em algum momento da vida: obedecer ou desobedecer a vontade divina. Não se trata de uma imposição, ninguém é obrigado decidir-se por Cristo, porém para entrar no Seu Reino Celestial é necessário obedecê-Lo.
  • O que Jesus está explicitando nesse ensino é que o teu futuro, na eternidade, está em suas mãos: os pais não podem garantir a salvação dos filhos; um cônjuge não pode garantir a salvação do outro cônjuge; a igreja não pode garantir a salvação dos seus membros – ir à igreja não o torna um cristão verdadeiro; as boas obras desacompanhadas da obediência a Deus não garantem a salvação. O nosso destino eterno depende da atitude que tomarmos nessa vida.
  • Durante todo o sermão da montanha Jesus aludiu acerca das ações corretas ou erradas que tomamos e suas consequências, com isso aprendemos que diante dele não há como manter neutralidade, você é de Jesus ou contra Jesus. A pessoa declarar verbalmente que pertence a Jesus não é suficiente, é necessário que as suas ações reflitam a natureza divina vivendo como Jesus ordena.

I – O PERIGO EM SUBSTITUIR A OBEDIÊNCIA POR UMA DECLARAÇÃO ELOQUENTE.

As pessoas que Jesus descreve no verso 21 aparentam estar confiantes quanto a salvação eterna, elas dizem “Senhor, Senhor …” numa clara demonstração que estavam entre os seguidores de Jesus. Elas agiam como os seguidores fiéis declarando o nome ‘Senhor’, provavelmente tinham vida ativa nos ministérios, eram bons contribuintes, assíduos nas reuniões, etc. embora fossem capazes de professar não obedeciam a vontade de Jesus.

No verso 22 Jesus afirma que na eternidade muitos irão dizer “Senhor, Senhor” pelo fato de terem realizado coisas em Seu nome, porém a salvação eterna não é assegurada por nossas palavras e ações atuais ou na eternidade, mas que pelo praticamos e dizemos acompanhados da nossa obediência.

II – AS PESSOAS QUE SERÃO REJEITADAS TAMBÉM PROFESSAM O NOME DE CRISTO

O apostolo Paulo ensinou que devemos confessar a Cristo com os lábios e crer de todo o coração, ou seja, a confissão deve vir acompanhada da fé gerada pela Palavra de Deus que nos conduz a obediência.

Todo cristão deveria declarar: Eu obedeço a Palavra de Deus porque creio nela de todo o meu coração, Salmos 119.11 – Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

A exortação de Jesus não se refere aos incrédulos e inimigos declarados da fé cristã, mas as pessoas que estão entre seus seguidores:

  • Tais pessoas demonstram grande respeito por Jesus ao chama-lo de ‘Senhor, Senhor’. Elas representam os simpatizantes da fé cristã, os falsos religiosos, os fingidos que tem aparência de piedade e todos aqueles que se dizem povo de Deus, mas são desobedientes à Palavra de Deus.
  • Tais pessoas demonstram fervor, elas não dizem simplesmente ‘Senhor’, mas ‘Senhor, Senhor’, dando a entender que eram pessoas entusiastas e avivadas. Certa vez ouvi de um pregador a seguinte frase: “Eu nunca vi um avivamento no meio do movimento, nunca vi um avivamento genuíno em eventos festivos, todas as experiências que eu tive com avivamento se deram através de lágrimas, choro e quebrantamentos… Devemos ter o cuidado para não sermos enganados pelos entusiastas da fé.
  • Tais pessoas confessam sua fé publicamente. Elas não têm vergonha em dizer que são cristãs em público, algumas profetizam e pregam em nome de Jesus. Elas são capazes de fazer grandes eventos e atrair multidões, dar entrevistas na mídia, postar selfies com personalidades, participar da política, ir as festas mundanas, tudo em nome de Jesus. O problema dessas pessoas não é com o que elas dizem, mas com o que fazem.
  • Tais pessoas demonstram ter uma fé sobrenatural. Além de profetizar e declarar a Cristo, elas realizam milagres e expulsam demônios com autoridade. Assim como os sacerdotes egípcios imitaram Moisés, eles imitam a verdadeira igreja de Cristo realizando coisas espantosas em seu nome. No juízo elas dirão que fizeram tudo em nome de Jesus e que lhe deram honras e glórias nos seus atos, mesmo assim serão rejeitadas por Jesus.
  • Tais pessoas fazem o que parece certo. Qualquer um de nós pode se enganar diante dessas pessoas pelo que dizem e fazem, mas Deus conhece o coração do ser humano e contempla as verdadeiras intenções e motivações por trás da aparente piedade e manifestação de poder. No juízo a nossa intimidade será revelada diante de Deus, os segredos e planos ocultos serão expostos sob o olhar divino.
  • Tais pessoas fazem aparentemente conforme determina a Bíblia. Elas cantam canções em nome de Cristo, vestem roupas ‘decentes’, usam apetrechos com o nome de Jesus, em seus lábios se declaram cristãos, mas não são capazes de renunciar ao pecado e combater o erro.

