Para Deus nada é impossível


Jó 42.2 – Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido.

Lucas 1.37 – Porque para Deus nada é impossível.

A palavra impossível significa algo irrealizável que não temos capacidade para fazer, com base nos textos sagrados eu pretendo falar a três tipos de pessoas:

  • Aqueles que se assemelham a Jó no seu sofrimento, abandono, críticas e desventuras;
  • Aqueles que são sonhadores como José e acreditam que Deus lhes ajudará alcançar o impossível.
  • Para as pessoas de modo geral. Eu creio que a palavra de Deus sempre fala ao coração e mente daqueles que estão dispostos a ouvir.

O livro de Jó conta a sua história, depois dele travar uma intensa batalha que resultou na perda de familiares, amigos, bens materiais e passar por um processo de abandono e falsas acusações, Jó reconhece a soberania de Deus para resolver situações das quais nenhuma pessoa seria capaz e tem a sua sorte mudada.

Lucas registra o diálogo entre o anjo Gabriel e Maria, mãe de Jesus. Ao ouvir dizer que ficaria gravida ela questionar o anjo sobre a impossibilidade de isso acontecer; o anjo lhe respondeu que Isabel, sua prima, era de idade avançada e ficou grávida e o mesmo aconteceria com a jovem Maria mesmo sem ter conhecido um varão. A reação de Maria diante de uma palavra que recebeu sobre uma realização impossível declara a sua confiança em Deus (v. 38) – Maria respondeu: – Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.

A Bíblia registra muitas situações onde o impossível aconteceu. São livramentos de inimigos, conquistas de Nações, curas físicas, libertação de opressores, ressurreição de mortos, transformação pessoal, etc. O impossível aconteceu todas as vezes em que houve uma ação humana para clamar, buscar e reconhecer a soberania de Deus, a reação divina garantiu o impossível.

No Salmo 118.5-9,16, o salmista exalta o amor eterno de Deus sobre um momento difícil na sua vida em que clamou e o Senhor lhe respondeu. Em sua canção ele afirma que: 

  • Clamou ao Senhor e foi respondido5 Na minha aflição, eu clamei ao SENHOR; ele me respondeu e me livrou da angústia.
  • Deus estava com ele, por isso não tinha medo6 O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer?
  • Deus estava com ele e lhe ajudou derrotar seus inimigos7 O SENHOR está comigo; é ele quem me ajuda. Por isso, verei a derrota dos meus inimigos.
  • A sua confiança não estava nas pessoas, mas em Deus8 É melhor confiar no SENHOR, do que depender de seres humanos. 9 É melhor confiar no SENHOR do que depender de pessoas importantes.
  • O poder de Deus garantiu a sua vitória16 Com o seu poder ele fez grandes coisas. O poder do SENHOR nos deu a vitória.

Quando é que o impossível de Deus acontece?

Algumas pessoas a exemplo de Jó e outros personagens bíblicos passam por lutas, enfermidades e enfrentam desafios onde são derrotadas, elas clamam à Deus e não há respostas as suas orações. Por que isso acontece?

  • Os textos lidos inicialmente revelam uma verdade que muitos ignoram sobre o poder divino para realizar coisas impossíveis. Jó 42.2 – que nenhum dos teus planos pode ser impedido.

Quando Deus age em favor de alguém é fato que ninguém pode impedir que seus planos sejam estabelecidos. Porém, o impossível acontece não é porque alguém deseja que Deus faça algo e sim quando Deus decide fazer alguma coisa em favor de alguém. Se Deus quiser ele pode realizar coisas extraordinariamente impossíveis em seu favor, isso depende unicamente da vontade Dele. Não é você quem decide o que fazer, é Deus que faz o melhor por você!

Por que há pessoas decepcionadas com a fé? Porque elas simplesmente querem um Deus que lhes dê o que desejam sem antes submeter seus sonhos, projetos e idealizações à vontade de Deus. Deus conhece o seu futuro e sabe o que é melhor para você. Ninguém pode garantir que seus planos são os melhores, sem antes submetê-los ao Senhor.

