A nova geração de profetas


Eliseu representa a geração que Deus está levantando para continuar o legado profético na Igreja de Cristo, quando seus líderes forem chamados para o repouso eterno. O seu ministério alcançou Nações, governos e povos e se perpetuou até os nossos dias. Eliseu realizou o dobro de milagres atribuídos ao seu antecessor, assim também será com a nova geração de profetas – ‘eles farão muitas vezes mais do que seus líderes atuais’.

Quando eu estava meditando em I Reis 19.16b, 19-21 me veio a seguinte palavra ao coração: “Muitos líderes estão cansados e desanimados como Elias e outros se considerando os únicos profetas entre o povo de Deus. Mas, Deus irá levantar uma nova geração de profetas, eles realizarão mais milagres, maravilhas e alcançarão mais povos e Nações do que seus líderes atuais, o nome de Deus será tremendamente engradecido através de suas vidas, os governos na terra saberão que Deus é o único e verdadeiro Senhor através do ministério da nova geração de profetas – a geração de Eliseu”.

O chamado de Eliseu começa no seu nascimento. Naquela época os pais davam aos filhos nomes com significados relacionados à família, a natureza, a profissão e a crença. Eliseu recebeu um nome que significa “O Senhor é Deus”. Sempre que alguém pronunciava o nome Eliseu, a pessoa estava declarando que “O Senhor é Deus”.

  • Infelizmente em nossos dias muitos pais homenageiam seus filhos com nomes sem significado e às vezes dão nomes que fazem apologia a coisas ilícitas, personalidades ou divindades malignas.
  • Eu estava lendo na internet alguns exemplos de nomes esquisitos, para exemplificar cito alguns: Maria Tributina Prostituta Cataerva; Maria Privada de Jesus; Inocêncio Coitadinho; Antônio Morrendo das Dores; Colapso Cardíaco da Silva; Defuntina De Souza Cruz; Necrotério Pereira Da Silva; Safada Da Sogra Vitorina; Rolando Escadabaixo; Batman (homenagem a Drácula – Demônio).

Eliseu se tornou um jovem forte, sábio, ousado, de voz possante e personalidade marcante. A Bíblia narra a sua história a partir do seu chamado, quando o profeta Elias recebe ordem de Deus para ungi-lo profeta, até então ele é um personagem desconhecido que trabalhava arando a terra com uma junta de bois, o profeta Elias por ordem de Deus passou por Eliseu e colocou a sua capa sobre seu ombro sem lhe dizer uma única palavra. O ato profético de Elias impactou a vida de Eliseu, ele saiu correndo atrás do profeta e lhe pediu para se despedir da família e depois segui-lo.

Essa passagem é muito profunda do ponto de vista espiritual, o profeta Elias não disse qualquer palavra, apenas lançou a capa sobre o ombro de Eliseu. Eu penso que Eliseu já vivia na expectativa de ser chamado por Deus em algum momento, o seu chamado não precisou de palavras, um gesto foi suficiente para fazê-lo entender que o seu momento era chegado.

Elias tinha uma escola de profetas que segundo os historiadores tinha mais de dois mil homens, mas nenhum deles foi escolhido, o Senhor escolheu Eliseu, o desconhecido arador de terra e cuidador de bois. A sucessão de Elias não era uma tarefa fácil, ele é tido como um dos personagens mais respeitado na história de Israel ao lado de Moisés até os dias atuais. Os mistérios de Deus não podem ser explicados de forma natural, Deus não levou em conta as habilidades, o tempo de treinamento, as experiências, a amizade de Elias com seus alunos, Deus simplesmente preferiu Eliseu.

Embora a Bíblia não relate sobre o passado de Eliseu eu entendo que Deus o observava e viu nele aquilo que as pessoas não eram capazes de enxergar, Deus viu o que estava no coração no Eliseu, em I Samuel 16.7 o Senhor disse a Samuel: Mas o SENHOR disse: – Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.

Como ficaram os alunos de Elias ao serem preteridos por Eliseu? Eu penso que alguns tiveram a mesma reação que vemos nas igrejas atuais quando pessoas desconhecidas ou com pouca experiência são escolhidas para determinados ministérios, sempre surge aquele que se julga mais experiente por seu tempo de fé perguntando – Por que não eu?

