E vocês ‘serão as minhas testemunhas’


Atos 1.8 – Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Antes de iniciar suas dissertações João Calvino fazia a seguinte oração: Conceda o Senhor que nos ocupemos em contemplar os mistérios de sua sabedoria celestial com devoção realmente crescente, para glória sua e edificação nossa. Amém. Que o Senhor faça suas palavras as minhas palavras nesse dia e que possamos descobrir seus mistérios com profunda devoção, que sejamos edificados por essa palavra e que a glória de Deus seja reconhecida por todos!

Quando Jesus iniciou o seu ministério terreno ele atraiu milhares de pessoas que vinham de lugares distantes para ouvir suas mensagens e serem curadas. Na multidão havia pessoas pobres, desamparadas, injustiçadas, sonhadoras, doentes, etc. que viam em Jesus a esperança para uma mudança radical no sistema de governo da época. Essa ideia de revolução política e rompimento com o sistema de governo romano era o grande anseio daquele povo.

ALCANÇANDO O MUNDO A PARTIR DE JERUSALÉM

Embora Jesus ensinasse a todo o momento sobre um reino espiritual e celestial, as pessoas imaginavam que esse reino seria terreno. Jesus disse que enviaria sobre seus discípulos um poder descomunal tornando-os protagonistas na construção de um reino a partir de Jerusalém (local), que gradualmente se estenderia a todo o mundo (internacional).

A construção do reino espiritual de Cristo seria possível através do poder a ser derramado sobre os discípulos. A fonte desse não era um poder humano, mas divino. A palavra poder, em Atos 1.8, refere-se ao poder no sentido de autoridade, governo, habilidade e força. A conquista global para o reino de Cristo se dará através do poder do Espírito Santo.

O poder do Espírito Santo que Jesus prometeu enviar iria capacitar os discípulos para:

  • Agirem em prol do reino;
  • Romperem as barreiras culturais e religiosas;
  • Anunciarem o evangelho em todo o mundo a todos os povos;
  • Se preciso for tornar-se ‘mártir’ pela causa do reino de Cristo.

O que desejo compartilhar com vocês não diz respeito o poder que o Espírito Santo confere à igreja de Cristo, mas sobre a razão pela qual a igreja recebe esse poder espiritual e qual a sua finalidade. Jesus disse: “e SERÃO MINHAS TESTEMUNHAS”.

Testemunha na linguagem jurídica é alguém que viu, ouviu ou viveu alguma coisa e é chamada a depor, atestar a verdade de algum fato. Portanto, qual o papel de uma testemunha?

  • Falar sobre o que viu.
  • João 20.25: Então os outros discípulos disseram a Tomé: – Nós vimos o Senhor! Ele respondeu: – Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
  • Atos 7.56: Então disse: – Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé, ao lado direito de Deus.
  • Apocalipse 1.2: João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo.

 

  • Fala sobre o que ouviu.
  • I João 1.3: Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho.
  • João 4.42: Eles diziam à mulher: – Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo.
  • II Pedro 1.18: nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com o Senhor Jesus no monte sagrado.

  • Falar sobre o que viveu.
  • Atos 1.11: e disseram: – Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
  • I Timóteo 1.12: É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou.

O ESPÍRITO SANTO NOS DEU PODER PARA SERVIR COMO TESTEMUNHAS DE CRISTO.

Em todo e qualquer lugar somos testemunhas de Jesus, o apostolo declarou em I Coríntios 4.9b que: “Somos como as pessoas condenadas a morrer em público, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para os seres humanos. ”

DE CEM HOMENS, UM LERÁ A BÍBLIA; 99 LERÃO O CRISTÃO. Dwight L. Moody

O mundo natural te vê como testemunha de Cristo?

  • Atos 11.24-26: Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muitos se converteram ao Senhor. 25 Depois Barnabé foi até a cidade de Tarso a fim de buscar Saulo. 26 Quando o encontrou, ele o levou para Antioquia. Eles se reuniram durante um ano com a gente daquela igreja e ensinaram muitas pessoas. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos.

 

O mundo espiritual te vê como testemunha de Cristo?

  • Atos 19.13-16: Alguns judeus que andavam de um lugar para outro, expulsando espíritos maus, quiseram usar também o nome do Senhor Jesus para expulsar os espíritos maus, dizendo a eles: – Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam! 14 Os homens que faziam isso eram os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era Grande Sacerdote. 15 Mas certa vez um espírito mau disse a eles: – Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são? 16 Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas.

Exemplos positivos de uma testemunha de Cristo: frutos do espírito; comunhão com a igreja; ambiente familiar harmonioso; boas palavras; atitudes positivas em relação à fé cristã; alegria em servir à Deus e a igreja.

Exemplos negativos de alguém que se diz testemunha de Cristo: confusões na família; ódio mortal às pessoas; rebeldia contra todas as formas de governo constituídos por Deus; evangelho de fachada; padrão moral e egocentrismo que causam tristezas ao Espírito Santo; o reino de Deus ocupa lugar secundário no coração; falta de fé e amor.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s