Oração de um aflito


O Salmo 61 relata clamor de um homem entrincheirado pelas adversidades na caverna do desânimo, que depende da proteção, amor e fidelidade de Deus para que volte a louvar e ser fiel ao Senhor como havia prometido. Não temos como precisar o momento histórico em que esse Salmo foi escrito ou o seu autor, embora os estudiosos creditem a Davi a sua autoria.

Os seus versos dão a entender que o salmista estava em um momento de profunda aflição e desespero, impedido de ir ao Templo e perseguido por inimigos que queriam usurpar o seu trono. Em meio ao desespero ele demonstra esperança e percebe o quanto é valioso diante de Deus. Por maiores que sejam as lutas enfrentadas pelo servo de Deus, a sua força interior foi capaz de fazê-lo saltar em direção as promessas de Deus para a sua vida.

No verso 2b ele diz: Põe-me em segurança numa rocha bem alta. Ele estava à procura de um abrigo, um lugar seguro onde pudesse descansar e recuperar suas forças. Distante do seu lar o desânimo poderia derrota-lo e a única saída para não ser consumido pelos inimigos era estar em um lugar seguro.

Quando a pessoa está no dia de angústia é difícil encontrar um lugar seguro, os amigos desaparecem, ela se torna vulnerável e exposta aos perigos, não existe alegria verdadeira. Qualquer pessoa está sujeita ao dia da angústia e quando isso ocorre a sua atitude irá definir que resultados irá colher.

  1. COMO VOCÊ REAGE QUANDO ESTÁ DIANTE DE OBSTÁCULOS?

Os obstáculos surgem inesperadamente e de diversas maneiras, exemplo: crises familiares com filhos ou cônjuge, perda de emprego ou endividamento inesperado, segredos familiares ocultos revelados, etc. Quando você é exposto numa dessas situações o que mais deseja é um abrigo seguro que pode ser um lugar, uma pessoa, um recurso, uma solução milagrosa.

Davi é um exemplo de alguém que encontrou em Deus o seu lugar seguro, Salmos 31.1-3: Ó SENHOR Deus, em ti eu busco proteção; livra-me da vergonha de ser derrotado. Tu és justo; eu te peço que me ajudes. 2 Ouve-me e salva-me agora. Peço que sejas uma rocha de abrigo, uma defesa para me salvar. 3 Tu és a minha rocha e a minha fortaleza; guia-me e orienta-me como prometeste.

No Salmo 31 o salmista apresenta três razões porque nós precisamos de um lugar seguro:

  • Vivemos uma vida angustiada e a tristeza nos rodeia. Versos 9,10a – Ó SENHOR Deus, tem compaixão de mim, pois estou aflito! Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma. 10 A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida
  • Somos pecadores e as aflições tendem a nos enfraquecer. Verso 10b – Estou fraco por causa das minhas aflições; até os meus ossos estão se gastando. Essa declaração, embora pareça vergonhosa, mostra a integridade do salmista ao reconhecer que a sua fraqueza era causada pelas suas aflições.
  • Quando estamos cercados em aflição somos incompreendidos, versos 11-13: Os meus inimigos zombam de mim, e os meus vizinhos também caçoam. Os meus conhecidos têm medo de mim e fogem quando me vêem na rua. 12 Todos esqueceram de mim, como se eu tivesse morrido; sou como uma coisa que foi jogada fora. 13 Ouço muitos inimigos cochichando; há gente me ameaçando de todos os lados. Eles fazem planos contra mim, procurando um jeito de me matar.

A pessoa angustiada e aflita é como uma presa sangrando nas garras do seu algoz. As murmurações, as suposições do que dizem sobre você, os olhares críticos são feridas que precisam ser curadas com urgência. Tudo o que o angustiado precisa é de um lugar seguro para se esconder e curar suas feridas. O salmista encontrou em Deus o seu lugar seguro, salmos 31.14,15: Porém a minha confiança está em ti, ó SENHOR; tu és o meu Deus. 15 Tu estás sempre cuidando de mim. Salva-me dos meus inimigos, daqueles que me perseguem.

  1. NÃO SE ESQUEÇA – VOCÊ É UMA PESSOA IMPORTANTE PARA DEUS

Salmo 61.5 o salmista declara que Deus ouviu os seus votos quando estava em aflição e lhe respondeu derramando bençãos. Pense na criação de Deus e você verá que é único, não existe outra pessoa igual a você, quando Deus te criou no ventre de sua mãe ele quebrou a molde para que não houvesse outro como você – isso é maravilhoso. Mesmo havendo bilhões de pessoas na terra, você é único diante de Deus e ele ouve as suas orações e responde derramando bençãos sobre a tua vida. A criação na perspectiva de Davi:

  • Salmos 139.13-16: Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. 15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16 tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.