III – O QUE JESUS DISSE A RESPEITO DESSAS PESSOAS?

Jesus nunca escondeu dos seus ouvintes o seu posicionamento em relação as verdades bíblicas, ele é a Palavra de Deus. João 1.1 – No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.

Em nossos dias muitos cristãos estão se omitindo diante das questões que prejudicam a igreja porque não querem se comprometer, se mostram flexíveis e sem firmeza. Evitam temas polêmicos como sexualidade, política, caráter, doutrinas, etc., preferem a abstenção, vivem a religião cristã, mas não defendem a fé cristã.

Essas pessoas fazem tudo publicamente sem nenhum temor, elas aceitam o erro com naturalidade e ainda incita outros cristãos a fazerem o mesmo. Jesus Cristo irá tratar com elas de modo igual, no verso 22 diz que elas irão chegar e dizer para Jesus: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres! ”

Elas não imaginam o nível de justiça que há em Cristo, elas estavam acostumadas a enganar os outros com suas palavras, mas diante de Jesus a situação irá mudar, verso 23: Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!

O grau de importância dessas pessoas diante de Jesus é zero, embora tenham usado o nome de Jesus na terra, eles serão ignorados e tratados como desconhecidos. O pecado que separa o homem de Deus ofuscou a vida dessas pessoas aos olhos de Deus, suas maldades ocultas foram como nuvens escuras que impedem o brilho o sol.

  • Jesus rejeitou essas pessoas porque a fé que demonstravam era apenas verbal, moralmente eles estavam comprometidos com o pecado. Era uma fé superficial, nunca se submeteram verdadeiramente a senhorio de Cristo e sua vontade. Diante de Deus não basta falar em nome de Jesus ou imitar ser um cristão, é preciso demonstrar no coração a qual Senhor está se sujeitando.
  • Jesus rejeitou essas pessoas porque praticavam a iniquidade. Eles podiam afirmar que seguiam a Jesus, podiam fazer milagres e expulsar demônios em nome de Jesus, podiam promover grandes realizações em nome de Jesus, mas todas as vezes que o Espírito Santo tentou reinar sobre eles não houve aceitação. Apocalipse 3.20 – “Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos”.

Aos que se dizem cristãos, que declaram o nome de Jesus todos os dias, fica um alerta: Muitos de nós estão acostumados a vir à igreja, cantar, orar, falar e cumprir suas obrigações religiosas; em algumas igrejas as pessoas oram o Pai Nosso, repetem partes do sermão, aplaudem, dançam, atuam em vários ministérios da igreja, etc.

Tudo isso é muito bom, mas Jesus não se impressiona com as nossas palavras, com a nossa ortodoxia, com as nossas obras, com os milagres que realizamos. Tudo o que Ele quer é a nossa obediência, não basta dizer ‘eu creio, eu aceito, eu sou de Jesus’, nós precisamos provar para Deus o quanto estamos dispostos a tomar a cruz de cada dia e seguir a Jesus.

IV – SOBRE QUAL FUNDAMENTO VOCÊ ESTÁ EDIFICADO?

Jesus conclui o seu sermão nos versos 24 a 27, dizendo: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. 26 – Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Jesus compara as duas classes de seguidores:

  • Os que ouvem e não obedecem – Esses são imprudentes, fracos e inconstantes, não suportam as provações porque estão edificados sobre a areia, não possuem bom fundamento e são levados pelo engano.
  • Os que ouvem e obedecem – Esses são sábios e constroem a sua casa espiritual sobre a rocha, que é Jesus. A chuva, enchente e veto representam os obstáculos que terão que enfrentar ao longo da carreira da fé. Se estiverem em Jesus suportarão todas as intempéries e não serão derrotados.

Que o Senhor nos ajude a ser como o sábio que fez a sua casa na rocha, desse modo não seremos derrubados ou abalados, permaneceremos firmes até a volta de Cristo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s