  1. Notem que Eliseu não foi alçado ao posto de sucessor de Elias imediatamente após seu chamado, houve um período de preparação onde ele andou com Elias e se preparou para a sucessão. Há pessoas que recebem uma profecia dizendo que Deus irá fazer ‘algo em sua vida’ e já se tornam rebeldes, saem da sua posição e agem como Absalão, não sabem esperar o seu momento e acabam perdendo a oportunidade.
  2. Eliseu esperou o seu tempo, não se apartou de Elias e permaneceu atento para não perder a oportunidade. Quando Elias partiu, ele estava pronto para sucedê-lo e teve o reconhecido do colegiado de profetas – ele não se fez profeta, ele foi reconhecido e atestado como profeta por um colegiado, II Reis 2.13-15: Depois pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali. 14 Então bateu na água com a capa de Elias e disse: – Onde está o SENHOR, o Deus de Elias? Aí bateu de novo na água, e ela se abriu, e ele passou para o outro lado. 15 Os cinqüenta profetas de Jericó viram isso e disseram:O poder de Elias está com Eliseu! Então foram encontrar-se com ele, ajoelharam-se diante dele.

O QUE DEUS VIU EM ELISEU?

Em primeiro lugar Deus viu um homem zeloso e comprometido que sabia manusear bem a sua espada, I Reis 19.17: As pessoas que não forem mortas por Hazael serão mortas por Jeú, e todos os que escaparem de Jeú serão mortos por Eliseu. Há pessoas que pretendem ser usadas por Deus, mas não sabem manusear bem a espada do espírito que é a Palavra de Deus (Ef 6.17). Deus procura por pessoas que tenham interesse em manusear bem a sua palavra, II Timóteo 2.15 – Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.

 

Em segundo lugar Deus viu em Eliseu um homem que se ocupava com o trabalho. I Reis 19.19ª – 19 Elias saiu e encontrou Eliseu, que estava arando a terra. Na frente dele iam doze pares de bois, e ele estava arando com o último par.” Deus não tem compromisso com preguiçosos e desocupados, enquanto os alunos de Elias descansavam Eliseu trabalhava arduamente sob o sol. Tem pessoas que desejam ter um ministério de projeção na igreja, mas não são capazes de servir nas pequenas tarefas, de repente aparece um desconhecido e logo está liderando porque Deus não tem compromisso com quem não trabalha.

Eliseu não ficou esperando que as pessoas lhe dessem dinheiro para o seu sustento, ele trabalhava. No fundo ele sabia que Deus haveria de tirá-lo de trás das juntas de bois, ele soube esperar o momento e quando Elias jogou a capa ele entendeu que a sua hora era chegada.

 

Em terceiro lugar Deus viu um homem desapegado das coisas materiais. I Reis 19.20a – “Então Eliseu largou os seus bois, correu atrás de Elias”. Ele demonstrou total desapego das coisas materiais, bem diferente do jovem rico de Mateus 19.22 que se retirou triste quando Jesus lhe disse para entregar os seus bens aos pobres.

Infelizmente, em nosso tempo há muitas pessoas que poderiam ser tremendamente usadas por Deus e não são porque estão apegadas as coisas materiais, Eliseu deixou a sua junta de bois para suceder ao profeta Elias e por isso recebeu provisão de Deus em toda a sua vida: Ele teve a sua escola de profetas, casa e foi honrado pelas autoridades governamentais e por Deus. Para aquele que confia em Deus a Bíblia declara que Deus supre suas necessidades (Fp 2.19). Em Marcos 10.28-30 Pedro perguntou para Jesus qual seria a recompensa para aqueles que deixam tudo para segui-lo, Jesus respondeu (30): – receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna.

 

Em quarto lugar Deus viu em Eliseu um filho honrado, que respeitava as autoridades. I Reis 19.20b – Deixe que eu vá beijar o meu pai e a minha mãe e depois eu irei com você. Elias respondeu: – Está bem. Pode ir. Eu não estou impedindo

Com certeza essas palavras moveram o coração de Elias, ele estava diante de um homem que sabia o valor da sua família e que honrava os pais (Ex. 20.12). Eliseu pediu para Elias ir se despedir dos pais, infelizmente em nossos dias é comum às pessoas fazerem primeiro e perguntar depois. Se você deseja ser um profeta usado por Deus aprenda honrar seus pais, Eliseu sabia reconhecer e respeitar as autoridades que estavam acima dele. Filhos que desconhecem o conceito de autoridade e não honram seus pais não são dignos de se tornarem líderes no reino de Deus ou em qualquer outra área.

Vivemos um tempo em que as pessoas não respeitam as autoridades, alguns se desviam ou trocam de igreja para não ter que se submeter a autoridade, há filhos que saem de casa porque não querem respeitar seus pais. Eliseu conhecia o seu chamado, mas primeiro pediu autorização para Elias e depois foi a sua casa ‘pedir a benção dos pais’ antes de seguir viagem.