Se você está aflito ou angustiado diante das lutas que enfrenta, lembre-se: Deus está pessoalmente envolvido em cada detalhe da sua vida, Ele olha para você e diz: Eu Sou o Teu Deus, não temas, Eu estou contigo, Eu conheço cada detalhes da sua vida e escrevi uma história linda para você viver.

Algumas pessoas associam o ser importante ao fato de ter seu nome projetado na mídia, etc. Deus não vê as coisas desse modo, há muitos heróis silenciosos atuando no oculto, eles não são conhecidos ou sequer mencionados nos grandes eventos, mas serão lembradas no céu por Deus que não esquece das suas obras. Uma boa parcela da história da igreja está associada aos desconhecidos, homens e mulheres, que oram, jejuam, ofertam, trabalham, evangelizam, discipulam e faz a obra de Deus acontecer sem serem reconhecidos publicamente. Tem muitos líderes achando que são bons porque lotam seus templos, mas tire os trabalhadores desconhecidos desses templos e sobrará pouca gente.

Eu sou grato a Deus por esses heróis desconhecidos que escrevem a história da igreja com o seu suor, lagrimas e sangue, porque amam a Deus e sabem da sua importância no corpo de Cristo, I Co 12.22,24: O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias, 24 que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas.

  1. NÃO FIQUE DESESPERADO, PEÇA SOCORRO.

Salmo 61.2a – No meu desespero, longe do meu lar, eu te chamo pedindo ajuda. Seja inteligente, não tente lutar sozinho, admita suas necessidades. O salmista quando se viu sozinho, lembrou-se de Deus. As vezes a ajuda vem de modo natural quando reconhecemos as nossas necessidades e pedimos socorro, como diz um velho ditado: Não é possivel assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Então se a situação apertar em tua vida, grite por socorro!

  1. RENOVE AS SUAS FORÇAS E NÃO PULE DO BARCO, VOCÊ PODE MORRER AFOGADO.

Salmo 61.4 – 4 Eu te peço que me deixes viver no teu Templo toda a minha vida, para ficar protegido debaixo das tuas asas. Já ouvi muitas pessoas que abandonaram a igreja dizer que pararam porque estavam cansadas, cheias de lutas e problemas, então preferiram sair e dar um tempo. Eu entendo que a fadiga espiritual pode levar alguém a querer desistir, isso é compreensível mas não é seguro, fora da igreja você estará desprotegido, não haverá intercessores orando por você, não haverá palavras de ânimo, não se ouvirá as canções alegres que alegram a tua alma.

Qualquer pessoa pode sentir-se cansada por inúmeras razões: estudos, trabalho em excesso, compromissos, críticas, perseguições, etc. O cansaço é um inimigo que estrangula o homem interior e sufoca a sua esperança nas promessas de Deus, ele destroi a motivação, o ânimo, o otimismo e o encorajamento.

Para aqueles que estão cansados, veja o que diz o profeta Isaias 50.4,10: O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer. 10 Escutem, vocês que temem o SENHOR e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus. Jesus é o alívio para o cansado, Mateus 11.28: – Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.

  1. SE O BARCO AMEAÇAR AFUNDAR, COMECE A ORAR

Certa ocasião, os discipulos de Jesus viveram uma situação desesperadora. Eles estavam no barco com Jesus quando uma tempestade veio sobre eles e as ondas começaram a agitar e cobrir o barco, todos ficaram desesperados e quando perceberam o perigo correram até Jesus clamando por socorro, foi algo instintivo e natural, eles disseram, Mateus 8.25b – Socorro, Senhor! Nós vamos morrer!

Quando o salmista se viu em aflição fez a mesma coisa, ele clamou ao Senhor e declarou a razão porque buscou ao Senhor (Sl 61.3) – pois tu és o meu protetor, o meu forte defensor contra os meus inimigos.

As pessoas podem esconder seus conflitos, negar suas lutas ou tentar superá-las, mas tem momentos na vida em que a aflição se torna um gigante e o desespero toma conta da sua vida, nessa hora a única coisa que você pode fazer é orar. Quando a luta vem não se desespere, busque em Deus uma saída.

Nenhuma luta será grande o suficiente para te esmagar, nenhuma crise irá te destruir se confiares em Deus. Ele está contigo para te assegurar a vitória. Concluo essa mensagem com as palavras que Deus disse a Jacó,  válida para você também, Gn 28.15: Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s