Tudo coopera para o teu bem!


Romanos 8.28-31: Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. 30 Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles. 31 Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!

Deus conhece cada um de nós melhor do que podemos imaginar e antes que fossemos gerados Ele estabeleceu propósitos acerca da nossa vida. Exemplos:

  • Jeremias 1.5 – Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações
  • Salmos 139.13-16, lemos: Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. 15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16 tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.

Algumas pessoas quando leem essas passagens concluem que o seu futuro já está determinado e que nada que façam irá mudar o seu destino ou alterar sua história de vida, mas não é isso que o apostolo Paulo está ensinando à igreja em Roma. Geralmente as pessoas quando leem a passagem de Romanos, se detém na primeira parte do verso 28 e aplicam-na para tudo na vida, exemplos:

  • A pessoa cometeu uma falta grave no trabalho e foi dispensada por justa causa. Ao buscar conselho ela ouve que “deve confiar em Deus, pois o inimigo se levantou contra ela porque Deus tem outra porta de emprego melhor”;
  • Um casal decide se separar por incompatibilidade e um deles ouve do seu conselheiro que “se Deus permitiu que vocês se separassem é porque Ele tem alguém melhor para você”;
  • Alguém se envolveu numa confusão motivada por atitudes egoístas que teve consequências graves e diz: “Deus me dará vitória sobre meus adversários porque tudo coopera para o meu bem”;

Para entender o que Paulo queria dizer podemos começar respondendo duas perguntas importantes:

  • Que tipo de coisas cooperam para o nosso bem?
  • Que tipo de pessoa se enquadra no verso 28?

Não estou dizendo que as pessoas não possam ser financeiramente ricas, mas existe uma revelação maior nesse verso a ser descoberta – a maior coisa que Deus deseja nos dar não se refere ao plano material, mas ao propósito de nos tornar semelhantes a seu filho.

Paulo diz que Deus chamou as pessoas de acordo com o seu plano, aqui ele está se referindo a redenção da humanidade. Na parábola da grande ceia Jesus afirmou que o dono da festa chamou aos bons e maus para a sua festa, um homem entrou sem ser convidado e foi expulso da casa (Mt 22.14) – E Jesus terminou, dizendo: – Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.

Ser chamado por Deus é apenas o primeiro passo para alguém desfrutar das bênçãos de Deus. Na parábola da Ceia (Mt 22.1-14) o primeiro grupo de convidados recusou o convite priorizando seus negócios, alguns agrediram e até mataram os emissários daquele Senhor. Esse grupo representa Israel que recusou o convite.

O segundo grupo convidado representa os gentios, nesse grupo tinham pessoas boas e más, os que aceitaram o convite se sujeitaram a tomar banho e trocar suas vestes, embora eles não fossem dignos, aquele Senhor deu a essas pessoas uma identidade de convidado de honra – a senha para estar na festa era estar limpo e vestido com as roupas especiais para a festa.

O dono da festa queria que todos os convidados tivessem a mesma semelhança. Há semelhança entre o texto de Romanos e o de Mateus, o apostolo Paulo descreve que o plano de Deus para aqueles que ele chamou é torna-los parecidos com o seu filho. Ao aceitar a Jesus como Senhor e Salvador nós fomos limpos dos pecados e revestidos com um novo manto de santidade ao Senhor.

Algumas situações que enfrentamos na vida, embora sejam sofríveis e dolorosas, têm por objetivo nos tornar semelhantes a Jesus. Ao compreender Romanos 8.28 nós seremos capazes de entender também o que Tiago quis dizer acerca do sofrimento (Tg 1.2-4) – Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!

Se alguém rejeita viver no padrão estabelecido por Deus, embora tenha sido chamado por Ele não irá desfrutar os benefícios que uma vida em comunhão com Deus produz. Em I Tessalonicenses 4.7 afirma que “Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele”.

Qual a mensagem principal de Romanos 8.28? Tornar cada cristão parecido com Jesus.

Algumas pessoas costumam orar a Deus rogando para que sejam como Jesus, eles dizem: “Faz de mim como Teu filho ó Deus; Senhor, quebra a minha vida, faça de mim um novo vaso; faz de mim a imagem do seu filho; etc.” Mas, quando Deus começa a trabalhar e remodelar a sua vida segundo a imagem de Cristo, a pessoa reclama que a prova está pesada e logo pensa em desistir da fé.

Se você deseja que todas as coisas cooperem para o teu bem, comece decidindo o que é mais importante na sua vida: Ser economicamente bem-sucedido pode cercá-lo de pessoas, mais isso não as torna seus amigos; enfrentar a cruz a seus algozes pode te levar ao sofrimento, mas revelará seus verdadeiros amigos. O processo para se tornar parecido com Jesus é difícil e pouco confortável, mas esse é propósito de Deus.

Em virtude das lutas que tens passado você perdeu saúde, dinheiro, amizades, relacionamentos, a sua vida não é como antes, você caiu no ostracismo social e profissional e sofreu muitas perdas na sua vida e provavelmente está tentando entender o porquê dessas coisas Permita-me dizer: Deus está tornando você mais parecido com Jesus.

Três revelações importantes que aprendi em Romanos 8.28

  • A primeira é que existe um processo divino de seleção entre aqueles que são chamados. O Senhor chama, escolhe e separa quem irá desfrutar das suas bênçãos, o processo é bem simples – aceitar e submeter-se a vontade divina permitindo que Deus o transforme segundo a imagem de Cristo. Se você está passando por alguma situação difícil em tua vida não desanime – Deus está moldando você para se tornar parecido com Jesus. Que grande privilégio!
  • A segunda é que todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus: Amar a Deus significa priorizá-lo acima de qualquer coisa. Quem ama a Deus sente o desejo de estar em comunhão com ele e deseja demonstrar esse amor através da oração, meditação na Palavra, evangelismo, do serviço cristão e contribuição à igreja.
  • A terceira é que quando amamos a Deus e andamos segundo o seu propósito, somos separados para uma vida triunfante, verso 31 – Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s