 

Em quinto lugar Deus viu a generosidade de Eliseu, I Reis 19.21a – Aí Eliseu deixou Elias e foi até o lugar onde estavam os dois bois e matou-os. Então fez fogo com a madeira da canga e cozinhou a carne. Depois deu a carne ao povo, e eles comeram.

O que Eliseu fez pode ser comparado ao trabalhador que sai do emprego e recebe uma indenização trabalhista, depois pega todo o dinheiro e faz uma festa beneficente para os amigos. Eliseu matou os bois que usava para o trabalho, ateou fogo na madeira da canga e fez um belo almoço para todo o povo – que belo exemplo de generosidade, ele ofertou tudo que tinha para servir a sua família e ao povo. Qual a diferença entre Eliseu e o jovem rico?

  1. Eliseu por iniciativa própria decidiu pegar tudo o que tinha e dar ao povo; o jovem rico se retirou triste porque Jesus lhe pediu para dar tudo o que tinha aos pobres.
  2. Algumas pessoas por iniciativa própria ofertam ao Senhor tudo o que tem; outras pessoas mesmo ouvindo os apelos e a voz do Espírito de Deus pedindo para contribuir não o fazem e preferem trocar de igreja quando o pastor ensina sobre dízimos e ofertas.

 

Em sexto lugar Deus viu em Eliseu uma pessoa decidida. I Reis 19.21b – Então saiu, e foi com Elias, e ficou trabalhando como seu ajudante. Na versão ACF diz: então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. Eliseu tomou três decisões importantes que marcaram a sua vida:

  1. A primeira decisão – ele ‘se levantou’. Não tem como servir no reino de Deus se você estiver deitado ou sentado olhando o tempo. Estar em pé significa ter uma posição firme, o Senhor disse ao profeta Ezequiel (2.1) – Quando vi isso, caí e encostei o rosto no chão. Então ouvi uma voz que dizia: – Homem mortal, fique de pé. Eu quero falar com você.
  2. A segunda decisão – ele ‘seguiu a Elias’. Não há como seguir a Jesus permanecendo parado. Algumas pessoas dizem – ‘Senhor eu estou pronto para te seguir’, outros cantam ‘seguirei ao meu bom Mestre’ (CC 308), mas não agem, não saem do lugar, o tempo passa e nada acontece porque estão parados, ouçam a voz de Deus para Elias (I Reis 19.7 ACF) – E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
  3. A terceira decisão – Eliseu ‘servia a Elias’. Certa vez li numa unidade de Bombeiros de São Paulo a seguinte frase: Quem não vive para servir, não serve para viver. Eliseu era um bom servo, colaborador e ajudou fielmente a Elias em seu ministério. Há pessoas que gostam de cantar o hino 147 da Harpa Cristã que diz “Sim, ó meu Senhor; quero seguir-Te, ó Deus de amor. Sempre Te servindo, e também dando a Ti louvor”, mas quando são convidados para fazer algum serviço na igreja sempre arrumam desculpas porque não gostam de servir, outros traem a confiança dos seus líderes por coisas banais e são reprovados.

Elias pensou que estava só e que não teria um sucessor, mas o Senhor confortou o seu coração indicando Eliseu como seu substituto. Eu vejo muitos líderes preocupados com a sua sucessão, faltam pessoas com o espírito de Eliseu que estejam dispostas a aprender, caminhar juntas e esperar o seu tempo, tem pessoas que se precipitam e saem como loucos fazendo as coisas erroneamente porque não querem se submeter ao tempo de aprendizado. Faltam bons sucessores para continuar a missão da igreja, o Espírito de Deus está clamando em nossos dias:

  • Onde está a geração de Eliseu que irá suceder os líderes atuais?
  • Onde está à geração que irá se levantar, seguir seus líderes e servir ao Reino de Deus?

Não importa a sua idade, se você é velho, jovem, casado ou solteiro. Se você crer no seu chamado poderá fazer muito mais que seus líderes atuais. Siga o exemplo de Eliseu:

  1. Tenha zelo, seja comprometido e eficiente no que faz;
  2. Trabalhe sempre, Deus não chama os preguiçosos;
  3. As coisas materiais não podem ocupar o trono em sua vida – Cristo é o centro;
  4. Honre aos teus pais e sujeita-te as autoridades;
  5. Seja uma pessoa generosa;
  6. Não tenha medo de tomar uma decisão: Levante, siga sua vocação e aprenda servir para ser servido.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s