Preparem os campos para a colheita


Oséias 10.12 – Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o SENHOR, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação. ”

É tempo de nos voltarmos para Deus, se quisermos experimentar a plenitude do Espírito em nós. Os cristãos necessitam de um reavivamento como ocorreu com os primeiros cristãos e os reformadores, o mundo a sua volta foi impactado pela presença da igreja.

Eu percebo que há no meio cristão muitos programas e estratégias de crescimento, mas tenho a impressão que está faltando alguma coisa. As pessoas se apresentam nas igrejas esperando os aplausos, muitos vão as igrejas na expectativa de serem revelados e ‘premiados’ com falsas promessas de conquistas materiais e nos relacionamentos.

Dificilmente eu vejo pessoas preocupadas em alcançar outras pessoas para o Reino de Deus, são poucos os cristãos que se preocupam com a volta de Cristo e em menor número aqueles que se dispõe a abrir mão de seus interesses em favor dos menos favorecidos. O que tenho visto com frequência nas igrejas são pessoas esperando receber beneficies de Deus sem oferecer-lhe algo em troca.

 

  1. PREPAREM OS CAMPOS PARA A LAVOURA

O desejo de Deus sempre foi abençoar as pessoas, é natural se aproximar de Deus esperando receber suas bênçãos, mas Deus deseja dar muito mais ao seu povo, por isso convida a todos para prepararem o campo para a lavoura de bênçãos. Pense numa grande plantação, agora imagine essa plantação transformada nas mais diversas bênçãos para serem colhidas.

Porém, uma boa colheita requer uma preparação minuciosa da terra. Por melhor que seja o terreno, a preparação assegura uma boa relação entre a semente e solo que gera boa colheita. Há situação onde o solo é rígido, seco, irregular ou composto de restos de outras plantações e se não houver a preparação adequada toda a colheita estará comprometida.

A palavra do Senhor para o seu povo exigia que se preparassem. Se até aquele momento os resultados obtidos não eram satisfatórios é porque o povo não estava fazendo o correto. Deus queria que o povo colhesse bênçãos, mas o verso 13 diz: “Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e comeram os frutos da mentira. – Vocês confiaram nos seus carros de guerra e no grande número dos seus soldados

A promessa de bênçãos exigia uma ação do povo e essa ação poderia gerar resultados bons ou ruins. Há pessoas que deixam de colher bons resultados da parte de Deus porque não querem passar pela fase da preparação. Eclesiastes 11.4: Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. ”

Há pessoas que por se acharem ‘filhos de Deus’ ficam indignadas quando veem outros prosperando, principalmente quando se comparam com os descrentes, acham que Deus tem a obrigação de abençoá-los na mesma medida, mas não fazem qualquer esforço para merecer. Jesus ensinou que as oportunidades na vida surgem para todas as pessoas independente de ser cristão. Mateus 5.45: “para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. ”

Se não houver preparação para grandes colheitas, o máximo que o cristão irá desfrutar, se permanecer fiel a Cristo, será a salvação na eternidade. Agora, se ele deseja desfrutar outros tipos de bênçãos que Deus pode oferecer o primeiro passo é preparar o seu campo para as colheitas. Embora bons objetivos façam parte do repertório divino de bênçãos, eles não estão presentes na experiência pessoal de muitos crentes.

  1. SEMEIEM A JUSTIÇA

O nosso Deus é justiça e requer do seu povo que sejam justos. Deus é imparcial no seu julgamento. Quando se ouviu falar dos pecados de Sodoma e Gomorra o Senhor disse para Abraão, Gn 18.20,21 – Aí o SENHOR disse a Abraão: – Há terríveis acusações contra Sodoma e Gomorra, e o pecado dos seus moradores é muito grave. 21 Preciso descer até lá para ver se as acusações que tenho ouvido são verdadeiras ou não.

A justiça é parte inerente da natureza de Deus, Provérbios 24.12 – Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer.

A justiça que Deus requer que seu povo semeie é a mesma que Ele representa, em todo momento e qualquer circunstância, Salmos 145.17 – O SENHOR é justo em todos os seus atos e fiel em tudo o que faz.

Algumas pessoas ludibriam outros para alcançar êxito, mas o povo de Deus deve lutar e defender sempre o que é justo. Trabalho com honestidade, responsabilidade e comprometimento, no serviço cristão e nos negócios seculares. Provérbios 29.2 – Quando os honestos (justo) governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama.

