Atravesse o rio para conquistar a terra


Depois que Moisés, servo do SENHOR, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num: 2 – O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês Josué 1.1-11

Josué representa a geração de pessoas entusiastas, sonhadoras, desbravadoras que acreditam nas promessas de Deus. Em sua trajetória até a sucessão de Moisés ele enfrentou inúmeros desafios entre os quais a descrença de um povo desconfiado que preferiu o deserto do que avançar para a terra prometida. Mesmo diante de tantas adversidades, Josué nunca desistiu e continuou próximo a tenda de Moisés aprendendo para ser o futuro líder de Israel, Êxodo 33.11: O SENHOR Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.

No capítulo 1 de Josué por quatro vezes o Senhor lhe diz “seja forte e corajoso”, o que nos leva a pensar que Josué tinha um certo medo em relação ao que Deus lhe ordenara e se sentia inferiorizado diante da sua chamada para comparando-a com experiência e força de outros homens das tribos de Israel, no verso 2 o Senhor lhe fala sobre a chamada de Josué ao dizer-lhe “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês.”

A tarefa de Josué era mui grande, ele precisava desenvolver a sua coragem e confiança em Deus. Josué teria que:

 

ELIMINAR QUALQUER DÚVIDA

A dúvida e insegurança poderiam destruir Josué e o povo. O avanço através do rio Jordão era uma viagem só de ida e qualquer ação errada resultaria em fracasso. Deus tem prazer em surpreender o seu povo instruindo-o para seguir por caminhos difíceis que conduzem a grandes conquistas.

A dúvida resulta na falta de fé que é um pecado mortal, quando isso ocorre os milagres não aconteçam e a pessoa pode até perder sua salvação.

  • Mateus 13.58, em Nazaré Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.
  • Efésios 2.8 – Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.

SITUAÇÕES QUE PODEM LEVAR ALGUÉM A DUVIDAR?

  • Comparar-se com outras pessoas. Deus não te fez para ser uma cópia de alguém, mas para ser você mesmo, os que se comparam são considerados tolos, conforme II Coríntios 10.12 – É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.

Quando você se compara com alguém podem ocorrer duas coisas:

1º – Você fica desencorajado quando percebe que o outro é melhor;

2º – Você se torna arrogante ao perceber que é melhor do que o outro.

Deus falou para Josué no verso dois: “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês.” 

  • Fracassos do passado.

Há pessoas que duvidam que Deus queira usá-las porque estão presas a falhas que cometeram no passado. Lembre-se: vários líderes usados por Deus que constam na Bíblia tiveram um passado repleto de falhas. Moisés cometeu assassinato; Davi foi assassino e adúltero; Abraão entregou a sua esposa a outros homens por duas vezes; Jacó enganou o próprio pai para tomar o direito de herança do seu irmão; Paulo era um assassino fundamentalista; Pedro era mentiroso e inconstante; Elias foi covarde diante das ameaças de Jezabel; Jonas desejou a destruição de uma Cidade; etc. Nenhum desses homens era perfeito, todos tinham as suas falhas e mesmo assim o Senhor os amou e os escolheu para grandes realizações. Não podemos entender os desígnios de Deus, ele age como quer.

Para Josué escrever o seu nome na história de Israel ele precisava confiar em Deus. Não há uma pessoa diante de Deus que possa se julgar perfeita. Todos nós pecamos e fomos agraciados com o perdão divino para servir a Deus nessa vida segundo a Sua vontade. Deus usa quem Ele quer à sua maneira, o que conta é o seu ponto de partida a partir do momento que aceitar obedecer a voz Deus.