Algumas pessoas desejam tanto experimentar o impossível em sua vida que acabam buscando nos conselheiros e profetas (videntes) soluções para o seu futuro. A Bíblia afirma que ninguém pode lhe dar essa garantia, Jeremias 29.8,11: Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, os estou avisando para que não se deixem enganar pelos profetas que vivem no meio de vocês nem por aqueles que dizem que podem adivinhar o futuro. Não deem atenção aos sonhos deles.  11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

Se você deseja um futuro melhor e ver coisas impossíveis acontecer em tua vida o primeiro passo é confiar e entregar seus planos e futuro para Deus, Provérbios 16.3 – Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.

  • Salmos 37.5 – Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.

 

Quando o impossível acontece na vida de alguém?

Quando Deus tem um propósito específico para executar através de alguém ou uma Nação não há poder humano ou espiritual que possa impedi-Lo.

Jó compreendeu que se a tua vida estiver inclusa no projeto divino para algo extraordinário, no tempo certo Deus irá realizar seus planos.

Eu entendo que o impossível acontece de duas maneiras quando nós entregamos à Deus:

1º – Quando sonhos divinos brotam no coração e mente de alguém para realizar coisas impossíveis. Algumas pessoas são escolhidas por Deus para missões específicas, no decorrer da vida passam por situações que contrariam a lógica como doenças, perdas e sofrimentos e superam tudo por causa do sonho que alimentam no coração, elas acreditam que o impossível pode acontecer.

  • José era um idealista, ao longo da vida enfrentou várias adversidades que fariam muitas pessoas fracas desistir. Ele continuou acreditando no seu sonho, mesmo quando se tornou escravo ou prisioneiro, o seu final foi simplesmente espetacular ao tornar-se regente do Egito e reconciliar com sua família que o desprezou no passado.
  • Daniel era um prisioneiro de guerra quando chegou à Babilônia, teve de enfrentar inimigos que invejavam a sua fé em Deus, no final ele superou todos os obstáculos e se tornou a segunda pessoa mais importante no reino da Babilônia e todos reconheceram a sua fé e poder do seu Deus.

2º – Quando nos submetemos a vontade de Deus e seus planos. I João 5.14Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve.

  • Jó passou por um processo doloroso de perda. De um dia para o outro ele perdeu sua família, bens, amigos e tornou-se um indigente. Seus amigos não puderem consolar ou ajudar-lhe, a única explicação que encontraram para o seu sofrimento é que ele deveria estar em pecado, até a mulher de Jó perjurou contra Deus. No final, Jó se submeteu e compreendeu a vontade de Deus e decidiu orar pelos seus amigos, como resultado das suas orações Deus lhe deu o dobro de tudo que havia perdido.

 

Deus deseja realizar o impossível na sua vida!

Nada é impossívelMuitas pessoas sonham coisas impossíveis em sua vida, embora nem sempre o que julgam impossível seja de fato irrealizável, as vezes é possível alcançar determinadas coisas através de esforço, dedicação e estudo. Porém, há uma coisa que nenhum poder humano é capaz de realizar – ‘garantir o privilégio de alguém experimentar o impossível nesta vida e no futuro a vida eterna’.

Certa vez um jovem rico foi falar com Jesus pois desejava alcançar a vida eterna. O moço fazia tudo certinho, obedecia a lei e era de boa conduta, mas o seu coração estava embriagado pelas riquezas terrenas e Jesus lhe pediu que abrisse mão das riquezas em favor dos pobres para receber a vida eterna. Lucas 18.26-30: Os que ouviram isso perguntaram: – Então, quem é que pode se salvar? 27 Jesus respondeu: – O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus. 28 Aí Pedro disse: – Veja! Nós deixamos a nossa família e seguimos o senhor. 29 Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa do Reino de Deus, deixar casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos 30 receberá ainda nesta vida muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna.

Deus deseja realizar sonhos impossíveis e mudar a história da tua vida, tudo que tens que fazer é entregar a Ele o teu coração e deixa-Lo guiar a sua vida pelo caminho melhor. Viver para Deus e fazer a Sua vontade significa mudar radicalmente a sua vida e deixar de lado a sua vontade para viver a vontade de Deus. Que tal mudar a sua vida a partir de hoje?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s