O pregador Thomas Watson (1620-1686) em um dos seus sermões afirmou, baseado nas Escrituras, que: A justiça de Deus é santa, é o padrão de justiça, natural do ser de Deus, perfeita, exata e definitiva. Essa é a justiça que Deus deseja que o seu povo semeie. Ela premia os justos, Salmos 58.11 – E as pessoas dirão: “De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo.”

  1. COLHAM AS BÊNÇÃOS QUE O AMOR PRODUZIRÁ.

Na versão bíblica NVI essa parte do verso diz: ‘colham o fruto da lealdade’. O amor de Deus e sua justiça são a mesma coisa. Muitas pessoas dizem aceitar que Deus é amor, mas fogem da sua justiça, não tem como separar essas duas características. Deus nos ama por causa da sua justiça; Deus é justo por causa do seu amor.

Algumas pessoas se mostram penitentes achando que Deus irá apiedar-se delas por causa das penitências, o choro do desesperado não move o coração de Deus se não houver sinceridade e arrependimento, a pobreza não move o coração de Deus para tornar a pessoa rica, se não houver justiça.

Quando Jesus chorou sobre Jerusalém ele declarou o seu propósito e amor por aquela cidade, mas ele não pode abençoá-la como queria porque o povo não o aceitou, Lucas 13.34,35 – Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! 35 Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: “Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!”

Muitas pessoas embora aceitem o amor de Deus não compreendem esse amor. Muitas pessoas ficarão perplexas ao passar a eternidade no inferno por acreditarem em um Deus amoroso que jamais condenaria alguém para o inferno. Essa é uma visão distorcida do amor de Deus.

As pessoas perguntam: Como pode um Deus amoroso mandar alguém para o inferno? A verdade é que Deus enviou o Seu filho ao inferno por nossos pecados (I Pd 3.19,20; Ap 1.18), para que eles fossem perdoados e assim pudéssemos desfrutar das bênçãos e comunhão com Deus. Aqueles que rejeitam a ira de Deus sobre o Seu filho terão de sofrer a punição por si. Os homens vão para o inferno não porque Deus deixou de amá-los, mas por terem rejeitado o amor de Deus.

As bênçãos que o amor de Deus nos oferece são incontáveis. Em Deuteronômio 28.1-6 o Senhor prometeu aos filhos de Israel inúmeras bênçãos condicionadas a obediência a Ele, essas bênçãos revelam o amor que Deus tem pelo seu povo:

  • 1 Moisés disse ao povo: – Se vocês derem atenção a tudo o que o SENHOR, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo. 2 Obedeçam ao SENHOR Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos: 3 – Deus os abençoará nas cidades e nos campos. 4- Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas. 5 – Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida. 6 – Deus os abençoará em tudo o que fizerem.

POIS JÁ É TEMPO DE VOCÊS SE VOLTAREM PARA MIM, O SENHOR,

Qual o melhor momento para desfrutarmos das bênçãos de Deus? Agora. O tempo é hoje, não podemos perder tempo.

O Senhor convida pessoas do mundo inteiro para que se voltem para Ele. Isaias 45.22 – “Povos do mundo inteiro, voltem para mim, e eu os salvarei, pois eu sou Deus, e não há nenhum outro. 25 Mas eu, o Senhor, darei a vitória ao meu povo, e eles me louvarão. ”

Hoje é o dia em que o Senhor escolheu para marcar um novo tempo na vida daqueles que estão preparando seus campos para a colheita, Salmos 118.24 – Este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e alegria! 25. Salva-nos, ó Senhor, salva-nos! Dá-nos prosperidade, ó Deus! ”

E EU FAREI CHOVER SOBRE VOCÊS A CHUVA DA SALVAÇÃO

Deus deseja abençoa duplamente o seu povo, nesta vida e na eternidade. Nós podemos desfrutar da sua justiça e colher os resultados que o amor de Deus produzirá se formos fieis a ele nessa vida. Joel 2.23-26: “Alegrem-se, moradores de Jerusalém, pois eu, o Senhor, o Deus de vocês, fiz grandes coisas. Eu lhes dei chuvas no tempo certo, as do outono e as da primavera, muita chuva, como no passado. 24 A colheita de trigo será boa, e haverá muito vinho e muito azeite. 25 Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as colheitas. 26 Vocês terão comida até não querer mais e louvarão o Senhor, seu Deus, que derramou tantas bênçãos sobre vocês. E o meu povo nunca mais será humilhado. 27 Vocês ficarão sabendo que eu estou com vocês; saberão que eu, o Senhor, sou o seu Deus e que não há nenhum outro Deus. E o meu povo nunca mais será humilhado.

Mas, há um prêmio maior para todos os fiéis, a vida eterna, I João 2.25 – E o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós foi isto: a vida eterna.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s