NÃO ESQUECER AS PROMESSAS DE DEUS

O livro de Josué poderia ser chamado de ‘O livro das promessas’. Desde o início do livro até o seu fim temos inúmeras promessas de Deus para o seu povo, vamos falar sobre três que constam nos versos que lemos:

A primeira fala sobre vitória nas adversidades. Verso 5 – Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Quando Deus está no controle ele prepara as provisões na hora certa. Tudo foi criado por Deus, o universo se fez do nada; a nação de Israel foi constituída a partir de um casal; a igreja surgiu a partir de um grupo de pessoas escolhidas por Jesus.

A ADI Ministério Independência com Cristo é um milagre de Deus, alguns anos atrás a maioria de vocês não se conheciam e sequer imaginava um dia congregar na mesma igreja; mesmo tendo despesa maior que sua receita, a ADI tem sido honrado por Deus com provisão, pois assim como ele prometeu que estaria com Josué, o mesmo foi dito para nós nas palavras de Jesus – eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. ” (Mt 28.20b)

A segunda promessa fala do sucesso. Versos 7,8 – Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso

Por duas vezes o Senhor prometeu a Josué que ele teria sucesso. O projeto de Deus para Josué era um projeto de sucesso, pois Deus não patrocina o fracasso. A igreja de Cristo é vitoriosa porque caminha sob as promessas e proteção de Deus e nem mesmo as portas do inferno tem poder sobre a igreja, Mt 16.18.

A terceira promessa fala da Presença de Deus em todo momento. Verso 9 – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” O hino 515 da Harpa Cristã fala sobre confiar na presença de Deus – Se Cristo comigo vai, eu irei; E não temerei, com gozo irei; comigo vai; É grato servir a Jesus, levar a cruz; Se Cristo comigo vai, eu irei.

DEPENDER UNICAMENTE DE DEUS

No verso 5 o Senhor disse a Josué – Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei.

Que coisa maravilhosa, Deus realizou milagres extraordinários através de Moisés e prometeu fazer o mesmo com Josué. Não havia o que temer, Deus estaria com ele em todo o momento para garantir o seu sucesso e a conquista da terra prometida, Josué só precisava entregar o comando da sua vida ao Senhor e deixa-Lo agir.

Jesus prometeu que estaria conosco e que faríamos obras extraordinárias ainda maiores do que os seus discípulos presenciaram, João 14.12 – Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Nós podemos realizar coisas inimagináveis quando Deus está no controle. Provérbios 3.5-6: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

TOMAR UMA DECISÃO PELA FÉ

JosuéDeus falou para Josué e lhe assegurou que não o deixaria só, agora a decisão de aceitar e obedecer a palavra de Deus cabia a Josué. Do mesmo modo que Deus abriu o Mar Vermelho e conduziu o povo em segurança, Ele iria guardar Josué e o povo durante a travessia do rio Jordão. Porém, o milagre agora seria mais desafiador do que o primeiro: no Mar Vermelho o Senhor primeiro abriu o mar para o povo atravessar; no Rio Jordão o povo deveria pisar primeiro na água para que o rio secasse.

As passagens do Mar Vermelho e do Rio Jordão mostram a diferença entre geração de Moisés que precisou ver para crer e a geração de Josué que creu para ver. Versos 9,10: Então Josué ordenou aos líderes israelitas: 11 – Vão pelo meio do acampamento, dando esta ordem ao povo: “Arranjem comida porque daqui a três dias vocês vão atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, lhes dará.”

Josué estava decidido, ele creu nas promessas de Deus e se submeteu a vontade divina sem restrições.

O que Deus requer da sua igreja nesses dias? Que creiamos no seu poder para nos usar de modo extraordinário como fez através de Josué. Muitas pessoas acreditam que Deus possa fazer coisas impossíveis, mas não creem o suficiente para permitir que Deus assuma o controle de suas vidas. Eu posso acreditar que determinado médico é um ótimo cirurgião, mas preciso crer na sua habilidade em operar para me submeter a uma cirurgia feita por ele.

Concluindo esse sermão eu lhe pergunto:

  • Você crê que Deus possa usar a tua vida para coisas grandes?
  • Você está pronto para agir?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s